Nome: Ana Isabel Mata da Silva

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Grau Académico: Doutoramento

Situação Profissional: Professor Auxiliar de nomeação definitiva

Sector de Investigação do CLUL: Gramática & Recursos

Área de Investigação: Fonética, Fonologia, Prosódia

Outras Áreas de Investigação:
 Linguística Educacional



Graus Académico
s:

  • Doutoramento em Letras (Linguística Portuguesa). Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2000.
  • Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva (Fonologia e Prosódia). Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 1990.
  • Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses). Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 1986. 


Actividades Actuais:
  

  • Professora do Departamento de Linguística Geral e Românica (DLGR) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).
  • Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
  • Membro da Comissão Científica dos Mestrados em Ensino da ULisboa, na qualidade de representante da FLUL.
  • Coordenadora da Comissão Científica do curso interinstitucional de Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês.


Ensino:

Docente da FLUL desde o ano lectivo de 1987/88, leccionou disciplinas da área da Didáctica do Português - Língua e coordenou núcleos de Estágio de Português no âmbito do Ramo de Formação Educacional, até 2006. Desde 2001, tem leccionado cadeiras de Licenciatura e seminários de pós-graduação em Ciências da Linguagem, Linguística Portuguesa e Linguística Educacional.

Actividades recentes de ensino incluem:

   Licenciatura (1º Ciclo) 

  • Compreensão do Português Escrito (2017-2018)
  • Compreensão e Produção do Português Oral (2016-2018)
  • Linguagem e Comunicação (2015-2017)

   Curso Pós-Graduado de Especialização em Conhecimento Linguístico e Usos do Português

  • Compreensão e Produção do Português Oral - Nível Avançado (2011-2013)

   Mestrado em Linguística (2º Ciclo) Doutoramento em Linguística (3º Ciclo)

  • Linguística Educacional: Usos do Oral e Educação - Investigação e Práticas (2015-2016)
  • Desenho Experimental e Trabalho de Laboratório para o Estudo da Linguagem com Fins Educativos (2008-2009)

   Mestrado em Ensino (2º Ciclo) 

  • Didáctica do Português - Língua e Literatura (2016-2018)
  • Didáctica do Português - Língua II (2015-2016)
  • Iniciação à Prática Profissional IV (2013-2014)
  • Iniciação à Prática Profissional III (2013-2014)
  • Iniciação à Prática Profissional II (2008-2010)
  • Iniciação à Prática Profissional I (2016-2017)

      
(Co-)Orientação:

   Teses de Doutoramento (concluídas)
 

  • Moniz, Helena (2013). Processing Disfluencies in European Portuguese. Doutoramento em Linguística, F. L. Universidade de Lisboa em associação com IST Universidade Técnica de Lisboa.
  • Pinto, Isabel (2009). Leitura do texto de Teatro: Teoria, Prática e Análise. Dissertação de Doutoramento em Estudos Artísticos, Estudos de Teatro. F.L. Universidade de Lisboa.

   Teses de Mestrado em Linguística (concluídas) 

  • Cabarrão, Vera (2013). Respostas Afirmativas em Diálogos Espontâneos em Português Europeu (Interface Prosódia-Sintaxe-Discurso). Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A dissertação obteve o Prémio de Investigação da Associação Portuguesa de Linguística (APL) em 2014.
  • Moniz, Helena (2006). Contributo para a Caracterização dos Mecanismos de (Dis)Fluência no Português Europeu. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A dissertação obteve o Prémio de Investigação da Associação Portuguesa de Linguística (APL) em 2007.
  • Nunes, Marta (2006). Conflitos Sintáctico-Prosódicos Reflectidos em Usos da Vírgula. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

   Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino (concluídos)

