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Cardoso, A. (2008). Desenvolver competências de análise linguística. In O. Sousa & A. Cardoso (Eds.), Desenvolver Competências em Língua Portuguesa (pp. 137-172). Lisboa: CIED/ESELx.

Cardoso, A., Costa, M. & Pereira, S. (2002). Para uma tipologia de erros. Ler Educação, 2(2), 5-25.

 

Cardoso, A., Hortas, M. J., Silva, E. & Tempera, T. (2012). Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: O caso da licenciatura em Educação Básica da ESELx. In C. Gonçalves & C. Tomás (Orgs.), Atas do V Encontro do CIED - Escola e Comunidade (pp. 447-459). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.Freitas, M. J. & A. L. Santos (2001) Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o ensino do Português como língua materna. Col. Cadernos de Língua Portuguesa. Nº 2. Lisboa: APP / Ed. Colibri.

 







Publicações  no âmbito do Plano Nacional para o Ensino do Português (PNEP) - Ministério da Educação

Duarte, I. (2008).O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. PNEP. Lisboa: ME: DGIDC.

Duarte
, Inês, Madalena Colaço, M. João Freitas & Anabela Gonçalves (2011). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Lexical. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. [99 pp.]

Freitas, M. João, Dina Alves & Teresa Costa (2007). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Lisboa: Ministério da Educação/Direção‑Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. [87 pp.]

Gonçalves, Fernanda, Paula Guerreiro & M. João Freitas (com a colaboração de Otília Sousa) (2011). O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. [93 pp.]



Coleção Cadernos de Língua Portuguesa

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Costa, João & Ana Costa. O que é um advérbio? Lisboa: Associação de Professores de Português, Colibri.

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Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos (2001). Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o ensino do Português como língua materna. Col. Cadernos de Língua Portuguesa. Nº 2. Lisboa: APP / Ed. Colibri.

 

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Gonçalves, Anabela & Teresa Costa (2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português. [137 pp.]
 

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Freitas, M. João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa & Adelina Castelo (2012). Os Sons que  estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como    Língua Materna. Lisboa: Ed. Colibri/APP. [228 pp.]


 

Outras Publicações
 

Cardoso, Adriana (2008). Desenvolver competências de análise linguística. In O. Sousa & A. Cardoso (Eds.), Desenvolver Competências em Língua Portuguesa (pp. 137-172). Lisboa: Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa.

Cardoso, Adriana, Costa, Manuel & Pereira, Susana (2002). Para uma tipologia de erros. Ler Educação2(2), 5-25.

Cardoso, Adriana, Hortas, Maria João, Silva, Encarnação & Tempera, Tiago (2012). Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: O caso da licenciatura em Educação Básica da ESELx. In C. Gonçalves & C. Tomás (Orgs.), Atas do V Encontro do CIED — Escola e Comunidade (pp. 447-459). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa.

Cardoso, Adriana, Magro, Catarina, Braz, João & Nunes, Teresa (2015). CUTe: Corpus of Portuguese Undergraduates' Texts - Um recurso para a investigação em escrita académica em português. In António Moreno, Fátima Silva, Isabel Falé, Íris Pereira & João Veloso (Orgs.), XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística — Textos selecionados (pp. 205-227). Porto: Associação Portuguesa de Linguística.

Cardoso, Adriana, Pereira, Susana & Silva, Encarnação (2015). Gramática & Texto: Desenvolvimento integrado de competências nos 1.º e 2º ciclos. Estudos Linguísticos / Linguistic studies10, 356-369. 

Cardoso, Adriana, Pereira, Susana & Silva, Encarnação (2015). Grammar and Text: An experiment in teacher training. Cultura y Educación Culture and Eduation 27(2), 456-463.

Cardoso, Adriana, Pereira, Susana, Sousa, Otília & Silva, Encarnação (2009). On the development of textual skills. L1 – Educational Studies in Language and Literature9(4), 63-86.

