Horizon 21

Horizon 21: Early language development in Down Syndrome

Concluído
Data
-
Referencia
PTDC/MHC-LIN/3901/2014
Instituição financiadora
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
IR do Projeto
Sónia Frota

 

Horizon21: Early language development in Down Syndrome

 

O projecto Horizonte21 estuda o papel que sinais precoces no desenvolvimento da linguagem podem ter enquanto preditores do desempenho linguístico subsequente, em particular nos casos de perturbações da linguagem associadas ao Síndrome de Down (SD).
As capacidades perceptivas no 1º ano de vida parecem desempenhar um papel decisivo na segmentação da fala (discriminação de unidades fonéticas, sílabas, palavras, e suas combinações), o que por sua vez se reflecte na aprendizagem de palavras e no processamento sintáctico. Dificuldades na discriminação de qualquer destes contrastes na fala podem conduzir a défices na linguagem. Há uma prevalência de défices de linguagem numa variedade de perturbações do neurodesenvolvimento, entre as quais se encontra o Síndrome de Down. Contudo, os défices linguísticos no SD estão entre os menos estudados e o foco da investigação não tem incluído as fases mais iniciais da linguagem e, em particular, as capacidades de percepção da fala do bebé. Logo, os marcadores precoces de desenvolvimento linguístico no SD estão largamente por estabelecer. Este projecto visa contribuir para esta linha de pesquisa centrando-se nas capacidades dos bebés com SD requeridas para o processamento da fala em diferentes domínios linguísticos.
As tarefas do estudo são inofensivas e completamente seguras para os bebés, consistindo no registo do movimento dos olhos dos bebés, ou da sua actividade cerebral (EEG), durante a audição de sons e visualização de imagens, a par do preenchimento de questionários sobre o desenvolvimento dos bebés. Assim, investiga- se um conjunto de potenciais marcadores precoces, num estudo prospectivo em que os bebés testados a partir dos 5-6meses são seguidos até aos 30 meses.
Esta investigação contribui para a compreensão dos fundamentos da aquisição da linguagem, com grande potencial de impacto social, com benefícios para indivíduos e famílias, concorrendo para uma sociedade mais inclusiva e um horizonte melhor para todos nós.
Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal, numa colaboração com o Diferenças e a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.

Pejovic, J., Cruz, M., Severino, C., & Frota, S. (2021). Early Visual Attention Abilities and Audiovisual Speech Processing in 5–7 Month-Old Down Syndrome and Typically Developing Infants. Brain Sciences 11, 7:939. http://doi.org/https://doi.org/10.3390/brainsci11070939
Cruz, M., Butler, J., Severino, C., Filipe, M., & Frota, S. (2020). Eyes or mouth? Exploring eye gaze patterns and their relation with early stress perception in European Portuguese. Journal Of Portuguese Linguistics, 19(1), 4. http://doi.org/10.5334/jpl.240
Silva, S., Vigário, M., Fernandez, B. L., Jerónimo, R., Alter, K., & Frota, S. (2019). The Sense of Sounds: Brain Responses to Phonotactic Frequency, Phonological Grammar and Lexical Meaning. Frontiers In Psychology, 10. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00681
Butler, J., & Frota, S. (2018). Emerging word segmentation abilities in European Portuguese-learning infants: new evidence for the rhythmic unit and the edge factor. Journal Of Child Language, 45(6), 1294-1308+. http://doi.org/10.1017/s0305000918000181 (Original work published 2018/06/06)
Frota, S., & Butler, J. (2018). Early development of intonation: perception and production. In The Development of Prosody in First Language Acquisition (Prieto, P. and Esteve-Gibert, N.). Philadelphia / USA: John Benjamins Publishing.
Lu, S., Vigário, M., Correia, S., Jerónimo, R., & Frota, S. (2018). Revisiting Stress “Deafness” in European Portuguese – A Behavioral and ERP Study. Frontiers In Psychology, 9. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.02486
Frota, S. (2017). Horizonte 21 – Novas linhas de investigação em Trissomia 21. Descubra As Diferenças (Electronic Journal), 21.
Frota, S., & Name, C. (2017). Questões de perceção em língua materna. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. Freitas and A. L. Santos, pp. 35-50). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langscipress.org/
Butler, J., Severino, C., Correia, S., Vigário, M., & Frota, S. (2016). The emergence of early word segmentation abilities in typically developing infants and infants with Down syndrome. Revista De Neurología , 62, (C01): C267.
Outras publicações

2020

Frota, S., Pejovic, J., Severino, C., Vigário, M. (2020) Looking for the edge: emerging segmentation abilities in atypical development. Proc. 10th International Conference on Speech Prosody 2020, 814-818, DOI: 10.21437/SpeechProsody.2020-166. [pdf]
 

2019

Czeke, N., Zahner, K., Rimpler, J., Braun, B., & Frota, S. (2019). German infants fail to discriminate Portuguese rising vs. falling contours. Poster presented at the 4th Workshop on Infant Language Development (WILD), June 13-15, 2019, Potsdam, Germany.

