Nome: Matilde Miguel

Grau Académico: Doutoramento

Situação Profissional: Professora Auxiliar

Área de Investigação: Morfologia; Fonologia; Sintaxe; Variedades do português.

• 2004: Doutoramento em Linguística Portuguesa - Área de Sintaxe, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Título da Dissertação: "O Sintagma Nominal em Português Europeu: Posições de sujeito"
  • 1992: Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva - Área de Sintaxe-Semântica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Título da Dissertação: "O Possessivo e a Estrutura Predicativa do Sintagma Nominal"
  • 1984: Maîtrise en Lettres Modernes, Universidade de Paris IV - Sorbonne. Reconhecimento de habilitações: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisbo

• Investigadora do CLUL, grupo Gramática & Recursos.
  • Professora Auxiliar do Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Gonçalves, A., F. Oliveira, M. Miguel, A. Mendes, L. F. Cunha, P. Silvano, I. Duarte, F. Silva, M. Colaço (2010) “Propriedades predicativas dos verbos leves darter fazer: estrutura argumental e eventiva”. In Actas do XXXIX Simpósio Internacional de la Sociedad Española de Lingüística (SEL), Santiago de Compostela, February 1-4, 2010.

Duarte, Inês, Madalena Colaço, Anabela Gonçalves, Amália Mendes, Matilde Miguel (2009) "Predicados complexos do tipo, Arena Romanistica, 2009:4, pp. 48-57.

Duarte, I., M. Colaço, A. Gonçalves, A. Mendes and M. Miguel (2009) "Predicados complexos do tipo : uma análise baseada em corpora". In Hora, Demerval da (org.) Anais do VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Idéia. Pp. 1858-1867.