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Nome:
Adelina Castelo

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Grau Académico: Doutoramento

Situação Profissional: Professora Adjunta no Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, Instituto Politécnico de Macau

Setor de Investigação do CLUL: Gramática & Recursos

Área de Investigação: Fonologia, Linguística Educacional, Construção de Materiais Didácticos, Aquisição de Língua Segunda

Graus Académicos:

  • 2012. Doutoramento em Linguística (Linguística Educacional), pela Universidade de Lisboa
  • 2004. Mestrado em Linguística (Linguística Portuguesa), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • 2001. Ramo de Formação Educacional - Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • 1999. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Atividades:

  • 2015-...: Professora Adjunta do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, Instituto Politécnico de Macau
  • 2013-2015: Professora Adjunta Convidada da Área de Ciências da Linguagem; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu
  • 2013: Formadora no âmbito da formação de Professores sobre as Metas Curriculares dos 1.º e 2.º ciclos, promovida pelo Ministério da Educação e Ciência; Faculdade de Letras de Lisboa
  • 2013-… - Colaboradora nas equipas de avaliação e certificação de manuais do ensino básico para o 2.º e o 3.º ciclos, na Escola Superior de Educação de Viseu
  • 2012-2015: Professora do Ensino Básico e Secundário; Colégio Mira-Rio
  • 2011 (janeiro e fevereiro): Investigadora visitante no grupo de investigação Language and Cognitive Development; Department of Experimental Psychology, University of Oxford (Reino Unido), sob a orientação da Professora Doutora Kate Nation
  • 2010 (24-26 de novembro): Investigadora visitante no grupo de investigação Learning and Plasticity; Behavioural Science Institute, Radboud University Nijmegen (Países Baixos), sob a orientação do Professor Doutor Ludo Verhoeven
  • 2008-2010: Colaboradora de investigação no Projecto “Aquisição do Português Europeu: recursos e resultados linguísticos”; CLUL
  • 2007-2011: Estudante de doutoramento (bolsa FCT/SFRH/BD/36669/2007); Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • 2007-2009: Formadora no âmbito do PNEP – Programa Nacional de Ensino do Português no 1º Ciclo do Ensino Básico; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
  • 2007-2008 (1º semestre): Professora Auxiliar convidada de Linguística; Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica
  • 2003-2007: Assistente da Área Científica de Português; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu
  • 2002-2003: Colaboradora de investigação no Projecto “Understanding Phonology: The phonological constituents of European Portuguese”; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • 2000-2001: Estágio profissional como Professora de Português e Francês no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário; Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha
  • 1999 (julho e setembro): Tarefeira num projecto de investigação; CLUL


Publicações:

2017

  • Castelo, Adelina (2017/no prelo). Ensino da componente fonético-fonológica: uma síntese e um exemplo de português para estrangeiros. Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, n.º 12.
  • Castelo, Adelina (2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
  • Castelo, Adelina (2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal (Livro do Professor). Macau: Instituto Politécnico de Macau.
  • Castelo, Adelina, Bruna Morelo e José Coelho de Souza (2017/no prelo). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 2: Música do Brasil. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
  • Castelo, Adelina, Bruna Morelo e José Coelho de Souza (2017/no prelo). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 2: Música do Brasil (Livro do Professor). Macau: Instituto Politécnico de Macau.
  • Castelo, Adelina, Bruna Morelo e José Coelho de Souza (2017/no prelo). Pontes entre os aprendentes chineses e o ensino de PLE. Atas da Conferência Internacional Pontes Europa – China. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria.
  • Castelo, Adelina, e Otília Sousa (2017). Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior – a acentuação gráficaDa Investigação às Práticas, 7(3), pp. 84 - 107.
  • Castelo, Adelina, e Rita Santos (2017). As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português. In Luis Gonçalves (org.). Português como língua estrangeira, de herança e materna: abordagens, contextos e práticas. Roosevelt, New Jersey: Boavista Press, pp.123-136. 