Frota, S., Severino, C., Pejović, J., Butler, J., & Vigário, M. (2019). Competências de segmentação de palavras em bebés com Trissomia 21. E-Poster presented at The 2nd Lusíadas Clinical Summit, November 16, 2019, Estoril, Portugal. [pdf]

Frota, S., Severino, C., Pejović, J., Butler, J., Vigário, M. (2019). Looking for the edge: Emerging segmentation abilities in atypical development. Talk presented at Workshop on Early Language in Neurodevelopmental Disorders (NeuroD-WELL), November 8, 2019, University of Lisbon, Portugal.

Frota, S. (2019). Desenvolvimento da linguagem na trissomia 21: sinais precoces. Invited talk presented at Trissomia 21: 3 Décadas a fazer a Diferença, October 26, 2019, Auditório do IPDJ, Lisbon, Portugal.  

Frota, S. (2019). Early markers of language development in typically and atypically developing infants and toddlers. Invited talk presented at the Workshop on Language and the Brain (WoLB 2019), October 3-4, 2019, Vigo, Spain.https://tv.uvigo.es/video/5dd4fa601e19c03d1649a7cc

Frota, S., Severino, C., Butler, J., & Vigário, M. (2019). Emerging word segmentation abilities in Down Syndrome. Talk presented at the 4th Lancaster Conference on Infant and Early Child Development, August 21-23, 2019, Lancaster, UK.

Frota, S., Butler, J., Severino, C., Uysal, E., & Vigário, M. (2019). Infant perception of prosodic boundaries without the pause cue: An eye-tracking study. Poster presented at the International Congress of Phonetic Sciences (ICPhS 2019), August 5-9, 2019, Melbourne, Australia

Frota, S. 2019. Escuta bebé! A descoberta da língua falada, antes da fala. Invited talk presented at 2ªs Jornadas do Centro de Estudos do Bebé e da Criança - Comunicação e Linguagem na Infância, May 20, 2019, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisbon, Portugal. [pdf]

Pejović, J., Cruz, M., Severino, C., & Frota, S. (2019). Selective attention to audiovisual communicative cues in infants with Down syndrome. An eye-tracking study. Talk presented at Workshop on Early Language in Neurodevelopmental Disorders (NeuroD-WELL), November 8, 2019, University of Lisbon, Portugal. [pdf]

Pejović, J., Cruz, M., Severino, C., & Frota, S. (2019). Selective attention to audiovisual communicative cues in infants with Down syndrome. An eye-tracking study. Poster presented at The 5th Meeting of the Mind-Brain College of the University of Lisbon, November 12-13, 2019, University of Lisbon, Portugal. [pdf]

Vigário, M., Paulino, N., Cruz, M., Severino, C., Pejović, J., Sousa, R., João, V., & Frota, S. (2019). Questionários do Desenvolvimento Comunicativo para o Português Europeu (Formas Reduzidas): Aplicação a populações típicas e atípicas. E-Poster presented at The 2nd Lusíadas Clinical Summit, November 16, 2019, Estoril, Portugal. [pdf]

Vigário, M., Paulino, N., Severino, C., & Frota, S. (2019). Early language development in European Portuguese-learning infants and toddlers with Down Syndrome measured with the CDI. Talk presented at Workshop on Early Language in Neurodevelopmental Disorders (NeuroD-WELL), November 8, 2019, University of Lisbon, Portugal.

Vigário, M., Butler, J., Severino, C., Uysal, E., & Frota, S. (2019). Infants discriminate utterances with and without internal prosodic boundaries: An eye-tracking study with delexicalized speech. Talk presented at the 4th Lancaster Conference on Infant and Early Child Development, August 21-23, 2019, Lancaster, UK.

 

2018

Cruz M., J. Butler, C. Severino & S. Frota. 2018. Eyes or mouth? Exploring eye gaze patterns and their relation with early stress perception in European Portuguese. Talk presented at LabPhon16 - Variation, development and impairment: Between phonetics and phonology, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal, June 19-23. [pdf]

Cruz M., M. Filipe, J. Butler, C. Severino & S. Frota .2018. Early eye gaze patterns to talking faces in European Portuguese. Talk presented at CPLOL 2018 – 10th European Congress of Speech and Language Therapy, Cascais, Portugal, May 10-12. [pdf]

Filipe M., M. Cruz, C. Severino, J. Butler & S. Frota .2018. Eyes, mouth, or elsewhere? Young infants exploration of talking faces. Talk presented at 13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Universidade do Minho, Braga, Portugal, April 13-14. [pdf]

Severino C., M. Vigário & S. Frota .2018. A estrutura prosódica e a percepção infantil: segmentação e desambiguaçãoTalk presented at the I Jornadas Ibéricas de Audiologia, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Portugal, April 27-28. [pdf]