  • Martins, Mariana (2016). Ensino de Conexões Interfrásicas a Alunos Surdos do 10º Ano de Escolaridade. Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa.
  • Alves, Mário (2014). O Oral como Estratégia para o Desenvolvimento da Escrita na Disciplina de Literatura Portuguesa. Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, Universidade de Lisboa.
  • Alves, Patrícia (2012). Argumentação Oral em Contexto de Debate: uma Proposta de Intervenção Didáctica no Ensino Secundário. Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa.
  • Damião, Diana (2011). Oficina de Pontuação para o 3º Ciclo do Ensino Básico: Contextos de Uso da Vírgula. Mestrado em Ensino de Português e Francês, Universidade de Lisboa.
  • Matos, Ana Rita (2011). Estratégias de Produção e Proferição do Discurso Argumentativo: uma Sequência Didáctica para o Ensino Secundário. Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa.


Projectos:

  • COPAS. Contraste e Paralelismo na Fala (2012-2015). [http://www.clul.ulisboa.pt/en/10-research/452-copas-contrast-and-parallelism-in-speech-2012-2015] FCT: PTDC/CLE-LIN/120017/2010. Coordenadora do projecto.
  • FCT - "REAP.PT" ("Computer Aided Language Learning - Reading Practice") [link do projecto] (2009-2012). CMU-PT/HuMach/0053/2008. Membro da equipa de investigação. 
  • "Netlíngu@ - Uma iniciativa para a integração da Internet na formação inicial de professores de Português da FLUL" (2001-2002), projecto desenvolvido em parceria por DLGR-FLUL e uARTE-MCT. Coordenadora pelo DLGR-FLUL.
  • Programa FCT/PRAXIS - "DIXI+: um sintetizador Texto-para-Fala português para comunicação alternativa e aumentativa" [link do projecto] (1999-2001), projecto desenvolvido em conjunto por L2F INESC-ID e CLUL. Membro da equipa de investigação.
  • Programa JNICT/ PRAXIS XXI - "CORAL: corpus de diálogo etiquetado" [link do projecto] (1997-1999), projecto desenvolvido pelo consórcio INESC, CLUL, FLUL, FCSH-UNL. Membro da equipa de investigação. 


Publicações:  

Teses 

  • Mata, A. I. (1999). Para o Estudo da Entoação em Fala Espontânea e Preparada no Português Europeu: Metodologia, Resultados e Implicações Didácticas. Dissertação de Doutoramento, F.L. Universidade de Lisboa. 2000.
  • Mata, A. I. (1990). Questões de Entoação e Interrogação em Português. "Isso é uma Pergunta?". Dissertação de Mestrado, F.L. Universidade de Lisboa.

