Gramática & Recursos
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professora Associada
Áreas de Investigação
Fonética, Fonologia, Prosódia
Outras áreas de Investigação
Linguística Educacional
Instituição
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Início Fim Descrição
Presente

Professora do Departamento de Linguística Geral e Românica (DLGR) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Presente

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)

2019 2023

Membro eleito do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

2015/16 2022

Coordenadora da Comissão Científica do curso interinstitucional de Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês

2013 presente

Membro da Comissão Científica dos Mestrados em Ensino da ULisboa, na qualidade de representante da FLUL

2014 presente

Membro da Comissão Pedagógica dos Mestrados em Ensino da ULisboa

Projetos concluídos em que foi Investigador Responsável
Projetos concluídos em que foi Consultor
Projetos externos
Título Instituição Link
"REAP.PT" ("Computer Aided Language Learning - Reading Practice") FCT
"Netlíngu@ - Uma iniciativa para a integração da Internet na formação inicial de professores de Português da FLUL" DLGR-FLUL e uARTE-MCT
Programa FCT/PRAXIS - DIXI+: um sintetizador Texto-para-Fala português para comunicação alternativa e aumentativa L2F INESC-ID e CLUL
Programa JNICT/ PRAXIS XXI - "CORAL: corpus de diálogo etiquetado INESC, CLUL, FLUL, FCSH-UNL

Publicações selecionadas

Todas as publicações

Cabarrão, V., Mata, A. I., & Trancoso, I. (2016). Affirmative constituents in European Portuguese dialogues: prosodic and pragmatic properties. In Proceedings Speech Prosody 2016, Boston (pp. 634-638). Boston.
Moniz, H., Batista, B., Mata, A. I., & Trancoso, I. (2016). Towards automatic language processing and intonational labeling in European Portuguese. In Intonational grammar in IberoRomance: Approaches across linguistic subfields (Meghan E. Armstrong and Nicholas Henriksen and Maria del Mar Vanrell, pp. 227-248). Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins.
Mata, A. I., Moniz, H., & Batista, F. (2016). Stylistic variation in the intonation of European Portuguese teenagers and adults. In Intonational grammar in Ibero-Romance: Approaches across linguistic subfields (Meghan E. Armstrong and Nicholas Henriksen and Maria del Mar Vanrell, pp. 45-68). Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins.
Mata, A. I., & Moniz, H. (2016). Prosódia, variação e processamento automático. In Manual de Linguística Portuguesa. MRL Series (Ana Maria Martins and Ernestina Carrilho, pp. 116-155). .
Cabarrão, V., Trancoso, I., Mata, A. I., Moniz, H., & Batista, F. (2016). Global analysis of entrainment in dialogues. In Advances in Speech and Language Technologies for Iberian Languages, Third International Conference, IberSPEECH 2016 (Abad, A., Ortega and A., Teixeira and A.J.d. S. and Garcia Mateo and C., Martínez Hinarejos and C. D. and Perdigão, F. and Batista, F. and Mamede, N., pp. 215-223). Springer.
Cabarrão, V., Moniz, H., Ferreira, J., Batista, F., Trancoso, I., Mata, A. I., & Curto, S. (2015). Prosodic classification of discourse markers. In Proceedings of the 18th International Congress of Phonetic Sciences. The Scottish Consortium for ICPhS 2015, Glasgow, UK: University of Glasgow. Retrieved from http://www.icphs2015.info/pdfs/Papers/ICPHS0634.pdf
Mata, A. I., Moniz, H., & Batista, F. (2014). Comparing phrase-final patterns across speech styles and age groups in European Portuguese. Nouveaux Cahiers De Linguistique Française 31 /, 2014, 171-176.
Moniz, H., Batista, F., Mata, A. I., & Trancoso, I. (2014). Speaking style effects in the production of disfluencies. Speech Communication, 65, 20-35.
Cabarrão, V., & Mata, A. I. (2014). Constituintes afirmativos em Português Europeu: propriedades prosódicas e discursivas. In Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da APL (pp. 121-137). Coimbra: Universidade de Coimbra.
Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I., & Mata, A. I. (2014). Discriminação automática de sinais de pontuação e de disfluências. In Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da APL (pp. 395-405). Coimbra: Universidade de Coimbra.
Batista, F., Moniz, H., Trancoso, I., Mamede, N., & Mata, A. I. (2012). Extending Automatic Transcripts in a Unified Data Representation towards a Prosodic-based Metadata Annotation and Evaluation. Journal Of Speech Sciences 2.
Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I., & Mata, A. I. (2012). Análise de interrogativas em diferentes domínios. In Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da APL (pp. 496-510). Lisboa: APL.
Mata, A. I., & Neves, B. (2012). A mulher que prendeu a chuva. In (pp. 93-108). - leituras entrecruzadas, in Nada na Linguagem lhe é Estranho. Homenagem a Isabel Hub Faria.
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Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I., & Mata, A. I. (2011). Analysis of interrogatives in different domains. In Towards Autonomous (Adaptive and Context-Aware Multimodal Interfaces: Theoretical and Practical Issues, pp. 136-148). A. Esposito, A. M. Esposito, R. Martone, V. C. Müller & G. Scarpetta. Berlin / Heidelberg: Springer.
Mata, A. I., & Santos, A. L. (2011). Sobre a entoação das respostas de crianças em contextos confirmativos. In Textos Seleccionados, XXVI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 375-387). A. Costa, I. Falé & P. Barbosa. Lisboa: APL.
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Mata, A. I., & Santos, A. L. (2010). Perguntas confirmativas em diálogos adulto-criança: pistas entoacionais. In Textos Seleccionados. XXV Encontro Nacional da APL. Brito, Silva, Veloso & Fiéis. Porto: Associação Portuguesa de Linguística.
Moniz, H., Mata, A. I., & Viana, M. C. (2008). Mecanismos de (dis) fluência em contexto escolar. In Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 329-343). .
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Pereira, I., Mata, A. I., & Freitas, M. J. (1992). Estudos em Prosódia (Lisboa). Colibri.
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Martins, D., R., M., Duarte, I., Costa, A., Pereira, D., Prista, L., & Mata, A. I. (1991). Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. Lisboa: Edições Colibri.
Mata, A. I. (1991). Ensino da gramática: uma caracterização, in Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. In (pp. 81-115). Delgado-Martins, I. Duarte, A. Costa, D. Ramos Pereira, L. Prista & A. I. Mata. Lisbon: Colibri.
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Duarte, I., Martins, M. R. D., Costa, A., Mata, A. I., Pereira, D., & Prista, L. (1991). Proposta de nomenclatura gramatical (Ensino Básico e Secundário), in Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. In . Delgado Martins et al. Lisboa: Colibri.