Nome: Armanda Costa

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Grau Académico: Doutoramento
 
Situação Profissional: Professora Auxiliar de nomeação definitiva

Sector de Investigação do CLUL:
Laboratório de Psicolinguística

Área de Investigação:
Psicolinguística; Processamento da linguagem verbal; Leitura;

Outras áreas de investigação:

Linguística Educacional; Processamento bilingue
Graus Académicos:
2003 Doutoramento em Letras (Psicolinguística) FLUL
1992 Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva (Psicolinguística) FLUL
1981 Licenciatura em Filologia Românica (Linguística) FLUL

    Actividades
     
  • Professora do Departamento de Linguística Geral e Românica (DLGR) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), desde 2003
  • Assistente convidada do Departamento de Linguística Geral e Românica (DLGR) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), desde 1986
  • Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), desde 2007
  • Investigadora da Onset - Centro de Estudos da Linguagem, 2004-2007
  • Representante da área de Ciências da Linguagem (ACL-FLUL) no Programa em Ciência Cognitiva (mestrado e doutoramento, Universidade de Lisboa, desde 2008
  • Directora do Minor em Linguística Experimental (ACL-FLUL), desde 2010
  • Directora do Curso Pós-Graduado de Especialização em Conhecimento do Português Europeu: instrumentos para avaliação e diagnóstico da língua (ACL-FLUL), desde 2010 
  • Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, desde 2010

 


 

  • Projectos de investigação
    • Compreensão na leitura. Processamento de palavras, frases e textos, PTDC/LIN/67854/2006- (Investigadora Responsável)
    • Silent Constituents in the Grammar of Portuguese Project Reference, PTDC/LIN/66202/2006-
    • Turmas bilingues. ILTEC, Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), 2008-2012 (consultora) 
    • Materiais didácticos para a aprendizagem e ensino da escrita nos dois primeiros ciclos do Ensino Básico. FCG, 2007/2009 (coordenadora)
  • Plano Nacional de Leitura,  Ministério da Educação, e Ministério da Cultura , (membro do Conselho  Científico )
    • Análise do movimento dos olhos durante a leitura. Laboratório de Psicolinguística. Projecto financiado pela FCG, (desde Out. 2003).
    • Processamento de frases em tempo real por sujeitos bilingues portugueses/franceses - plasticidade dos fenómenos de transferência entre línguas. Parceria do Laboratório de Psicolinguística da FLUL com o Laboratoire Cognition et Développement, CNRS, ParisV, GRICES (Portugal) / EGIDE (França), (2003-2005).
    • Diversidade Linguística nas Escolas Portuguesas, ILTEC e Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação. FCG (2003-2007).
    • Développement du lexique et de la morphosyntaxe: variation interlinguistique, variation interindividuelle, modélisation. Programa Cognitique, Ministère de la Recherche, França e Laboratoire Cognition et Développement, CNRS, ParisV (2000-2003).
    • Processamento e compreensão de frases: recuperação de constituintes sintácticos não realizados lexicalmente. Laboratório de Psicolinguística da FLUL/Laboratoire Cognition et Développement, CNRS, UMR, 8605, Univ. Paris V - René Descartes. Programa ICCTI/Embaixada de França (1997-2000).
    • Processamento da informação pela leitura e pela escrita na população portuguesa adulta. Programa PRAXIS (1996-1999).
    • Avaliação psicolinguística de indíviduos com diagnóstico de fenda palatina ou fenda lábio-palatina. Projecto PRAXIS/PCSH/C/CLC/125/96 (1997-2000).
    • Aquisição, compreensão e produção em Português Europeu, responsável pela linha de acção "Processamento gramatical e planeamento de leitura nos vários níveis de escolaridade", Programa Estímulo nas Ciências Sociais e Humanas, JNICT e Lab. Psicolinguística, (PCSH/C/LIN/154/91) (1991-94)
    Orientação de teses