Capítulos de livros

  • Mata, Ana Isabel & Moniz, Helena (2016). Prosódia, variação e processamento automático. In Ana Maria Martins & Ernestina Carrilho (eds.), Manual de Linguística Portuguesa. MRL Series, Mouton de Gruyter: 116-155.
  • Mata, A. I., Moniz, H. & Batista, F. (2016). Stylistic variation in the intonation of European Portuguese teenagers and adults. In Meghan E. Armstrong, Nicholas Henriksen & Maria del Mar Vanrell (eds.), Intonational grammar in Ibero-Romance: Approaches across linguistic subfieldsAmsterdam/ Philadelphia: John Benjamins: 45-68.
  • Moniz, H, Batista, B., Mata, A. I. & Trancoso, I. (2016). Towards automatic language processing and intonational labeling in European Portuguese. In Meghan E. Armstrong, Nicholas Henriksen & Maria del Mar Vanrell (eds.), Intonational grammar in Ibero-Romance: Approaches across linguistic subfieldsAmsterdam/ Philadelphia: John Benjamins: 227-248.
  • Cabarrão, Vera, Isabel Trancoso, Ana Isabel Mata, Helena Moniz, Fernando Batista (2016). Global analysis of entrainment in dialogues. In Abad, A., Ortega, A.,Teixeira, A.J.d.S., Garcia Mateo, C., Martínez Hinarejos, C.D., Perdigão, F., Batista, F., Mamede, N. (Eds.). Advances in Speech and Language Technologies for Iberian Languages, Third International Conference, IberSPEECH 2016, Lisbon, Portugal, November 23-25, 2016, ProceedingsSpringerInternational Publishing: 215-223.
  • Cabarrão, Vera & Mata, Ana Isabel (2014). Constituintes afirmativos em Português Europeu: propriedades prosódicas e discursivas. In Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da APL, FL Universidade de Coimbra: 121-137.
  • Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I., Mata, A. I. (2014). Discriminação automática de sinais de pontuação e de disfluências. In Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da APL, FL Universidade de Coimbra: 395-405.
  • Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I. & Mata, A. I. (2012). Análise de interrogativas em diferentes domínios. In Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da APL, Lisboa, APL: 496-510.
  • Mata, A. I. & Braga Neves, M. (2012). "A mulher que prendeu a chuva" - leituras entrecruzadasIn A. Costa & I. Duarte (eds.),Nada na Linguagem lhe é Estranho.Homenagem a Isabel Hub Faria. Porto, Edições Afrontamento: 93-108.
  • Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I. & Mata, A. I. (2011). Analysis of interrogatives in different domains. In A. Esposito, A. M. Esposito, R. Martone, V. C. Müller & G. Scarpetta (eds.), Towards Autonomous, Adaptive, and Context-Aware Multimodal Interfaces: Theoretical and Practical Issues, Springer Berlin / Heidelberg: 136-148.
  • Mata, A. I. & A. L. Santos (2011). Sobre a entoação das respostas de crianças em contextos confirmativos. In Textos Seleccionados do XXVI Encontro Nacional da APL. Porto, APL: 375-387.
  • Moniz, H., A. I. Mata & I. Trancoso (2011). A classificação das disfluências como mecanismos de (dis)fluência e os seus contextos prosódicos. In Textos Seleccionados do XXVI Encontro Nacional da APL. Porto, APL: 420-432.
  • Moniz, H., Trancoso, I., Mata, A. I., (2010). Disfluencies and the perspective of prosodic fluency. In A. Esposito, N. Campbell, C. Vogel, A. Hussain & A. Nijholt (eds.), Development of Multimodal Interfaces: Active Listening and Synchrony, Springer Berlin / Heidelberg: 382-396.
  • Mata, A.I. & A. L. Santos (2010). Perguntas confirmativas em diálogos adulto-criança: pistas entoacionais. In Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. Lisboa, APL: 589-605.
  • Moniz, H., A. I. Mata, M. C. Viana (2008). Mecanismos de (dis)fluência em contexto escolar. In Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. APL/ Colibri:329-343.
  • Mata, A. I. (2006). Impressões digitais: linhas de identificação de um professor de língua portuguesa. In I. Duarte & P. Morão (org.), Ensino do Português para o Século XXI. Lisboa: FLUL/Edições Colibri: 83-97.
  • Mata, A. I. (1992). É só ouvir... em Português, claro. Analisar e reflectir sobre funções da entoação no ensino da língua materna. In M. R. Delgado-Martins, D. Ramos Pereira, A.I. Mata, M.A. Costa, L. Prista & I. Duarte, Para a Didáctica do Português - Seis Estudos de Linguística. Lisboa, Colibri: 45-74.
  • Mata, A. I. (1992). Questões de Entoação e Interrogação em Português. "Isso é uma Pergunta?". In I. Pereira, A. I. Mata & M. J. Freitas (1992). Estudos em Prosódia. Lisboa, Colibri: 33-73.
  • Mata, A. I. & D. Ramos Pereira (1991). Natureza, aquisição e aprendizagem do conhecimento linguístico. In L. F. Barbeiro, E. Fonseca, C. Nobre & E. Machado (eds.) (1993). Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. Leiria: E.S.E.L./I.P.L.: 61-86.
  • Mata, A. I. (1991). Ensino da gramática: uma caracterização. In M.R. Delgado-Martins, I. Duarte, A. Costa, D. Ramos Pereira, L. Prista & A.I. Mata, Documentos do Encontro sobre os Novos Programas de Português. Lisboa, Colibri: 81-115.

