PC270032

Nome:  Maria Adriana Príncipe Cardoso

Data de nascimento: 3 de dezembro de 1975

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Grau Académico: Doutoramento

Situação Profissional: Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa

Setor de Investigação do CLUL: Dialetologia e Diacronia

Área de Investigação: Linguística Histórica, Sintaxe Comparada, Linguística Educacional

 


Graus Académicos:

  • 2011. Doutoramento em Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • 2002. Mestrado em Linguística, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • 1997. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Atividades Atuais:

  • Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Investigação

  • 2017-2019. Investigadora do projeto Percursos de Investigação em Didática do Português. Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
  • 2016–2018. Colaboradora no projeto Do Português Pré-clássico às variantes modernas: Contribuições para o estudo da sintaxe e suas interfaces. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Baía (9469/2015)
  • 2015–2017. Investigadora do projeto Didática da Língua Portuguesa. Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (ESELx/IPL/CIED/2016/A11).
  • 2012–2015. Investigadora do projeto WOChWELWord Order and Word Order Change in Western European Languages. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CLE-LIN/121707/2010).
  • 2014-2015. Investigadora do projeto Recursos Multimédia de Apoio à Escrita Académica. (Scriptorium — Centro de Escrita Académica em Português). Instituto Politécnico de Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia —Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior (129/ID/2014).
  • 2008 (abril e maio). Investigadora Visitante, Universidade de Groningen.
  • 2006–2009. Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT SFRH/BD/22475/2005).
  • 2003–2005. Investigadora do projeto Processos de Gestão do Erro. Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.
  • 2001–2003. Membro da equipa do projeto Fontes para a História da Língua Portuguesa. Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.
  • 2000–2004. Investigadora do projeto LER & ESCREVER — para uma tipologia textual. Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto de Incentivos à Qualidade da Educação.
  • 1997–1999. Investigadora do projeto GLEP — Gramática de Larga Escala do Português. Instituto de Linguística Teórica e Computacional (PRAXIS/PCSH/C/CLC/123/96).
  • 1996–1997. Membro da equipa dos projetos Corpora do Português Medieval. Etiquetagem e Segmentação Automáticas e Fontes para a História da Língua Portuguesa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (PRAXIS XXI PRAXIS/2/2.1/CSH/778/95), (JNICT FCSH/C/LIN/537/93).

 

Ensino

  • 2011–... Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • 2010–2011. Equiparada a Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • 2003–2005. Equiparada a Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • 1999–2002. Equiparada a Assistente do 1º Triénio na Escola Superior de Educação de Lisboa. 

 
Publicações:


Manuscritos/no prelo

  • Cardoso, A. & Vries, M. (2010). Internal and external heads in appositive constructions. Manuscrito. [pdf]
  • Cardoso, A. & Pinto, M. (2019). Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: um percurso centrado no artigo científico. Texto submetido a publicação relativa ao I Encontro Nacional Discurso Académico.
  • Cardoso, A. Sebastião, I. & Teixeira, C. (2019). O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. exto submetido a publicação relativa ao I Encontro Nacional Discurso Académico.

 

2019


2018

  • Martins, A. M. & Cardoso, A. (Eds.). (2018). Word Order Change. Oxford: Oxford University Press.
  • Martins, A. M. & Cardoso, A. (Eds.). (2018). Word order change from a diachronic generative syntax perspective, In A. M. Martins & A. Cardoso (Eds.). Word Order Change (pp. 1-15). Oxford: Oxford University Press.
  • Cardoso, A. (2018). Discontinuous noun phrases and remnant-internal relativization in the diachrony of Portuguese (pp. 45-67). In A. M. Martins & A. Cardoso (Eds.). Word Order Change. Oxford: Oxford University Press.
  • Cardoso, A., Sebastião, I. & Teixeira, C. (2018). O resumo de artigo científico: exemplo de um percurso didático em escrita académica. In P. Osório, E. Leurquin & M. C. Coelho (Orgs.), Lugar da gramática na aula de Português (pp. 126-147). Rio de Janeiro: Dialogarts.
  • Cardoso, A., Pereira, S., Pinto, M. & Silva, E. (2018). O ensino da gramática pela descoberta: o projeto PerGRam. In P. Osório, E. Leurquin & M. C. Coelho (Orgs.), Lugar da gramática na aula de Português (pp. 276-289). Rio de Janeiro: Dialogarts.


