Cristiane Lazzarotto-Volcão: Aspectos suprassegmentais na aquisição da fonologia do português brasileiro: um estudo sobre o “r fraco”
CLUL Seminars
seminarioclul
-
Local
Sala B112.B da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

A próxima sessão do Seminário CLUL decorrerá no próximo dia 6 de junho, terça-feira, das 14:00 às 15:30, em formato presencial, na sala B112.B

 Cristiane Lazzarotto-Volcão  

TítuloAspectos suprassegmentais na aquisição da fonologia do português brasileiro: um estudo sobre o “r fraco”

Resumo:  Os estudos em aquisição da fonologia do português já vêm investigando a influência de variáveis suprassegmentais no processo de aquisição. Freitas (1997); Baptista (2015); Ramalho (2017); Catarino (2019); Gomes (2022); Freitas, Ramalho & Gomes (2022), Freitas, Frota e Vigário (2006), analisando dados de crianças portuguesas com e sem aquisição atípica, identificaram que fatos prosódicos (suprassegmentais) contribuem para a proeminência de determinados padrões silábicos e aquisição de segmentos, acelerando a sua emergência no percurso de aquisição do PE. Matzenauer (2001) também aponta para a influência do acento (sílaba portadora do acento primário), confirmando haver uma interface pertinente entre Fonologia Segmental e Fonologia Prosódica na aquisição típica do português brasileiro (PB). Há outros estudos que se dedicaram a analisar aspectos suprassegmentais na aquisição, tais como Scarpa (1999); Santos (2001; 2003; 2007); Baía (2008) e Payão e Costa (2016). Sobre a aquisição do rótico /R/, o estudo de Miranda (1996) considerou como variáveis linguísticas independentes, entre outras, a posição na sílaba, a posição na palavra e a tonicidade, as quais se mostraram relevantes para o processo de aquisição. Oliveira (2006) analisou dados de 107 crianças brasileiras e encontrou o mesmo efeito das variáveis apontadas por Miranda no processo. A partir desses estudos, propõe-se nesta pesquisa a análise das variáveis posição na sílaba, periferia da palavra e acento na aquisição fonológica de dois irmãos gêmeos acompanhados longitudinalmente, entre o período de 1 a 4 anos, cujos dados fazem parte do banco de dados Twins-Brazil, disponível no PhonBank. Para esta comunicação, serão discutidos os dados de aquisição do /R/, segmento que pode ocupar diferentes posições silábicas e na palavra no português. A análise mostrou que todas as variáveis analisadas são relevantes durante o processo de aquisição, variando consoante o estágio de aquisição.