Livros

  • Pereira, I., A. I. Mata & M. J. Freitas (1992). Estudos em Prosódia. Lisboa: Colibri.

Artigos em revistas 

  • Martins, Mariana & Ana Isabel Mata (2016). Conexões interfrásicas manuais e não-manuais em LGP: um estudo preliminar. Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 11, 2016: 119-138.
  • Cabarrão, V., H. Moniz, J. Ferreira, F. Batista, I. Trancoso, A. I. Mata & S. Curto (2016). Classificação prosódica de marcadores discursivos. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, nº 2 – 10: 69-95. 
  • Moniz, Helena, Fernando Batista, Ana Isabel Mata & Isabel Trancoso (2014). Speaking style effects in the production of disfluencies. Speech Communication 65: 20-35.
  • Mata, A.I., Moniz, H., Batista, F. (2014). Comparing phrase-final patterns across speech styles and age groups in European Portuguese. Nouveaux Cahiers de Linguistique Française, 31 / 2014: 171-176.
  • Batista, Fernando, Helena Moniz, Isabel Trancoso, Nuno Mamede, Ana Isabel Mata (2012).Extending Automatic Transcripts in a Unified Data Representation towards a Prosodic-based Metadata Annotation and Evaluation. Journal of Speech Sciences, vol. 2, n. 2: 113-136.
  • Viana, M. C., L. C. Oliveira & A. I. Mata (2003). Prosodic Phrasing: Machine and Human Evaluation. International Journal of Speech Technology 6 (1): 83-94.


Publicações em actas de encontros científicos

2016

  • Cabarrão, Vera, Mata, Ana Isabel, Trancoso, Isabel (2016). Affirmative constituents in European Portuguese dialogues: prosodic and pragmatic properties. Proceedings Speech Prosody 2016, Boston: 634-638.

2015

  • Cabarrão, Vera, Moniz, Helena, Ferreira, Jaime, Batista, Fernando, Trancoso, Isabel, Mata, Ana Isabel, Curto, Sérgio (2015). Prosodic classification of discourse markers. In The Scottish Consortium for ICPhS 2015 (Ed.), Proceedings of the 18th International Congress of Phonetic Sciences. Glasgow, UK: the University of Glasgow. ISBN 978-0-85261-941-4. Paper number 0634.1-5.

2014

  • Mata, Ana Isabel, Helena Moniz, Telmo Móia, Anabela Gonçalves, Fátima Silva, Fernando Batista, Inês Duarte, Fátima Oliveira, Isabel Falé (2014). Prosodic, syntactic, semantic guidelines for topic structures across domains and corpora. Proceedings 9th International Conference on Language Resources and Evaluation - LREC 2014, European Language Resources Association (ELRA): 1188-1193.
  • Mata, Ana Isabel, Helena Moniz, Fernando Batista, Julia Hirschberg (2014). Teenage and adult speech in school context: building and processing a corpus of European Portuguese.Proceedings 9th International Conference on Language Resources and Evaluation - LREC 2014, European Language Resources Association (ELRA): 3914-3919.
  • Cabarrão, Vera, Helena Moniz, Fernando Batista, Ricardo Ribeiro, Nuno Mamede, Hugo Meinedo, Isabel Trancoso, Ana Isabel Mata & David de Matos (2014). Revising the Annotation of a Broadcast News Corpus: a Linguistic Approach. Proceedings 9th International Conference on Language Resources and Evaluation - LREC 2014, European Language Resources Association (ELRA): 3908-3913.
  • Moniz, Helena, Ana Isabel Mata, Julia Hirschberg, Fernando Batista, Andrew Rosenberg, Isabel Trancoso (2014). Extending AuToBI to prominence detection in European Portuguese.Proceedings Speech Prosody 2014, Dublin: 280-284.

