LiCO – Workshop sobre Línguas Construídas

És fã do universo Tolkien, do Star Trek e do Game of Thrones? Então, já ouviste falar em línguas como o Sindarin, o  Quenya, o Kinglon, o High Valyrian ou o Dothraki? Queres saber mais sobre estas línguas construídas?  Mais, queres aprender a construir uma língua só tua? Junta-te a nós no LiCo. Vem adquirir conhecimentos introdutórios em linguística geral e aplicá-los na criação de uma língua artificial só tua.

O curso é leccionado em português.

Data de realização: 24-28 de Junho de 2019

Local: Sala 1.26

Duração do curso: 1 semana (4h diárias de 24 a 27, 6h no dia 28)

Valor da inscrição (inclui certificado, coffee breaks e almoço de sexta-feira):

25€ para alunos da FLUL ou filhos de funcionários da FLUL

35€ para alunos da ULisboa ou filhos de funcionários da ULisboa

60€ para alunos externos à ULisboa

Período de inscrição: 27 de Maio a 7 de Junho de 2019 - O prazo limite de inscrição foi alargado até dia 17 de Junho.

Modo de inscrição:

Para se inscrever, preencha, por favor, a ficha de inscrição e envie a mesma, juntamente com o comprovativo da transferência bancária, para o nosso endereço de e-mail.

Dados para a tranferência:

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa, Portugal)

Caixa Geral de Depósitos, S.A. (Av. João XXI, 63, 1000-300 Lisboa, Portugal)

IBAN: PT50 0035 0824 00011450130 14

BIC / SWIFT: CGDIPTPL

Descritivo: CLUL - LiCO - Nome

Nota: Por questões logísticas, não há lugar a reembolsos.

Objectivos:

Este curso de verão pretende sensibilizar estudantes dos 15 aos 25 anos (alunos do ensino secundário e superior) para a importância do estudo da linguagem através de uma abordagem lúdica de construção de uma língua (no âmbito das chamadas línguas artificiais ou línguas construídas).

Propõe-se que os alunos adquiram conhecimentos introdutórios em linguística geral e as suas grandes componentes (fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica) e apliquem esses mesmos conhecimentos na criação de uma língua artificial, fazendo, para isso, uso da tipologia linguística fornecida. Partir-se-á do conhecimento prévio que os alunos possuam sobre a gramática da sua língua nativa e outras línguas estrangeiras que conheçam. A ligação entre língua e cultura será exemplificada com um módulo sobre o universo de Tolkien. A língua artificial, que será apresentada no final do curso, consistirá num pequeno esboço gramatical e um pequeno léxico, e, eventualmente uma pequena descrição cultural, se inserida numa ficção literária. Pretende-se uma abordagem lúdica e interativa em relação à linguística/ciências da linguagem.

Plano de estudos:

LiCO1

Bibliografia:

Rosenfelder, Mark (2010) The Language Construction Kit. Chicago: Yonagu books.

Rosenfelder, Mark (2012) The Advanced Language Construction Kit. Chicago: Yonagu Books.

Peterson, David J. (2015) The Art of Language Invention: From Horse-Lords to Dark Elves, the Words behind World-Building. New York: Penguin Books.

Rosenfelder, Mark (2011) The conlanger’s Lexipedia. Chicago: Yonagu Books.

Okrent, Arika (2009) In the Land of Invented Languages. Random House.

Cheyne, Ria (2008) Created Languages in Science Fiction. Science Fiction Studies, 35 (3), pp. 386-403.

Noletto, Israel Alves Correa (2010) Glossopoese - O Complexo e Desconhecido Mundo das Línguas Artificiais. Biblioteca 24 horas.

Número de vagas: 10 a 20

Organizadores e coordenadores científicos: Amália Mendes, Fernando Brissos e Nélia Alexandre

FCT Original        FLUL UL Original          CLUL pequeno