Nome:Jorge Pinto  

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Grau Académico: Doutoramento


Situação Profissional: Professor Auxiliar, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Departamento de Linguística Geral e Românica

Setor de Investigação do CLUL: Gramática & Recursos


Principais áreas de investigação: Aquisição de L3/Ln, Didática do Português língua não materna


Graus Académicos:

  • 2010: Doutoramento em Ciências da Educação (Didática de Línguas).
  • 2006: Diploma de Estudos Avançados em Educação.
  • 2005: Mestrado em Ensino do Português.
  • 1999: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses) - Ramo Educacional.

Atividades:

Atualmente:

  • Investigador no projeto "POR Nível - Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE", CLNUL & CLUL, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian
  • Investigador no projeto "Recursos para a Aprendizagem de Português (RECAP)", CLUL, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

No passado:

  • 2014-2015: Investigador no projeto "Learner Corpus: da investigação ao ensino de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (LeCIEPLE)".
  • 2011-2013: Bolseiro de Pós-Doutoramento com o projeto "Aquisição de português língua segunda e estrangeira por indivíduos arabófonos" (FCT - CLUL).
  • 2007-2010: Leitor de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade Mohammed V – Agdal (UM5A) – Rabat – Marrocos (Instituto Camões).
  • 2003-2007: Assistente da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
  • 2000-2003: Professor do Ensino Secundário em Cabo Verde (Agente de Cooperação).


Publicações:

2018

PINTO, J. 

Immersion learning activities: developing communicative tasks in the community. Theory and Practice of Second Language Acquisition, 4 (1), 23-48.

 

2017

PINTO, J.

Focus on form approach in learning and teaching Portuguese as an L2: a study in Cape Verde. Cauce. Revista Internacional de Filología, Comunicación y sus Didácticas, 40, 45-51.

PINTO, J.
"A aquisição do género e da concordância de género em português língua terceira ou língua adicional". In P. Osório (coord.), Teorias e Usos Linguísticos. Lisboa: Lidel, pp. 91-110.

 

2016

PINTO, J.
Do "foco nas formas" ao "foco na forma": contributos para o ensino/aprendizagem do Português L2 em Cabo Verde. In L. Gonçalves (coord.), Fundamentos do ensino de português como língua estrangeira. Rosevelt, NJ: Boavista Press, pp. 311-330.


2015
PINTO, J.
O papel da L1 e da L2 na aquisição lexical de português L3. Revista liLETRAd, 1, 299-310.

PINTO, J.
"L'approche basée sur la tâche et la focalisation sur la forme dans l'apprentissage du portugais langue étrangère. Une étude réalisée sur des apprenants marocains". In A. Okab (coord.), Lingüística Aplicada Y Didáctica del Español, del Portugués y del Italiano. Rabat: Instituto de Estudios Hispano-Lusos, pp. 143-154. 


2013
PINTO, J.
Cross-linguistic influence at lexical level. A study with Moroccan learners of Portuguese as an L3/LN. Revista Nebrija de Lingüística Aplicada, 13 (número especial). [pdf]

2012
PINTO, J.
Transferências lexicais na aquisição de português como língua terceira ou língua adicional. Um estudo com alunos universitários em Marrocos. Diacrítica, 26/1, Série Ciências da Linguagem, 171-187. [pdf]

PINTO, J.
Aquisição de Português LE por alunos marroquinos: dificuldades interlinguísticas. In A. García Benito & I. Ogando (eds), Actas del II Congreso Internacional de la Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y la Lusofonía (SEEPLU), Cáceres: SEEPLU-CILEM-LEPOLL, pp. 217-239. [pdf]

LAMAS, E., PINTO, J. & SILVA, L.
Análise do manual de Técnicas de Expressão oral e escrita. Contributos para a aprendizagem do Português L2 em Cabo Verde. In A. García Benito & I. Ogando (eds), Actas del II Congreso Internacional de la Congreso Internacional de la Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y la Lusofonía (SEEPLU), Cáceres: SEEPLU-CILEM-LEPOLL, pp. 240-260. [pdf]

PINTO, J.
Dificuldades de aquisição do Português LE por alunos arabófonos: o caso marroquino. In R. Teixeira e Silva, Q. Yan, M. A. Espadinha & A. V. Leal (eds.), IIISIMELP: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo. China, Macau: Universidade de Macau. [CD-ROM].

PINTO, J.
"Contributos para a formação contínua de professores de Português L2 em Cabo Verde". In Lamas, E. (coord.), Formação de Professores - Trajetos e Projetos: das teorias à praxis educativa. Língua Portuguesa (Materna e Segunda). Vila Nova de Gaia: Instituto Piaget, pp. 31-42.