2013

  • Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I., Mata, A. I. (2013). Automatic structural metadata identification based on multilayer prosodic information. In Proceedings of DiSS 2013: The 6th Workshop on Disfluency in Spontaneous Speech. Interspeech 2013 satellite workshop, Stockholm, Sweden: 49-52.

2012

  • Mata, A. I. (2012). Intonational differences between speech tasks in school context. In A. Botinis (ed.), Proceedings of the 5th ISEL Conference on Experimental Linguistics, ExLing 2012, Athens, Greece, August 2012: 81-84.
  • Moniz, H., Batista, F., Mata, A. I., Trancoso, I. (2012). Analysis of disfluencies in a corpus of university lectures. In A. Botinis (ed.), Proceedings of the 5th ISEL Conference on Experimental Linguistics, ExLing 2012, Athens, Greece, August 2012: 89-92.
  • Cabarrão, V. & Mata, A. I. (2012). Prosodic and pragmatic properties of affirmative words in European Portuguese. In A. Botinis (ed.), Proceedings of the 5th ISEL Conference on Experimental Linguistics, ExLing 2012, Athens, Greece, August 2012: 33-36.
  • Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I. & Mata, A. I. (2012). Prosodic context-based analysis of disfluencies. In Proceedings of Interspeech 2012, ISCA, Portland, USA.

2011

   2010 

   2009

   2008

   2007

   2006

   2002

   2001

   Mais antigas

Outras publicações 

  • Viana, M. C. & A. I. Mata (2001). Fraseamento prosódico automático em PE com técnicas CART. In I. Castro & I. Duarte (orgs.). Razões e Emoção - Miscelânea de Estudos Oferecida a Maria Helena Mira Mateus pela sua Jubilação. Lisboa, DLGR-FLUL. Edição Virtual: Junho de 2001. www.fl.ul.pt/dlgr/mateus/mateus.htm
  • Mata, A. I., M. J. Horta and J. C. Freitas (2001). NetLíngu@: uma Iniciativa no Âmbito da Formação Inicial de Professores de Língua Portuguesa, in Catálogo da Feira de Projectos “As Línguas Abrem Caminhos”. Ano Europeu das Línguas 2001. Lisboa, ME/GAERI: p. 33. 

