Preditores de Desenvolvimento de Perturbações da Linguagem e Comunicação

O projeto PLOs estuda o desenvolvimento da linguagem e comunicação com o objetivo de identificar sinais de desenvolvimento de perturbações da linguagem e comunicação.
Estima-se que cerca de 20% das crianças com 7 anos apresentam capacidades linguísticas reduzidas, e que a maior parte delas já teria um desenvolvimento da linguagem não típico aos 4 anos. São fatores de risco, por exemplo, a existência de história familiar de Perturbação da Linguagem ou Perturbação do Espectro do Autismo, o parto prematuro e o baixo peso à nascença. A fala tardia constitui também um fator de risco.
A identificação, o mais cedo possível, do risco para estas perturbações é decisiva para possibilitar o diagnóstico e intervenção precoces, promover o desenvolvimento da linguagem, o bem-estar do bebé e sua família, e ajudar a reduzir futuras consequências na saúde, educação e integração social das crianças e jovens.
Através da combinação de diversos métodos de investigação inofensivos e completamente seguros para os bebés, neste projeto analisamos o desenvolvimento da linguagem e comunicação dos 5 meses aos 30 meses (e num subconjunto de crianças até à idade pré-escolar).
O projeto inclui uma equipa multidisciplinar e parcerias com instituições da área da saúde e da educação.
Site do projeto: http://labfon.letras.ulisboa.pt/babylab/PLOS/
(2020). Eyes or mouth? Exploring eye gaze patterns and their relation with early stress perception in European Portuguese. Journal Of Portuguese Linguistics, 19(1), 4. http://doi.org/10.5334/jpl.240 . |
(2020). Looking for the edge: emerging segmentation abilities in atypical development. 10th International Conference on Speech Prosody 2020. ISCA. http://doi.org/10.21437/speechprosody.2020-166 . |
(2019). The Sense of Sounds: Brain Responses to Phonotactic Frequency, Phonological Grammar and Lexical Meaning. Frontiers In Psychology, 10. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00681 . |
Comunicações
Czeke, N., Zahner, K., Rimpler, J., Braun, B., & Frota, S. (2019). German infants do not discriminate Portuguese rising vs. falling contours. Poster presented at 4th Workshop on Infant Language Development (WILD), June 13-15, Potsdam, Germany.
Frota, S. (2019). Escuta bebé! Descobrir a língua antes da fala. Invited talk given at 2as Jornadas do Centro de Estudos do Bebé e da Criança do Hospital Dona Estefânia, May 20, Lisboa, Portugal.
Frota, S., Butler, J., Severino, C., Uysal, E., & Vigário, M. (2019). Infant perception of prosodic boundaries without the pause cue: An eye-tracking study. Poster presented at ICPhS 2019 – XIX Intenational Congress of Phonetic Sciences, August 4-10, Melbourne, Australia.
Vigário, M., Butler, J., Severino, C., Uysal, E., & Frota, S. (2019). Infants discriminate utterances with and without internal prosodic boundaries: An eye-tracking study with delexicalized speech. Talk given at LCICD 2019 - The 4th Lancaster Conference on Infant and Early Child Development, August 21-23, Lancaster, UK.
Vigário, M., Severino, C. , Cruz, M., Filipe, M., Butler, J. & Frota, S. (2018). Marcadores precoces de desenvolvimento da comunicação e linguagem. Ciência 2018 – Encontro com a Ciência e Tecnologia. Lisboa, 2-4 de Julho.