Vigário, M., Severino, C., Cruz, M., Filipe, M., Butler, J., & Frota, S. 2018. Marcadores precoces de desenvolvimento da comunicação e linguagem. Talk given at Ciência 2018 – Encontro com a Ciência e Tecnologia, July 2-4, Centro de Congressos de Lisboa, Portugal

 

2017
 

Frota, S., J. Butler, C. Severino, C. B. de Lima & M. Vigário. 2017. The European Portuguese MacArthur-Bates CDI Short-forms: Assessing language development in longitudinal studies and clinical populations. Talk presented at the VII Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment, University of Lisbon, Lisbon, Portugal, February 3. [pdf]

Frota, S. 2017. From sounds to words: An eye-tracking study of infant word learning. Invited talk presented at 3ª Semana da Inovação da ULisboa, RedeSAÚDE, University of Lisbon, May 4. [pdf]

Frota S. .2017. Early perception of the prosody of statements and questions. Invited talk at the Workshop on Prosody and Meaning (PaM), University of Konstanz, Germany, October 4-6. [pdf]

Severino C. A. Christophe, M. Vigário & S. Frota .2017. Prosodic structure constrains word segmentation beyond the utterance edge factor.Talk presented at WILD  Workshop on Infant Language Development, Bilbao, The Basque Country, Spain, June 15-17. [pdf]

Butler J. & S. Frota. 2017. Early segmentation abilities in European Portuguese-learning infants: The impact of word and utterance level prosody. Poster presented at WILD – Workshop on Infant Language Development, Bilbao, The Basque Country, June 15-17.

Frota S., J. Butler, C. Severino & M. Vigário. 2017. Early language development in language-impaired, at-risk and typically development children measured with the European Portuguese MacArthur-Bates CDI Short FormsPoster presented at WILD – Workshop on Infant Language Development, Bilbao, The Basque Country, June 15-17.

Severino, C., A. Christophe, M. Vigário & S. Frota. accepted. Prosodic structure constrains word segmentation beyond the utterance edge factor. Talk to be presented at WILD 2017 - Workshop on Infant Language Development, BCBL - Basque Center on Cognition, Brain and Language, Bilbao, June 15-17.

Vigário M., J. Butler, C. Severino & S. Frota . 2017. The role of phonotactic frequency and phonological grammar in infant word learning: An eye-tracking study. Talk presented at WILD  Workshop on Infant Language Development, Bilbao, The Basque Country, Spain, June 15-17 .

 

2016

Butler, J., C. Severino, S. Correia, M. Vigário & S. Frota. 2016. The Emergence of Early Word Segmentation Abilities in Typically Developing Infants and Infants with Down Syndrome. Talk given at I Iberoamerican Congress of Neuropsychology. University of Deusto, País Basco. [pdf]

Frota, S. 2016. Investigar o desenvolvimento inicial da linguagem: novos métodos, instrumentos e resultados. Invited talk to be presented at a discussion session on Falar de Fala e Voz. I Jornadas de Terapia da Fala. Centro Hospitalar Lisboa Central, Lisbon, Portugal, 21-22 October, 2016. [pdf]

Frota, S. 2016. Horizonte 21: Desenvolvimento da Linguagem em bebés com Síndrome de Down. Poster presented at 3ª Conferência Anual da Rede SAÚDE, Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa, May 3. [pdf]

Frota, S., J. Butler, S. Lu & M. Vigário. 2016. Infants’ perception of native and non-native pitch contrasts: tune, pitch accent or tone? Talk presented at First Lancaster Conference on Infant and Child Development, Lancaster University, Lancaster, UK, August 25-27. [pdf]

Leone-Fernandez, B, R. Jerónimo, S. Lu, S. Correia, M. Vigário, K. Alter & S. Frota. 2016. Prosody drives the CPS, not syntax. Talk presented at 2nd PhD Students Meeting of the Mind-Brain College of the University of Lisbon, Lisboa, Portugal, November 28-29. [pdf]
 

2015

Butler, J., C. Severino, S. Correia, M. Vigário & S. Frota. 2015. The emergence of early word segmentation abilities in typically developing infants and infants with Down Syndrome. Talk given at 1º Encontro de Alunos Colégio Doutoral Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa. University of Lisbon. Portugal: Lisbon, 2 December. [pdf]

Frota, S. 2015. Horizon21: Early language development in Down Syndrome [Horizonte21: Desenvolvimento da linguagem em bebés com Síndrome de Down]. Poster presented at 1º Encontro de Alunos Colégio Doutoral Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa. University of Lisbon. Portugal: Lisbon, 2 December. [pdf]

Frota, S. 2015. Marcadores precoces de desenvolvimento da linguagem: Investigação do Lisbon Baby Lab. Invited talk presented at International Congress CountDOWN. Calouste Gulbenkian Foundation. Lisbon, Portugal, 29-30 October. [pdf]



 

Relatórios de Progresso

 

Relatório #1

Relatório #2

Relatório #3

Relatório #4

IR do Projeto
Parcerias
CLUL - Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil
Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21
CEBC - Centro de Estudos do Bebé e da Criança