2017

 

2016

 

2015


2014

 

2013

  • Cardoso, A. & Alexandre, N. (2013). Relativas clivadas em variedades não standard do português. In F. Silva, I. Falé & I. Pereira (Orgs.), XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - Textos selecionados [Faro, 2012] (pp. 205-227). Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística.


2012

  • Cardoso, A. (2012). Extraposition of restrictive relative clauses in the history of Portuguese. In C. Galves, S. Cyrino, R. Lopes, F. Sandalo & J. Avelar (Eds.), Parameter theory and linguistic change (pp. 77-96). Oxford: Oxford University Press. [pdf]
  • Marquilhas, R. & Cardoso, A. (2012). O estilo do crime: A análise de texto em estilística forense. In A. Costa, C. Flores & N. Alexandre (Orgs.), XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - Textos selecionados [Lisboa, 2011] (pp. 416-436). Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística.


2011

  • Cardoso, A., Carrilho, E. & Pereira, S. (2011). On verbal agreement variation in European Portuguese: syntactic conditions for the  3SG/3PL alternation.
    Diacrítica, 25(1), 137-159. [pdf]

 

2010

  • Cardoso, A. (2010). Variation and Change in the Syntax of Relative Clauses.
    Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

2009

  • Cardoso, A., Pereira, S., Sousa, O. & Silva, E. (2009). On the Development of Textual Skills. L1 – Educational Studies in Language and Literature , 9(4), 63-86. [pdf]

 

2008

  • Sousa, O. & Cardoso, A. (Eds.) (2008). Desenvolver Competências em Língua Portuguesa. Lisboa: Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Cardoso, A. (2008). Desenvolver c ompetências de análise linguística.In O. Sousa & A. Cardoso (Eds.). Desenvolver Competências em Língua Portuguesa (pp. 137-172). Lisboa: Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa.

 

2007

  • Cardoso, A. (2007). O morfema relativo o qual em diacronia. Dissertando: Sessão de Estudantes. Comemorações dos 75 anos do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Lisboa: CLUL.

 

2005

  • Sousa, O. & Cardoso, A. (2005). Da língua em funcionamento ao funcionamento da língua. Palavras, 27, 61-69.

 

2003

  • Cardoso, A. & Silva, A. (2003). O texto informativo/explicativo no 1º Ciclo. In C. Mello, A. Silva, C. Lourenço, L. Oliveira & M. H. Araújo e Sá. (Orgs.). A Didáctica das Línguas e Literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento (pp. 75-80). Coimbra: SPDLL & Pé de Página Editores.
  • Cardoso, A. & Silva, A. (2003). Problemas na produção e compreensão do texto explicativo. In Bárrios, A. & Ribeiro, J. (Coord.). Criatividade, Afectividade, Modernidade – construindo hoje a escola do futuro [Selecção de Intervenções Apresentadas no 2º Encontro Nacional de Investigação e Formação na Escola Superior de Educação de Lisboa, Novembro de 2001] (pp. 211-229). Lisboa: Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa.

 

2002

  • Cardoso, A. (2002). A Língua Latino-Portuguesa de Notários do Século XI. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. [pdf vol. 1] [pdf vol. 2]
  • Cardoso, A. & Pereira, S. (2002). Contributos para o estudo da emergência do tempo composto em Português. Revista da ABRALIN — Associação Brasileira de Linguística. 2(2), 159-181. [pdf]
  • Cardoso, A., Costa, M. & Pereira, S. (2002). Para uma tipologia de erros. Ler Educação, 2, 2ª série, 5-25.

 

1999

  • Eliseu, A., Cardoso, A., Gonçalinho, E. & Magro, C. (1999). Gramática de Larga Escala do Português. In P. Marrafa & A. Mota (Orgs.). Linguística Computacional: Investigação Fundamental e Aplicações. [I Workshop sobre Linguística Computacional da Associação Portuguesa de Linguística, FLUL, Maio de 1998] (pp. 263-270). Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística / Colibri.


Comunicações e Posters:

2019

2018

  • Cardoso, A., Rodrigues, R. P., Gonçalves, C. & Pereira, S. (14 dezembro, 2018). Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do português no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Póster apresentado no VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior. Instituto Politécnico de Castelo Branco.