    Mestrado

    A Avaliação da Compreensão na Leitura em Manuais Escolares, Maria Vitória Sousa, 2007 (orientação).
    O Registo do Movimento dos Olhos durante a Leitura de Textos, Paula Luegi, 2007 (co-orientação).
    Leitura braille e compreensão de textos, Jacqueline Costa, 2007 (co-orientação).
    O Ensino de estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento da leitura em Português como Língua Segunda, Carla Santos, 2008 (orientação).
    Efeitos do Processamento das Metáforas na Compreensão de Textos, Ana Alexandra Neto, 2009 (orientação).
    Aprendizagem da escrita em PE por sujeitos que têm como língua materna o PB, Eliane F. Nascimento, 2009 (orientação).
    O estudo das inferências na compreensão do texto escrito, Márcia Lanza, 2009 (orientação).
    Estudo da produção de fala em situação de leitura oral e de fala espontânea por sujeitos gagos, Teresa Rei, 2010 (co-orientação).
  • Processamento da referência em PE e a Teoria da Centralidade, Sara Morgado (co-orientação), em curso.

    Doutoramento
    Estrutura e processamento de orações relativas em língua portuguesa, Eduardo Kenedy, UFRJ/FLUL, 2007 (co-orientação).
    O processamento cognitivo de pronomes nulos e realizados, Paula Luegi, FLUL (co-orientação), em curso.
    A relação entre compreensão e aspectos prosódicos na leitura em voz alta de falantes do PE e do PB, Camila Leite, UFMG/FLUL (co-orientação), em curso.

    Post-doc
    A compreensão na leitura: como melhorar a capacidade de fazer inferências, Luísa Araújo, (co-orientação),ULB/FLUL

    Publicações

2010

  • COSTA, M.A. (2010). Referential chain’s processing. In A.França & M.Maia (orgs) Papers in Psycholinguistics – Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress of ANPOLL. Rio de Janeiro: Ed. Imprinta. 
  • Costa, A., Matos, G. e Luegi, P. (2010). Processamento de relações anafóricas com sujeitos omitidos em Português Europeu. Textos seleccionados do XXIV Encontro Nacional da Associação de Linguística, Lisboa.
  • Costa, A., Vasconcelos, S. e Sousa, V. (2010). Muitas ideias, um mar de palavras. Propostas para o ensino da escrita. Lisboa: FCG.
  • Costa, A. e Gonçalves, A. (2010). Progressão e complexidade na escrita do 3º ao 6º ano de escolaridade. In Costa, A. et al. Muitas ideias, um mar de palavras. Propostas para o ensino da escrita. Lisboa: FCG, 283-363.
  • Kail, M., Costa, A. e Faria, I. H. (2010). On-line grammaticality judgments: A comparative study of French and Portuguese. In Kail, M. e Hickmann, M. (Eds.). Language acquisition across linguistic and cognitive systems. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company
  • Kail, M., Costa, A. e Faria, I. H. (2010). Online sentence processing by Portuguese and French monolinguals and bilinguals. In Scliar Cabral, L. (Ed.). Psycholinguistics. Scientific and techonolgical challenges. Selected papers: 8th International Congress of the ISAPL. Porto Alegre: CNPq. ediPUCRS.
  • Luegi, P, Costa, A. e Faria, I. H.  (2010). “Analisando os comportamentos oculares durante a leitura”. In M. Maia (Org.), Revista LinguiStica. Vol.5, n.1, p. 62-80. 
  • Luegi, P., Costa, A. e Faria, I. H. (2010). Eye movements during reading. In Scliar Cabral, L. (Ed.). Psycholinguistics. Scientific and techonolgical challenges. Selected papers: 8th International Congress of the ISAPL. Porto Alegre: CNPq. ediPUCRS.

2009

Costa, M. A., Luegi, P. “Complexidade linguística e processamento referencial”, In D. da Hora (Org.), Anais do VI Congresso Internacional da ABRALIN, CD-ROM, 2009.

Kail, M., Costa, M. A. & Faria, I. H. “Jugements de grammaticalité en temps réel: analyse comparative du français et du portugais”, In M. Kail, M. Fayol, M. Hyckmann (Dir.). Apprentissages des Langues. Paris: CNRS Éditions. 2009, 199-222.


