Referência do projecto: 209034.

Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (COPLE2) é atualmente financiado através do projecto RECAP.

Projeto:
Recursos para a Aprendizagem de Português (RECAP).

Equipa:

Iria del Río (Investigador Responsável)

Entidades financiadoras:

Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) - Referência do projecto: 209034, Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL), Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP).

Entidades participantes:

Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)
Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP)
Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE)

Duração do projecto:

Início: 01 Outubro de 2017
Fim: 30 de Setembro de 2018

Resumo:

O projeto RECAP visa ampliar e melhorar a atual versão do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (COPLE2).

O corpus será ampliado com novos textos escritos produzidos por alunos dos cursos de PLE/L2 do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP – FLUL). O processo de compilação, codificação e anotação seguirá os procedimentos estabelecidos em fases prévias de constituição do corpus. A equipa focará os seus esforços em melhorar o equilíbrio na composição do corpus, dando especial atenção não só às línguas maternas dos alunos, mas também ao tipo de tarefa/tópico dos textos. Será acrescentado também um pequeno corpus de controlo com textos escritos por falantes nativos de português.

O projeto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, como parte do programa para Portuguese Language and Culture (PGLCP); são entidades participantes o ICLP, o CAPLE e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

del Río, Iria & Mendes, Amália. (2018). Error annotation in a Learner Corpus of Portuguese. 11th International Conference on Language Resources and Evaluation. 7 a 12 de maio de 2018. Miyazaki, Japan.

López, Vanessa (2018). Infinitivos flexionados no COPLE2. Póster apresentado nas Jornadas de PLE, Universidade do Minho, 19 a 20 de janeiro de 2018.

FCG 01 FundacaoCalousteGulbenkian PRT CAPLE

Picture1