  • Cardoso, A., Teixeira, C. & Sebastião, I. (31 outubro, 2018). Collaborative academic writing in higher education. IRC Pre-Summit Writing Workshop, 1st Literacy Summit, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Porto.

  • Cardoso, A. & Pinto, M. (8 de setembro, 2018). Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: um percurso centrado no artigo científico. Comunicação apresentada no ENDA, 1.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Instituto Politécnico de Leiria.
  • Cardoso, A., Sebastião, I. & Teixeira, T. (8 de setembro, 2018). O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. Comunicação apresentada no ENDA, 1.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Instituto Politécnico de Leiria.
  • Cardoso, A., Sebastião, I. & Teixeira, T. (13 de julho, 2018). Escrita colaborativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo científico. Comunicação apresentada no III Encontro Temático APL/ESE. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

  • Cardoso, A. & Rodrigues, R. P. (22 de junho, 2018). Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: O projeto RED.PT. Simpósio Formação de Professores para o ensino de línguas. Comunicação apresentada no Simpósio Formação de Professores para o ensino de línguas. 6th International Congress of Educational Sciences and Development. Instituto Politécnico de Setúbal.
  • Pereira, S., Pinto, M. & Cardoso, A. (22 de junho, 2018). O ensino da gramática pela descoberta. Comunicação apresentada no Simpósio Formação de Professores para o ensino de línguas. 6th International Congress of Educational Sciences and Development. Instituto Politécnico de Setúbal.
  • Cardoso, A. & Pereira, S. (4 de março, 2018). A utilização de corpora no ensino/aprendizagem do português. Comunicação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa, Aula Aberta das unidades curriculares de Fonética e Fonologia do Português e Escrita Académica em Português.
  • Cardoso, A., Sebastião, A. & Teixeira, C. (19 de janeiro, 2018). Percursos de escrita no ensino superior:
    o resumo no artigo científico. Comunicação apresentada no 17.º WGT, (Novos) Balanços e perspetivas. Grupo de Gramática & Texto, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.
  • Cardoso, A., Sebastião, A. & Teixeira, C. (26-27 de junho, 2018). Portuguese Academic Writing: Peer interaction in abstract production task. Comunicação apresentada no SIG Eduling Seminar, Linguistics for language teaching and learning, Poland.

 2017

  • Cardoso, A. & Rodrigues, R. (11 de novembro, 2017). RED.PT Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Mostra de Projetos Educativos. XIX International Symposium on Computers in Education, VIII CIED Meeting - II International Meeting.

2015

  • Fontich, X., Susana, P., Santos, A. & Cardoso, A. (28 de agosto, 2015). Raising language awareness in early primary: manipulation tasks, metalanguage, and interaction. Comunicação apresentada na confererência 16th Biennal Conference Earli 2015, Universidade de Tecnologia do Chipre, Limassol.
  • Magro, M. & Cardoso, A. (3 de julho, 2015). Scriptorium: Centro de Escrita Académica em Português. Comunicação apresentada no Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES.15. Instituto Politécnico de Leiria.
  • Martins, A. M., Cardoso, A. & Pereira, S. (30 de maio, 2015). What counts as evidence against the V2 status of earlier stages of a language? Comunicação apresentada na conferência Diachronic Generative Syntax  (DiGS17), Universidade da Islândia, Reiquiavique.

 

2014

  • Santos, A. R., Cardoso, A. & Pereira, P. (28 de fevereiro, 2014). Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade. Comunicação apresentada no I Congrés Internacional sobre l'ensenyament de la gramàtica ‑ Present, Passat i Futur. Universidade de Valência.
  • Santos, A. R., Cardoso, A. & Pereira, S. (2 de julho, 2014). The development of language awareness in the 1st grade of Primary School. Comunicação apresentada no Congresso Language Awareness 2014: Achievements and Challenges. Universidade de Hamar, Noruega.
  • Cardoso, A., Pereira, S. & Silva, E. (3 de julho, 2014) From teacher education to teaching experience: beliefs about explicit knowledge of language. Comunicação apresentada no Congresso Language Awareness 2014: Achievements and Challenges. Universidade de Hamar, Noruega.