2016

  • Antunes, Sandra, Amália Mendes, Anabela Gonçalves, Maarten Janssen, Nélia Alexandre, António Avelar, Adelina Castelo, Inês Duarte, Maria João Freitas, José Pascoal e Jorge Pinto (2016). Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 1, pp.37-56.

  • Castelo, Adelina, Rita Santos e Maria João Freitas (2016). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. In Barbara Hlibowicka-Węglarz, Justyna Wiśniewska, Edyta Jabłonka (org.). Língua Portuguesa: Unidade na diversidade. Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Skłodowskiej, pp.181-194.

  • Silva, Ana Isabel, João Paulo Balula, Isabel Aires de Matos, Susana Amante, Adelina Castelo e Dulce Melão (2016). Manuais escolares de Português: cenários didácticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares. In Barbara Hlibowicka-Węglarz, Justyna Wiśniewska, Edyta Jabłonka (org.). Língua Portuguesa: Unidade na diversidade. Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Skłodowskiej, pp. 195-208.

2015

2014

2012

  • Freitas, Maria João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa e Adelina Castelo (2012). Os sons que estão nas palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Ed. Colibri.
  • Castelo, Adelina (2012). A influência de propriedades fonológicas na segmentação: estudo-piloto com alunos do 5º e do 10º ano de escolaridade. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, 6-7. Lisboa: Ed. Colibri/CLUNL, pp. 177-194.

2010

  • Castelo, Adelina (2010). Processos fonológicos e consciência linguística: estudo-piloto com alunos do 1º ano do Ensino Superior. In Ana Maria Brito, Fátima Silva, João Veloso e Alexandra Fiéis (orgs.). Textos Seleccionados. XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Porto: Associação Portuguesa de Linguística, pp. 259-275.
  • Castelo, Adelina e Maria João Freitas (2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos. In Maria João Freitas, Anabela Gonçalves e Inês Duarte (orgs.). Avaliação da consciência linguística: aspectos fonológicos e sintácticos do Português. Lisboa: Ed. Colibri, pp. 123-148.

2009

2008

  • Castelo, Adelina (2008). Níveis de consciência fonológica em estudantes do Ensino Superior: um estudo-piloto. In Ana Lúcia Santos e Sónia Frota (orgs.), XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Seleccionados. Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística, pp. 105-118.

2007

2006

  • Castelo, Adelina (2006). A Proeminência Secundária Rítmica no Português Europeu: uma proposta. In Fátima Oliveira e Joaquim Barbosa (orgs.), Actas do XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística, pp. 261-272.

2005

  • Castelo, Adelina (2005). Léxico de alguns adolescentes da zona de Lisboa. In Inês Duarte e Isabel Leiria (orgs.) Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística, pp. 323-333.
  • Castelo, Adelina (2005). The Perception of Word Primary Stress by European Portuguese Speakers. In Sónia Frota, Marina Vigário e Maria João Freitas (orgs.). Prosodies (Selected papers from the Phonetics and Phonology in Iberia Conference, 2003). Phonetics and Phonology Series. Berlim, Nova Iorque: Mouton de Gruyter.

2004

  • Castelo, Adelina (2004). Questões sobre acento(s) não-primário(s) no PE. In Tiago Freitas e Amália Mendes (orgs.), Actas do XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística, pp. 363-374.

 

Teses:

  • Castelo, Adelina (2004). A Proeminência Secundária no Português Europeu. Tese de mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
Apresentações em congressos:
 
