METANET4U

IR do Projeto
Amália Mendes

Descrição do Projecto:
O principal objectivo do projecto Metanet4u consiste na contribuição para a criação de uma plataforma digital pan-europeia que permitirá a disponibilização de recursos linguísticos e de serviços, que englobarão quer bases de dados quer ferramentas de software (para a fala e o processamento da linguagem), permitindo uma maior facilidade de intercâmbio na utilização dos mesmos.

Este objectivo central encontra-se associado às seguintes tarefas:

avaliação: recolher, organizar e divulgar informações que permitam ter uma visão actualizada do estado actual das actividades relacionadas com a língua (e do seu potencial), para cada uma das comunidades nacionais e/ou internacionais representadas no projecto. Isto inclui tarefas de organização e de descrição dos seguintes aspectos: uso da língua e as suas dimensões económicas; tecnologias da linguagem e recursos, produtos e serviços; principais protagonistas em diferentes áreas, incluindo a investigação, o comércio, o governo e a sociedade em geral; políticas públicas e programas; padrões e práticas prevalecentes; actual nível de desenvolvimento; principais avanços e entraves; etc.

colecção: reunir e preparar recursos linguísticos para distribuição. Para tal, é necessário a recolha de recursos linguísticos; a documentação desses mesmos recursos; a sua actualização de acordo com normas e orientações previamente estabelecidas; o mapeamento e alinhamento interlínguas sempre que necessário.

distribuição: distribuir os recursos de linguagem reunidos através de plataformas que possam ser utilizados por investigadores, promotores e profissionais da língua. Esta tarefa implica uma colaboração não só com outros projectos como também com outros fóruns ou actividades nacionais ou internacionais, sempre que tal se torne necessário. É também necessário contribuir para a construção e gerenciamento de estruturas para repositório de dados/aplicações amplamente interligados e com facilidades de intercâmbio.

disseminação: mobilizar, a nível nacional e internacional, os principais interessados, nomeadamente investigadores, organismos públicos e agências de financiamento através da sensibilização para as actividades e os resultados do projecto, em particular, e toda a área de recursos linguísticos e tecnologias da linguagem, em geral.

METANET4U é um projecto europeu que visa apoiar as tecnologias da linguagem para as línguas europeias e o multilinguismo. Mais informação sobre o projecto em http://metanet4u.eu/.
Trata-se de um projecto da Rede de Excelência META-NET, que inclui um conjunto de projectos destinados a promover a missão de META. META é a Aliança Tecnológica para uma Europa Multilingue, que se dedica à construção de bases tecnológicas para uma sociedade da informação europeia multilingue. Mais informação em http://www.meta-net.eu/.

IR do Projeto
CLUL - Centro de Linguística da Universidade de Lisboa