 

2013

  • Cardoso, A. & Magro, C.  (7 de dezembro, 2013). Problemas de coesão referencial na escrita académica em português. Comunicação apresentada na 3ª Conferência Internacional em Gramática e Texto - GRATO 2013. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
  • Cardoso, A., Pereira, S. & Silva, E. (7 de dezembro, 2013). Gramática & texto: Desenvolvimento integrado de competências nos 1.º e 2º ciclos. Comunicação apresentada na 3ª Conferência Internacional em Gramática e Texto - GRATO 2013. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
  • Cardoso, A., Magro, C., Braz, J. & Nunes, T. (24 de outubro, 2013). CUTe: Corpus of Portuguese Undergraduates' Texts - Um recurso para a investigação em escrita académica em português. Póster apresentado no XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Universidade de Coimbra.
  • Cardoso, A., Pereira, S. & Silva, E. (12 de abril, 2013). Da formação inicial à sala de aula: Conceções sobre o ensino e a aprendizagem do conhecimento explícito.
    Comunicação apresentada no III Encontro Internacional do Português. Escola Superior de Educação de Santarém.

 

2012

  • Cardoso, A., Magro, C., Braz, J. & Nunes, T. (23 de novembro, 2012)
    Errare humanum est. Comunicação apresentada no congresso Former à l’écrit universitaire : Un terrain pour la linguistique.  Universidade Paris Ouest Naterre La Défense & Universidade de Chicago.
  •  Cardoso, A. (20 de janeiro, 2012). Variation and change in the syntax of appositive relative clauses: New evidence from Portuguese. Comunicação apresentada no simpósio (Ap)positive thinking in linguistics [simpósio realizado por ocasião da defesa da dissertação de doutoramento de Herman Heringa]. Universidade de Groningen.

 

2011

  • Cardoso, A. & Magro, C. (24 de novembro, 2011). Naming constructions in European Portuguese: A new contribution to dialect differentiation. Póster apresentado na conferência International Symposium on Limits and Areas in Dialectology. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
  • Cardoso, A. & Magro, C. (18 de novembro, 2011). Um percurso de escrita para o ensino superior. Póster apresentado no V Encontro do CIED - Escola e Comunidade. Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Cardoso, A., Leite, T., Magro, C., Pereira, S. Silva, A. & Silva, E. (18 de novembro, 2011). Teach-G: um projecto sobre o ensino da gramática. Póster apresentado no V Encontro do CIED - Escola e Comunidade. Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Cardoso, A. (14 de junho, 2011). Variation and change in the syntax of relative clauses: New evidence from Portuguese. Comunicação apresentada no encontro 12º QUID NOVI? - Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística. Universidade do Porto.
  • Cardoso, A. (5 de junho , 2011). Discontinuous noun phrases and remnant-internal relativization in the diachrony of Portuguese. Póster apresentado na conferência 13th International Diachronic Generative Syntax Conference. Universidade de Pennsylvania.

 

2009

  • Cardoso, A., Carrilho, E. & Pereira, S. (26 de junho, 2009). Non-standard singulars in European Portuguese dialects: Linguistic conditions on concord variation. Comunicação apresentada na conferência 5th International Conference on Language Variation in Europe (ICLAVE 5). Universidade de Copenhagen.

 

2008

  • Cardoso, A., Carrilho, E. & Pereira, S.  (17 de setembro, 2008). On impersonal 3rd person singular verb agreement: Evidence from non-standard European Portuguese. Comunicação apresentada na conferência Languages in Contrast: Grammar, Translation, Corpora (41st annual meeting of SLE). Universidade de Bolonha (Forli).

 

2007

  • Cardoso, A. (November 5, 2007). O morfema relativo o qual em diacronia. Póster apresentado na sessão Dissertando. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
  • Cardoso, A. (14 de setembro, 2007). Head-internal Relative Clauses in the History of Portuguese? Póster apresentado na conferência Interdisciplinary Approaches to Relative Clauses. Universidade de Cambridge.

 

2006

  • Cardoso, A. (December 6, 2006). A Nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário. Comunicação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa.

 

2004

  • Aleixo, C., Cardoso, A., Costa, M., Pereira, S. & Silva, E. (14 de julho, 2004). Processos de Gestão do Erro. Póster apresentado no 2º Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo. Escola Superior de Educação de Lisboa.

 

2003

  • Cardoso, A. (11 de agosto, 2003). Latin and Romance in 11th century notarial texts. Comunicação apresentada na conferência 16th International Conference on Historical Linguistics. Universidade de Copenhaga.
  • Cardoso, A. & Pereira, S. (13 de agosto, 2003). Ter/Haver + past participle in 13th century Portuguese texts. Comunicação apresentada na conferência 16th International Conference on Historical Linguistics. Universidade de Copenhaga.

