Imprimir

passarinho

 
O CLUL tem desenvolvido várias atividades de divulgação e de colaboração com escolas e professores e participado em projetos de formação de professores e de investigação em didática.

 

Atividades recentes

 
Organização do seminário "Avaliar o Conhecimento Gramatical", em colaboração com a Associação Portuguesa de Linguística (15 de fevereiro de 2016)

Semana Ciência Viva (23-27 de novembro de 2015)

Nesta semana, foi incluída a atividade Falar [sobre] Línguas, especificamente dirigida a alunos do Ensino Básico e do Ensino  Secundário e que contou com a participação de cerca de 50 alunos de uma escola que colabora com a FLUL no âmbito da formação de professores.


III Jornadas de Português Língua Não Materna (Aquisição e Didática)

(entrada livre e divulgação junto de escolas que mantêm colaboração com a FLUL no âmbito da formação de professores) 

Alguns membros da Linha de Linguística Educacional (Anabela Gonçalves, Ana Lúcia Santos, Guilhermina Jorge, Matilde Miguel) lecionaram módulos na ação de formação “Ensinar Português e Francês: olhares cruzados”, que teve lugar na FLUL, de 13 a 16 de julho de 2015. Foram lecionados os seguintes módulos:

Anabela Gonçalves e Matilde Miguel, "À descoberta dos tempos compostos em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeira: questões terminológicas e morfossintáticas"

Ana Lúcia Santos,  “Orações relativas: entre o português e o francês, a análise contrastiva na base da aprendizagem”

Guilhermina Jorge, "Fraseologia, Criatividade e Tradução"

 
 Participação em projetos

Plano Nacional de Ensino do Português - PNEP (projeto do Ministério da Educação – Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2006-2010). Conceção do programa de formação docente, formação, organização de encontros e elaboração de brochuras disponibilizadas em versão digital e em papel pelo Ministério da Educação. (Inês Duarte e Maria João Freitas; lecionação de ações de formação: Anabela Gonçalves, Ana Lúcia Santos, Madalena Colaço)

Project LITTERA, Programa de Melhoria do Ensino da Língua Portuguesa (Inês Duarte, consultora) Fundação Calouste Gulbenkian.

Caracterização dos Níveis de Literacia da População Escolar Portuguesa (Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação) ― projecto de investigação integrado no estudo internacional International Study of Reading Literacy, promovido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement – IEA, com um período de execução de 3 anos (1989-1992).  (Inês Duarte)

Learner Corpus: da investigação ao ensino de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (LeCIEPLE), 2014-2015 financiado pela Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras (ADFLUL) e pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), com a referência 134655 (coordenado por Anabela Gonçalves).

Consórcio saberportugues.pt (Fundação Calouste Gulbenkian, ICamões, ULisboa, UNL, IPLeiria, UC, UA, UP e UM). (Nélia Alexandre, Inês Duarte, Jorge Pinto).

Plano Nacional de Leitura (desde 2006), Ministério da Educação. (Maria João Freitas, Maria Armanda Costa, membros da Comissão Científica).

Programa de Formação para a Implementação das Metas Curriculares de Português (2013), Ministério da Educação/FLUL. (coordenado por Madalena Colaço, Maria João Freitas e Isabel Rocheta; participação em ações de formação: Adriana Cardoso, Anabela Gonçalves, Ana Lúcia Santos).

Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (2004-2007), Ministério da Educação (projeto coordenado pelo Departamento do Ensino Secundário deste Ministério, no qual participaram vários docentes de universidades nacionais; o trabalho desenvolvido no âmbito da construção deste instrumento foi revisto e integrado no Dicionário Terminológico (2008)). (Inês Duarte, Maria João Freitas, Ana Lúcia Santos, Ana Luísa Costa)

PerGram ‑ Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade, Fundação Calouste Gulbenkian (setembro de 2014 a setembro de 2015). Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa; Instituições parceiras: Escola Superior de Educação de Lisboa e Agrupamento de Escolas de Benfica. (Adriana Cardoso)

Recursos Multimédia de Apoio à Escrita Académica (Scriptorium ‑ Centro de Escrita Académica em Português). Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia ‑ Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior (129/ID/2014) (1 de novembro a 30 de abril). Instituição de acolhimento: Instituto Politécnico de Lisboa. Equipa: Catarina Magro (Coord.), Adriana Cardoso.

RED.PT Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Lisboa (IPL/2018/RED.PT_ESELx) (2017-2019). Coordenação: Adriana Cardoso.