2008

  • Costa, M. A. (2008). Compreensão da linguagem verbal. In Mateus, M. H. et al. (Coords). Diversidade linguística na escola portuguesa. Lisboa: FCG, 265-270.

Costa, M. A. Aprender gramática, compreender e produzir melhor (2008). In Reis, Carlos (org). Actas da Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa: ME_DGDIC, 167-182.

2007

  • Maia, M., Fernández, E., Costa, A. & Lourenço-Gomes, M. C. (2007). Early and late preferences in relative clause attachment in Portuguese and Spanish. Journal of Portuguese Linguistics, Vol 5 (2) e 6(1), 227-250.

Luegi, P., Costa, M. A., Faria, I. H. (2007). Mover para ler: o movimento dos olhos durante a leitura de textos. Actas do XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguísticas, Lisboa, APL, pp. 431-445.


    2006
  • Costa, M. A. (2006). Processamento de frases declarativas transitivas com SU pós-verbal - padrões de ordem emergentes. In Revista Letras de Hoje, 143, Porto Alegre, Rio Grande do Sul: PUC do Rio Grande do Sul, 235-261.

Costa,M. A. (2006). Ser professor de Português numa sociedade em mudança. In Duarte, I e P. Mourão (Orgs.). Ensino do Português para o século XXI. Lisboa: Ed. Colibri e FLUL, 57-65.

2005

  • Costa, M. A. (2005). Processamento de frases em Português Europeu. Aspectos cognitivos e linguísticos implicados na compreensão da língua escrita. Lisboa: FCG [ed. tese de doutoramento de 2003]
  • Costa, M. A. (2005) A língua materna nos primeiros anos de escolaridade: os problemas sociais de escolarização. In A Língua Portuguesa: Presente e Futuro. Lisboa: FCG.
  • Maia, M., Costa, A., Fernández, E. E Lourenço-Gomes, M. C.
    (2005) A compreensão de orações relativas ambíguas em Português Brasileiro e Europeu – um estudo comparativo. Revista da Abralin, Associação Brasileira de Linguística, vol. 3 (1,2), Brasília, 11-39.

2004

Costa, M. A. (2004). Integração de informação semântica e sintáctica no processamento de frases causais – atribuição de referência a sujeitos pronominais. Actas do XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL.

Costa, M. A., Faria, I. F. & Kail, M. (2004).   Semantic and Syntactic Cues’ Interaction on Pronoun Resolution in European Portuguese. In Branco, McEnery & Mitkov (Eds.) DAARC 2004, 5th Discourse Anaphora Resolution Colloquium. Proceedings. Lisboa: Ed. Colibri, 45-50.

2000

  • Delgado Martins, M. R., Ramalho, G. e Costa, A. (Orgs.)(2000). Literacia e Sociedade. Contribuições multidisciplinares. Lisboa: Caminho.
  • Delgado Martins, M. R., Costa, A. e Ramalho, G. (2000). Processamento da informação pela leitura e pela escrita. In Delgado Martins, M. R., Ramalho, G. e Costa, A. (orgs.). Literacia e Sociedade. Contribuições multidisciplinares. Lisboa: Caminho, 13-130.

1999

Costa, Armanda (1999). Incidências da investigação psicolinguística na didáctica da Língua Materna. Jornadas Científico-Pedagógicas de Português. Coimbra: Almedina.

Costa, A., Faria, I.H., Matos, G. (1999). Competitive information sources in referential ambiguity resolution. In Pinto, M. G., Veloso, J. e Maia, B. Psycholinguistics on the treshold of the year 2000. Proceedings of the 5th International Congress of ISAPL, Porto: Faculdade de Letras, 133-138.

 1998

Costa, A., Faria, I. H., Matos, G. (1998). Ambiguidade referencial na identificação do sujeito em estruturas coordenadas. Actas do XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, 173-188.

Batoréo, H. e Costa, A. (1998). Referência nominal na narrativa oral e escrita aos dez anos de idade. Actas do XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, 137-149.

Delgado Martins, M. R., Costa, A. e Ramalho, G. (1998). As respostas do estudo de literacia: como revelar os processos de leitura e de escrita. Actas do XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, 45-55.