 

2002

  • Cardoso, A., Costa, M., Pereira, S., Silva, A. & Sousa, O. (setembro, 2002). Projecto Ler e Escrever - para uma tipologia textual. Póster apresentado na conferência Linguística e Ensino do Português Língua Materna e Língua Não Materna. Universidade do Minho.
  • Cardoso, A., Costa, M. & Pereira, S. (12 de julho, 2002). Contributos para uma Tipologia de Erros. Póster apresentado no encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo. Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Cardoso, A. & Silva, A. (maio, 2002). Construção da Competência Textual e Estudo Acompanhado. Comunicação apresentada no simpósio Desenvolvimento da competência Textual no 1º Ciclo. Escola Superior de Educação de Beja.

 

1998

  • Eliseu, A., Gonçalinho, E. & Magro, C. (25-27 de maio, 1998). Gramática de Larga Escala do Português. Póster apresentado no I Workshop sobre Linguística Computacional da Associação Portuguesa de Linguística. Universidade de Lisboa.

 


Recursos (corpora, textos anotados):

2015

  • Martins, A. M., Pereira, S. & Cardoso A. (2013-15). Parsed Legal Documents. CC licensed: WOChWEL by Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

 

2014-2015

  • Martins, A. M., Pereira, S. & Cardoso (2014-15). Parsed Demanda do Santo Graal. CC licensed: WOChWEL. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.


2013-2015

  • Martins, A. M., Pereira, S. & Cardoso A. (2013-15). Parsed José de Arimateia. CC licensed: WOChWEL by Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.


2013-14

 

Recursos didáticos:

  • Magro, C., Cardoso, A. (Conceção), Braz, J. (Vídeo e Música), Magro, C. (Narração) & Nunes, T. (Produção) (2015). Uso da vírgula: 7 regras essenciais [tutorial multimédia]. Lisboa: Scriptorium — Centro de Escrita Académica em Português.
  • Magro, C., Cardoso, A. (Conceção), Braz, J. (Vídeo e Música), Magro, C. (Narração), Albuquerque (Ilustração) & Nunes, T. (Produção) (2015). Uso da vírgula: conjunções e conetores [tutorial multimédia]. Lisboa: Scriptorium — Centro de Escrita Académica em Português.


Orientação de dissertações de doutoramento

  • Pereira, S. (2012). Protótipo de um Glossário dos Dialetos Portugueses, com informação sintática. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Lisboa [orientador: Ana Maria Martins; coorientadores: Rosario Álvarez Blanco e Adriana Cardoso].

 

Orientação de dissertações de mestrado (académico)

  • Ribeiro, D. (2019). Articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com Perturbação de Desenvolvimento de Linguagem: estudo de caso Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Dina Caetano Alves; coorientador: Adriana Cardoso].
  • Santos, A. R. (2016). Avaliação da consciência sintática à entrada do 1.º Ciclo. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Susana Pereira; coorientador: Adriana Cardoso].
  • Gonçalves, L. M. V. (2015). Desenvolver o conhecimento sintático explícito no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Anabela Gonçalves; coorientador: Adriana Cardoso].
  • Carneiro, F. (2013). O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Teresa Leite; coorientador: Adriana Cardoso].
  • Paulino, L. (2012). Escrever com arte. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Adriana Cardoso; coorientador: Encarnação Silva].
  • Costa, T. (2011). O texto expositivo num manual escolar de Estudo do Meio. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Otília Sousa; coorientador: Adriana Cardoso].
  • Pacheco, N. (2011). Ensino do Léxico e Texto Descritivo. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Otília Sousa; coorientador: Adriana Cardoso].

 

Orientação de dissertações de mestrado (profissionalizante)

  • Cardoso, M. (2015). Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico: Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade. Relatório de Estágio. Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Adriana Cardoso].
  • Almeida, P. (2012). Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico: A perspetiva dos alunos sobre a (des)articulação entre ciclos. Dissertação de Mestrado (Projeto). Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Adriana Cardoso].
  • Cardoso, T. (2012). Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico: O ensino da compreensão da leitura. Dissertação de Mestrado (Projeto). Escola Superior de Educação de Lisboa [orientador: Adriana Cardoso].