26 de novembro de 2015 - 9h30m-12h
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Semana da Ciência e da Tecnologia 2015

Sabias que as línguas nascem e morrem e que há línguas em vias de extinção (e que o português tem alguma coisa a ver com o assunto)? Sabias que, para que uma língua permaneça viva, tem de ser adquirida? E como é que as crianças adquirem uma língua (ou várias aos mesmo tempo)? A propósito, será que é prejudicial para as crianças adquirirem mais do que uma língua na infância?

Sabias que quem trabalha em saúde às vezes também precisa de saber gramática para cuidar dos seus pacientes (não só para falar com eles)? Gramática??? A sério?

E sabias que hoje as línguas também podem estar em perigo mesmo quando têm milhões de falantes? Que língua usas quando pretendes pesquisar informação ou comunicar na internet? Só o português?

Sabes como funcionam os corretores ortográficos que te ajudam a escrever no Word, que te sugerem palavras e que até corrigem as tuas vírgulas? Consegues usar em português o controlo por voz do teu telemóvel?

E sabes que, para que tudo isso funcione em português, é preciso informação sobre ... gramática?

Se não sabes, mas gostavas de saber, aparece!

Esta ação foi organizada por membros integrados do grupo ANAGRAMA, Ana Lúcia Santos, Hugo Cardoso, Amália Mendes e Helena Moniz, que contaram com a colaboração de Aida Cardoso, Ana Margarida Ramalho e Silvana Abalada.
No âmbito desta ação, alguns dos investigadores colaboraram na iniciativa Saberás tu...

Pois é! Já aconteceu!
Estiveram connosco cerca de 50 alunos da Escola Secundária Mães d' Água, que mostraram muita curiosidade em conhecer coisas novas. Para nós, foi um prazer! Agradecemos o interesse dos alunos e das professoras que os acompanharam.

Ana_Ramalho_CViva

professores