2017
  • Melão, Dulce, Ana Isabel Silva, Susana Amante, Adelina Castelo, Isabel Aires de Matos e João Paulo Balula (2017, outubro). O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária – percursos de análise no 1.º CEB. VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 24-28 de outubro, Escola Superior de Educação de Santarém.
  • Zhou, Chao, Maria João Freitas e Adelina Castelo (2017, setembro). A aquisição das consoantes laterais do português europeu por aprendentes chineses. XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 27-29 setembro, Universidade de Évora, Portugal.
  • Castelo, Adelina, Bruna Morelo e José Coelho de Souza (2017, julho). Validação de materiais para uma melhor interacção em aula. IV Fórum Internacional do Ensino de Língua Portuguesa na China, 8-9 de julho, Universidade de Comunicação da China, Pequim, China.
  • Castelo, Adelina, Yixing Xu, Yantong Du, Hanyu Fu, Jianing Hu, Ye Lin, Xianru Ma e  Liliana Soares (2017, julho). Experiência(s) no Ensino da Pronúncia a Aprendentes Chineses. IV Fórum Internacional do Ensino de Língua Portuguesa na China, 8-9 de julho, Universidade de Comunicação da China, Pequim, China.
  • Xavier, Lola Geraldes, Adelina Castelo e Cláudia Rouxinol (2017, julho). Da literatura às representações culturais: um caminho em construção. Congresso Internacional Itinerâncias: textos, mediações e transculturações, 12-14 de julho, Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Castelo, Adelina, e Maria João Freitas (2017, julho). A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses. XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, 23-29 julho, Instituto Politécnico de Macau, China.
  • Zhou, Chao, Maria João Freitas e Adelina Castelo (2017, julho). A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses. XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, 23-29 julho, Instituto Politécnico de Macau, China.
  • Xavier, Lola, Adelina Castelo e Cláudia Rouxinol (2017, março). Representações culturais da lusofonia a partir de Macau. Lusofonia, Utopia Criadora? Congresso Internacional Filosofia e Literatura: Entre Portugal e Macau, 28-30 de março, Instituto Politécnico de Macau / Universidade de Macau / Universidade de São José, China.

2016

  • Castelo, Adelina (2016, novembro). Ensino da pronúncia: a Altura de Vogal. Intervenção na mesa-redonda “Como se ensina a escrever e a falar em PLE?”, Colóquio Diálogos entre Língua(s), Literatura(s) e Cultura(s) no ensino e na tradução do Português e do Chinês, 14-15 de novembro, Instituto Politécnico de Macau, China.

  • Castelo, Adelina, Bruna Morelo e José Coelho de Souza (2016, novembro). Pontes entre os aprendentes chineses e o ensino de PLE. Conferência Internacional Pontes Europa – China, 9-11 de novembro, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal.

  • Castelo, Adelina e Rita Santos (2016, agosto). As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português. V EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, 18-19 de agosto, Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos.

  • Balula, João Paulo, Adelina Castelo, Dulce Melão, Ana Isabel Silva, Susana Amante e Isabel Aires de Matos (2016, julho). A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico. 1.º Encontro Temático APL/ESSE / 8.º Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade, 1-2 de julho, Escola Superior de Educação de Lisboa. 
  • Castelo, Adelina e Rita Santos (2016, abril). Perfil do Aprendente Chinês de PLE: algumas propriedades fonéticas. Conferência Internacional: Ensino e Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, 8-9 de abril, Universidade de Macau, Macau, China. 