Comunicações orais por convite 

  • Martins, M. & A. I. Mata (2015) Ensino de Conexões Interfrásicas em PL2 a alunos surdos, III Jornadas de PLE – Aquisição e Didática, Lisboa, Universidade de Lisboa, 11-12 dezembro 2015.
  • Duarte, I., A. I. Mata, A. Gonçalves, T. Móia, F. Batista & H. Moniz ( 2015). Exploring European Portuguese Spontaneous Speech: Prosodic, Syntactic and Pragmatic Annotation Guidelines across Domains and Corpora.Workshop on New Trends in Spoken Corpora. 24-25 setembro 2015, Universidade de Santiago de Compostela.
  • Viana, C., S. Frota, I. Falé, F. Fernandes, I. Mascarenhas, A. I. Mata, H. Moniz & M. Vigário (2007). Towards a P_ToBI. PAPI 2007, Worskshop on the Transcription of Intonation in Ibero-Romance. Universidade do Minho, Braga. [ PPT ] (For Towards a P_ToBI, see http://www.ling.ohio-state.edu/~tobi/)
  • Mata, A. I. (2006). Key factors in pronunciation and fluency: some arguments, evidences and consequences for FL teacher training. Intervenção convidada no Teacher Trainer Workshop. University of Delhi, Delhi, Índia, 25-30 de Novembro de 2006.
  • Mata, A. I. (2005). Fingerprints: lines for the identification of a teacher of Portuguese. Conferência convidada no Workshop on Foreign Language Teaching. University of Delhi, Delhi, Índia.
  • Mata, A. I. (2004). Impressões digitais: linhas de identificação de um professor de língua portuguesa. Apresentação convidada, Encontro sobre o Ensino do Português para o Século XXI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Mata, A. I. (2003). Potencialidades da Integração da Internet no Programa de Formação Inicial de Professores de Português - Exemplos do Projecto Netlíngu@. Intervenção convidada no painel "Ensino do Português: Novos Tempos, Novos Desafios", no âmbito do programa cultural da Expolíngua Portugal - 14º Salão Português de Línguas e Culturas. Fórum Telecom.
  • Mata, A. I. (2003). Intervenção convidada na mesa redonda subordinada ao tema: "O Novo Perfil do Professor de Português - Que Formação?". VIII Encontro de Professores de Português da Areal Editores - Homenagem a Mia Couto. Centro de Congressos de Lisboa, AIP.
  • Mata, A. I. (2002). Prosódia e Domínio da Oralidade no Ensino do Português. Conferência apresentada no Encontro sobre Linguística e Ensino do Português, Língua Materna e Língua não Materna. Braga, APL / DLGR-FLUL.
  • Mata, A. I. (2002). Para o Estudo da Entoação em Fala Espontânea e Preparada no Português Europeu. Conferência convidada, Quid Novi? 2002 - Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística, Porto, CLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  • Mata, A. I. (1997). Aspectos entoacionais, domínio da oralidade e ensino do Português: algumas considerações. Comunicação apresentada ao Encontro da Primavera da APL sobre Linguística e Educação, Vila Real.

Outras comunicações (selecção)