1997 

Costa, Armanda (1997). Saber ler e saber ensinar a ler. Do Básico ao Secundário. In R. V. Castro e L. Sousa (Orgs.) Linguística e Educação. Vila Real: APL - Colibri.

Batoréo, H. e Costa, A. (1997). Reference mechanisms in children´s oral and written narratives at the age of ten. In Pinto, Veloso e Maia (Orgs.). Proceedings of 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics. Porto.

1996

Costa, Armanda (1996). Mother tongue education and research in Portugal. In E. Haueis, S. Kroon e P. de Ven (Eds.). Occasional Papers in Mother Tongue Education 8. Nijmegen: IMEN, papers 1999.

Costa, Armanda (1996). Se a Língua Materna não se pode ensinar, o que se aprende nas aulas de Português? In M. R. Delgado Martins, I. Rocheta e D. R. Pereira (Orgs.). Formar Professores de Português, Hoje. Lisboa: Colibri.

Costa, A. e Faria, I. H. (1996). Stratégies de parsing et coûts de traitement: Structures syntaxiques avec constituants déplacés en Portugais Européen. Poster. AILA 96 - 11e Congrès Mondial de Linguistique Appliquée, Jivaskyla, Agosto de 1996.

Costa, M. A., Faria, I. H., Freitas, M. J., Figueira, M. L., Nicolau, H. B. (1996). Processing Problematic Syntactic Contexts While reading Aloud. Psycholinguistics as a Multidisciplinary Connected Science. Proceedings of the Fourth ISAPL International Congress, Bologna - Cesena, Junho, 1994: 41-46.

Faria, I. H., Costa, A., Duarte, I., Freitas, M. J. (1996).   Se o paradigma da Ciência Cognitiva se tornasse dominante no âmbito da educação, que mudanças poderíamos esperar ao nível do ensino da língua materna? Actas do Congresso Internacional sobre o Português. APL, Abril de 1994. Vol II: 415-443.

1994

Costa, Armanda (1994). A leitura oral como metodologia para estudo dos processos de compreensão da linguagem. IV Colloque National de AIPELF/AFIRSE. Desenvolvimento Curricular e Didáctica das Disciplinas. Lisboa. FPCE-UL, 347-360.

1993

Faria, I. H., Costa, A., Freitas, M. J., M. L. Figueira. (1993). Processamento Sintáctico na Leitura Oral em Situação de Stress: Construção do Desenho Experimental e Análise dos Resultados. Actas do IX Encontro Nacional da APL. Coimbra: APL, 211-233.

1992

Costa, Armanda (1992). Leitura: Compreensão e Processamento Sintáctico. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Costa, Armanda (1992). Leitura: conhecimento linguístico e compreensão. In M. R. Delgado Martins et al. Para a Didáctica do Português, seis estudos de Linguística. Lisboa: Colibri, 105-117.

Costa, Armanda (1992). Processamento sintáctico e compreensão na leitura - análise de estratégias prosódicas usadas na Leitura Oral. Actas do VIII Encontro da APL. 1993. Lisboa, 112-125.

1991 

Costa, Armanda (1991). Programas de Língua Portuguesa: competências linguísticas e práticas de língua. Delgado Martins et al. Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português.  LIsboa: Ed. Colibri.

Delgado Martins, M. R., Duarte, I., Costa, A., Pereira, D., Prista, L. e Mata, A. I. (1991). Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. Lisboa: Ed. Colibri.

Duarte, I., Delgado Martins, M. R., Costa, A., Mata, A. I., Pereira, D. e Prista, L. (1991). Proposta de nomenclatura gramatical (Ensino Básico e Secundário). In Delgado Martins, M. R., e tal. Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. Lisboa: Ed. Colibri.

 1989

Costa, Armanda (1989). Aprender a ler e a escrever, algumas implicações. Revista Internacional de Língua Portuguesa, 2, 74-80.

1982

Costa, Armanda (1982) Contribuições para o Estudo do papel da escola primária na orientação para o significado. Cadernos da Associação de Professores de Português. Lisboa. APP.