Cardoso, Adriana & Silva, Ana (2003). O texto informativo/explicativo no 1º Ciclo. In Cristina Mello, Antonino Silva, Clara Moura Lourenço, Lúcia Oliveira & Maria Helena Araújo e Sá. (Orgs.), A didáctica das línguas e literaturas em Portugal: Contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento (pp. 75-80). Coimbra: SPDLL & Pé de Página Editores.

Cardoso, Adriana & Silva, A. (2003). Problemas na produção e compreensão do texto explicativo. In Amália Bárrios & José Orlando Ribeiro (Coord.), Criatividade, Afectividade, Modernidade – Construindo hoje a escola do futuro (pp. 211-229). Lisboa: Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa.

Castelo, Adelina (2012). Competência metafonológica e sistema não-consonântico no Português Europeu: descrição, implicações e aplicações para o ensino do Português como língua materna. Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa.

 Castelo, Adelina (2012). A influência de propriedades fonológicas na segmentação: estudo‑piloto com alunos do 5.º e do 10.º ano de escolaridade. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, 6-7. Lisboa: Ed. Colibri/CLUNL, pp. 177-194.

Castelo, Adelina, Maria João Freitas e Fátima Miguens (2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos. In Maria João Freitas, Anabela Gonçalves e Inês Duarte (orgs.) Avaliação da Consciência Linguística: Aspetos fonológicos e sintáticos do Português. Lisboa: Ed. Colibri.

 Castelo, Adelina e Maria João Freitas (2014). As implicações didáticas para o ensino secundário que derivam das competências metafonológicas em alunos do ensino superior. In XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos selecionados. Porto: APL.

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Costa, A. (2003) O que é que é “é que”? O estudo de pseudo-clivadas invertidas de “é que” para o desenvolvimento do conhecimento explícito no Ensino Secundário. Atas do 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa:   APP, Lisboa Editora, pp. 263-279.

Costa, A. (2006) Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita. Atas do Encontro Internacional de Linguística Aplicada. Aveiro: Departamento de Línguas e Culturas. Universidade de Aveiro, pp. 47-63.

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Costa, A. (2010) Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita. Dissertação de doutoramento na especialidade de Linguística Educacional. Lisboa: Universidade de Lisboa, 306 pp.

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Pinto, J. Contributos para a formação contínua de professores de Português L2 em Cabo Verde: dificuldades perante uma estratégia inovadora (Tese publicada pela USC – ISBN 978-84-9887-444-0)

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Pinto, J. (2011). O ensino/aprendizagem da gramática do Português como L2: um estudo de caso. In RevPLE – Revista eletrónica de Português Língua Estrangeira, Português Língua Segunda e Português Língua Não Materna, Associação de Professores de Português (APP), n.º 2, inverno.

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Pinto, J. (2004). O ensino das línguas em Cabo Verde: a questão da interlíngua. In I. Duarte & J. V. Adragão (orgs.), Atas do Encontro Regional Associação Portuguesa de Linguística. O Ensino das Línguas e a Linguística. Setúbal: APL/ESE Setúbal (CD-ROM).

Pinto, J. & Silva, L. (2004). O ensino recíproco do Português e do Francês em Cabo Verde. In Actas do Colóquio Internacional da União Latina: O ensino recíproco do Francês e do Português na África Ocidental (pp. 167-175). Paris: União Latina.

Santos, A., Cardoso, A. & Pereira, S. (2014). Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridade. Tijuelo, 10, 84-100.

Sim-Sim, I., I. Duarte & M. J. Ferraz (1997). A Língua Materna na Educação Básica. Competências Nucleares e Níveis de Desempenho. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica. 110 pp.

Sousa, Otília & Cardoso, Adriana (Eds.). (2010). Desenvolver Competências em Língua: Percursos didácticos. Lisboa: Colibri / Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.

Sousa, Otília & Cardoso, Adriana (Eds.). (2008). Desenvolver Competências em Língua Portuguesa. Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa.

Sousa, Otília & Cardoso, Adriana (2005). Da língua em funcionamento ao funcionamento da língua. Palavras27, 61-69.