2015

  • Castelo, Adelina, Rita Santos e Maria João Freitas (2015, dezembro). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. III Jornadas de PLE: Aquisição e Didáctica, 11-12 de dezembro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  
  • Castelo, Adelina, Rita Santos e Maria João Freitas (2015, novembro). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. Congresso Internacional “Língua Portuguesa: Unidade na diversidade. Cultura, Literatura, História, Linguística, Tradução e Ensino” (35 anos dos Estudos Portugueses na Universidade Marie Curie-Skłodowska em Lublin, 10 anos do Centro de Língua Portuguesa/Camões, 10 anos do CELPE-Bras na Universidade Marie Curie-Skłodowska), 5-6 de novembro, Universidade Marie Curie-Skłodowska, Lublin, Polónia.  
  • Silva, Ana Isabel, João Paulo Balula, Isabel Aires de Matos, Susana Amante, Adelina Castelo e Dulce Melão (2015, novembro). Manuais escolares de Português: cenários didáticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares. Congresso Internacional “Língua Portuguesa: Unidade na diversidade. Cultura, Literatura, História, Linguística, Tradução e Ensino” (35 anos dos Estudos Portugueses na Universidade Marie Curie-Skłodowska em Lublin, 10 anos do Centro de Língua Portuguesa/Camões, 10 anos do CELPE-Bras na Universidade Marie Curie-Skłodowska), 5-6 de novembro, Universidade Marie Curie-Skłodowska, Lublin, Polónia.  
  • Castelo, Adelina, Rita Santos e Maria João Freitas (2015, outubro). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. Workshop Learner Corpus: da construção de um corpus à análise de dados de PL2, 16 de outubro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  
  • Amante, Susana, João Paulo Balula, Ana Isabel Silva, Dulce Melão e Adelina Castelo (2015, junho). Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 education. 10th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) / 1st ARLE (Association for Research in L1 Education) conference - Languages, Literatures & Literacies, 3-5 junho, University of Southern Denmark, Odense, Dinamarca.  
  • Silva, Ana Isabel, Isabel Aires de Matos, Dulce Melão, Susana Amante e Adelina Castelo (2015, junho). Assessment of the impact of the Common Core State Standards on Primary School Textbooks of Portuguese. 10th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) / 1st ARLE (Association for Research in L1 Education) conference - Languages, Literatures & Literacies, 3-5 junho, University of Southern Denmark, Odense, Dinamarca.
2014 2013
2010
  • Freitas, Maria João, Isabel Hub Faria, Dina Alves, Catarina Afonso, Adelina Castelo, Teresa Costa e Francisco Vicente (2010, outubro). Contributos para o controlo de variáveis linguísticas na avaliação da consciência fonológica. Colóquio Leitura: Investigação e Ensino, 18-19 outubro 2010, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Castelo, Adelina, Maria João Freitas, Inês Sim-Sim e Fátima Miguens (2010, julho). Linguistic Properties and Phonological Awareness in Middle and Secondary Schooling. 10th International Conference of the Association for Language Awareness, 25-28 julho 2010, Universidade de Kassel, Alemanha.

 

Pósteres:

2010

2009

2008

2005

 
Apresentações por convite:
  • 2017. "As Canções no ensino da fonética em PLE", Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Macau.
  • 2013. “Competência Metafonológica e Sistema Não Consonântico no Português Europeu: Descrição, Implicações e Aplicações ao Ensino do Português como Língua Materna”; 14.ª edição do Quid Novi? – Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a convite dos Professores João Veloso e Fátima Silva.
  • 2011. “Consciência fonológica”; Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, a convite da Professora Paula Vital.
  • 2009. “Consciência fonológica”; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, a convite da Professora Doutora Maria João Freitas.
  • 2009. “Consciência fonológica”; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a convite da Professora Doutora Maria João Freitas.

 

Coorientação de teses / relatórios de mestrado

Concluídos

  • Zhou, Chao (2016-2017). A Aquisição das Consoantes Líquidas por Falantes Chineses. Tese de Mestrado. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. (orientadora: Maria João Freitas)
  • Presas, Rosângela (2015-2016). Prática de Ensino Supervisionado e o Uso de Contos de Tradição Oral no Desenvolvimento da Oralidade: um estudo de caso em contexto de 1.º CEB. Relatório final de estágio do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. (orientadora: Isabel Aires de Matos)
  •  Fumega, Diana (2014-2015). Prática de Ensino Supervisionado e Desenvolvimento da Linguagem Oral: um estudo de caso em contexto de Educação Pré-Escolar. Relatório final de estágio do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. (orientadora: Isabel Aires de Matos)
  • Sousa, Rita (2014-2015). Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português Língua não Materna na Educação Pré-Escolar: estudo de caso. Relatório final de estágio do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. (orientadora: Isabel Aires de Matos)