Gramática & Recursos
Grau académico
Doutoramento
Áreas de Investigação
Linguística Portuguesa; Aquisição do Português Europeu como língua materna; Fonologia; Didática do Português
Início Fim Descrição
10/2019 08/2023

Professora Auxiliar Convidada - Universidade da Madeira

2011 2019

Professora Adjunta - Instituto Superior de Administração e Línguas

1998 2019

Professora do Ensino Básico e Secundário

Grupo 300

Secretaria Regional de Educação - RAM

Projetos externos
Título Instituição Link
PhonBank - A Shared Database for the Study of Phonological Development Memorial University of Newfoundland, Canada & Carnegie Mellon University, USA

Publicações selecionadas

Costa, T. (2022). Quando o “tigere pede desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade. In I Phonoshuttle OPO-LIS: Ponte aérea de fonologia. http://doi.org/https://doi.org/10.21747/978-989-8969-92-7/atas
Costa, T., Rodrigues, C., & Freitas, M. J. (2021). Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas . Linguagem & Ensino, 24, Nº 4, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, Brasil, 843-867. http://doi.org/10.15210/RLE.V24I4
Costa, T. (2021). Sobre a permeabilidade do léxico à pandemia : a frequência e os sentidos das palavras no discurso noticioso. Études Romanes De Brno, (1), 73-93. http://doi.org/10.5817/erb2021-1-5
Carvalho, A., Teixeira, S., Olim, L., Campanella, S., & Costa, T. (2020). Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies – a case study. Education + Training, 63(2), 195-213. http://doi.org/10.1108/et-05-2020-0141
Costa, T. (2018). Consonantal acquisition in European Portuguese: features and word-position interactions. In Estudos em Fonética e Fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer. (pp. 299-333). CRV. http://doi.org/10.24824/978854442648.7
Costa, T., & Silva, R. (2017). Cosmopolitan approaches to literary education: a case study in Madeira Island, Portugal . In Educationalists versus Politicians – Who should integrate Europe for wellbeing of all inhabitants. (pp. 365-377). Clark University.
Matzenauer, C., & Costa, T. (2017). Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/
Costa, T. (2012). A aquisição do sistema consonântico no Português. Verba Volant, Revista De Aquisição Da Linguagem, 3. Retrieved from http://letras.ufpel.edu.br/verbavolant/quinto/quinto12.htm
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T., & Castelo, A. (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.
Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação.
Correia, S., Costa, T., & Freitas, M. J. (2007). Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu, in Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL. In (pp. 273-286). Lobo & M. A. Coutinho. Lisboa: APL.
Gonçalves, A., & Costa, T. (2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português.

Todas as publicações

Matzenauer, C., & Costa, T. (2017). Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T., & Castelo, A. (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.
Costa, T., Freitas, M. J., Frota, S., Martins, F., & Vigário, M. (2007). Sobre o PA na periferia esquerda da palavra. In Textos seleccionados (pp. 315-328). XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL.
Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação.
Correia, S., Costa, T., & Freitas, M. J. (2007). Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu, in Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL. In (pp. 273-286). Lobo & M. A. Coutinho. Lisboa: APL.
Gonçalves, A., & Costa, T. (2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português.
Data Título da conferência Tipo Autores Instituição Docs
2009
-
"Positional asymmetries in the acquisition of place and manner in European Portuguese"

workshop Complexity, Typology and Acquisition

Comunicação Oral
Teresa Costa
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees
Lyon
2009
-
"Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese"

workshop Complexity, Typology and Acquisition

Comunicação Oral
Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees
Lyon
2007
"PoA at the left edge: a contribution from European Portuguese"

Workshop on Acquisition of Phonology

Comunicação Oral
Teresa Costa
Maria João Freitas
Marina Vigário
Sónia Frota
Fernando Martins
Universidade de Nijmegen
Nijmegen
2006
-
"Interface na aquisição: acento e ponto de articulação segmental"

Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem (ENAL7)

Comunicação Oral
Teresa Costa
Maria João Freitas
Porto Alegre
2006
-
"O Pé no português europeu"

Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem (Enal7)

Comunicação Oral
Teresa Costa
Maria João Freitas
PUCRS
Porto Alegre
2006
-
"Sobre os pontos de articulação na periferia esquerda da palavra"

XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Comunicação Oral
Teresa Costa
Maria João Freitas
Marina Vigário
Sónia Frota
Fernando Martins
Universidade de Coimbra
Coimbra, Portugal
2006
-
"O Pé no PE: evidências da aquisição"

XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Comunicação Oral
Teresa Costa
Maria João Freitas
Universidade de Coimbra
Coimbra, Portugal
2004
-
"Interface of place and manner features in the acquisition of obstruents in European Portuguese"

Second Lisbon Meeting on Language Acquisition with Special Reference to Romance Languages

Comunicação Oral
Teresa Costa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Lisboa, Portugal
2021 "A Fonologia na L1. Mesa Redonda Aquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicações."

XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL).

Comunicação Oral
Por convite
C. Amorim, T. Costa, Ana Ramalho Associação Portuguesa de Linguística
2020 Quando o “tigere” pede “desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade.

I Phonoshuttle – Ponte aérea de Fonologia

Comunicação Oral
Por convite
Teresa Costa
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa & Centro de Linguística da Universidade do Porto.
2020 "Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies."

5th Regional Helix 2020 – International Conference on Regional Competitiveness, Tourism Innovation and Knowledge Transfer

Comunicação Oral
Por convite
Andreia Carvalho, Sérgio Teixeira, Leonilde Olim, Sancha Campanella, T. Costa Instituto Superior de Administração e Línguas
Outras Comunicações