  • Mata, Ana Isabel (2017), Teaching oracy to adolescent students in L1: trainee teachers’ approaches. ARLE 2017. Tallin, 15-17 Junho.
  • Mata, Ana Isabel & José María Rovira (2017), Oracy in teacher education: perspectives from L1 and L2. International conference Bringing together research and practice: Language teaching, language learning and teacher training in Portuguese and Spanish, Lisboa, 2-3 Novembro.
  • Batista, Marília Carvalho & Ana Isabel Mata (2017), Linguistic variation and oral language development in Brazilian L1 classrooms: An exploratory study. International conference Bringing together research and practice: Language teaching, language learning and teacher training in Portuguese and Spanish, Lisboa, 2-3 Novembro.
  • Alves, Mário, Ana Isabel Mata & Cristina Duarte (2017), Oracy as a strategy for writing skills. International conference Bringing together research and practice: Language teaching, language learning and teacher training in Portuguese and Spanish, Lisboa, 2-3 Novembro.
  • Cabarrão, Vera, Fernando Batista, Helena Moniz, Isabel Trancoso & Ana Isabel Mata (2017). Adaptação acústico-prosódica entre falantes. XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, setembro 27-29, Évora, Universidade de Évora.
  • Cabarrão, Vera, Isabel Trancoso, Ana Isabel Mata, Helena Moniz, Fernando Batista (2016). Global analysis of entrainment in dialoguesIberSpeech 2016, Lisboa, Novembro 2016.
  • Cabarrão, Vera, Mata, Ana Isabel, Trancoso, Isabel (2016). Affirmative constituents in European Portuguese dialogues: prosodic and pragmatic properties. Speech Prosody 2016, Boston, maio 2016.
  • Martins, M. & A. I. Mata (2015) Algumas conexões interfrásicas em LGP, 1as Jornadas de Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e Outras Línguas, Porto, Universidade do Porto, novembro 26-27.
  • Mata, A. I. (2015). Prosodic cues to topic status in spontaneous speech. II COPAS Workshop,Prosody-syntax-semantics interfaces in Portuguese: exploring spontaneous speech corpora2-3 julho 2015, Anfiteatro II, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Cabarrão, V., A. I. Mata & I. Trancoso (2015). A prosodic analysis of cleft sentences. II COPAS WorkshopProsody-syntax-semantics interfaces in Portuguese: exploring spontaneous speech corpora2-3 julho 2015, Anfiteatro II, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I. & Mata, A. I. (2014). Analytics of conversational fillers in European Portuguese. Workshop of Pragmatic markers, discourse markers ad modal particles: what do we know and where do we go from here?. Como, Itália, outubro de 2014.
  • Cabarrão, V., Moniz, H., Batista, F., Trancoso, I. Mata, A.I., Curto, S. (2014). Discourse markers in spontaneous speech in European Portuguese: a first approach. Workshop of Pragmatic markers, discourse markers ad modal particles: what do we know and where do we go from here?. Como, Itália, outubro de 2014.
  • Mata, Ana Isabel, Helena Moniz, Telmo Móia, Anabela Gonçalves, Fátima Silva, Fernando Batista, Ines Duarte, Fátima Oliveira, Isabel Falé (2014). A relação prosódia-sintaxe-discurso: anotação e análise de estruturas de tópico em corpora de fala espontâneaXXX Encontro Nacional da APL. Porto, APL, outubro de 2014.
  • Moniz, Helena, Ana Isabel Mata, Julia Hirschberg, Fernando Batista, Andrew Rosenberg, Isabel Trancoso (2014). Predição de proeminência prosódica com base no sistema automático AuToBI. XXX Encontro Nacional da APL. Porto, APL, outubro de 2014.
  • Mata, Ana Isabel, Helena Moniz & Fernando Batista (2014). Comparing phrase-final patterns across speech styles and age groups in European Portuguese. 3rd SWIP – Swiss Workshop on Prosody, University of Geneva, setembro 2014.
  • Moniz, H., F. Batista, A.I. Mata, I. Trancoso (2013). Towards automatic speech processing and intonational labeling for different speaking styles. Workshop Advancing Prosodic Transcription for Spoken Language Science and Technology II. Satellite workshop sponsored by the Association of Laboratory Phonology, held in conjunction with PaPI 2013, Lisboa, junho 24, 2013.
  • Mata, A. I., H. Moniz & I. Falé (2013). Anotação prosódica. 1º Workshop do Projeto COPAS, 15 de maio de 2013, , Anf. III FLUL.
  • Moniz, H., F. Batista, I. Trancoso & A. I. Mata (2011). Análise de interrogativas em diferentes domínios. XXVII Encontro Nacional da APL, FCSH-UNL, Lisboa: Outubro 26-28.
  • Moniz, H., A. I. Mata & I. Trancoso (2011). Prosodic analysis of disfluent events in a corpus of university lecturesWorkshop on New Tools and Methods for Very-Large-Scale Phonetics Research. University of Pennsylvania, Philadelphia, January 28-31.
  • Moniz, H., Mata, A. I, Trancoso, I. (2009). "Disfluencies: fluent or disfluent phenomena?". In Phonetics and Phonology in Iberia (PAPI 2009), Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (17-19 Junho).
  • Mata; A. I. & A. L. Santos (2008). Between form and meaning: using intonation cues to identify confirmation-seeking requests. TIE3, Third TIE Conference on Tone and Intonation, ESF TIE Network (Network Forms and Functions of Prosodic Structure), Lisboa, Portugal, Setembro 2008.
  • Mata, A. I., A. L. Santos & A. L. Costa (2002). Internet e Formação Inicial de Professores de Português: a Experiência do Projecto Netlíngu@. Poster apresentado no Encontro sobre Linguística e Ensino do Português, Língua Materna e Língua não Materna. Braga: APL / DLGR-FLUL / U. Minho.
  • Mata, A. I. (2001). Estrutura hierárquica e planeamento entoacional. Comunicação apresentada ao XVII Encontro Nacional da APL. Lisboa.