2011

PINTO, J.
O ensino /aprendizagem da gramática do Português como L2 – um estudo de caso. RevPLE – Revista eletrónica de Português Língua Estrangeira, Português Língua Segunda e Português Língua Não Materna, Associação de Professores de Português (APP), nº 2, inverno 2011. [pdf]

PINTO, J.
O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didáctica do PL2 em Cabo Verde.
Linguarum Arena, 2, 27-41. [pdf]

2008
PINTO, J. & SOUZA, V.
Thesaurus Lusitanus: Diversidade linguística num só espaço. In C. Montalvão Sarmento (coord.). Universidade em Rede. XVII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. Lisboa: AULP, pp. 223-229.

 

2007
PINTO, J.; LAMAS, E. & SILVA, L.
Técnicas de Expressão Oral e Escrita. Porto: Instituto Piaget.

 

2006

PINTO, J. & SILVA, L.
Formação contínua de professores de Língua Portuguesa – o caso de Cabo Verde. Contacto - Revista da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, 1, 167-176.

2005
PINTO, J.
O ensino das línguas em Cabo Verde: a questão da interlíngua. In I. Duarte & J. V. Adragão (orgs.), Actas do Encontro Regional Associação Portuguesa de Linguística. O Ensino das Línguas e a Linguística
. Setúbal: APL/ESE Setúbal (CD-ROM).

2004
PINTO, J. & SILVA, L. 
O ensino recíproco do Português e do Francês em Cabo Verde. In Actas do Colóquio Internacional da União Latina: O ensino recíproco do Francês e do Português na África Ocidental. Paris: União Latina, pp. 167-175.


Comunicações/ Pósteres:

2017

PINTO, J.

“O ensino da cultura nas aulas de língua estrangeira: o caso das ‘Atividades de Imersão’ na aprendizagem de PLE no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa”. In II Conferência Internacional de Melhoria Contínua da Qualidade de Ensino do Português como Língua Estrangeira, Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, 25 e 26 de outubro.

 

PINTO, J.

“O ensino de línguas baseado em tarefas: o caso das ‘Atividades de Imersão’ na aprendizagem de PLE no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa”. In VI SIMELP, Instituto Politécnico de Santarém, 24 a 28 de outubro. (póster)

 

PINTO, J. & PASCOAL, J.

"e-PT: teaching and testing". In E-LENGUA International Multiplier and Networking Event "E-Learning Novelties in Foreign and Second Language Acquisition", Universidade de Heidelberg, 7 de julho.

 

PINTO, J.

“Immersion learning activities: developing communicative tasks in the community”. In 29th  International Conference on Foreign / Second Language Acquisition, Szczyrk, Polónia, 18-20 de maio.

 

2016

PINTO, J.

"Dificuldades na aprendizagem do português língua estrangeira por alunos chineses". In Conferência Internacional de Melhoria Contínua da Qualidade de Ensino do Português como Língua Estrangeira, Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, 5 e 6 de novembro.

 

PINTO, J.

"Lexical transfer in Portuguese L3 production". In X Internation Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism, Universidade de Viena, 1,2 e 3 de setembro.

 

PINTO, J.

"O ensino de línguas baseado em tarefas no ensino/aprendizagem da escrita em português língua estrangeira - algumas propostas didáticas". In Conferência Internacional "Ensino e Aprendizagem do Português como Língua Estrangeira", Universidade de Macau, 8 e 9 de abril.

PINTO, J.
"A abordagem foco na forma no ensino/aprendizagem do Português L2: um estudo em Cabo Verde". In II Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática, Universidade de Valência, 27, 28 e 29 de janeiro.

2015
PINTO, J.
“O papel da L1 e da L2 na aquisição lexical de português L3”. In Congreso Internacional de Literatura, Lengua y Traducción “liLETRAd”, Universidade de Sevilha, 7 e 8 de julho de 2015.

2014

MENDES, A.; ANTUNES, S.;  ALEXANDRE, N.;  AVELAR, A.;  CASTELO, A.;  DUARTE, I.; FREITAS, M. J.;  GONÇALVES, A.;  PASCOAL, J. ; PINTO, J. & JANSEN, M. Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2. In XXX ENAPL, 22-24 de outubro, FLUP: Porto. [póster].

ALEXANDRE, N. & PINTO, J.
Aspects of relative clauses in Portuguese as a foreign language by Chinese learners. 20th Conference of the European Association for Chinese Studies, 22 a 26 de julho, Braga/Coimbra.


PINTO, J.
"The use of grammar learning strategies in multilingual learners of Portuguese L3/Ln", in 9th International Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism, 12 a 14 de junho, Uppsala, Suécia.

DUARTE, I., ALEXANDRE, N., AVELAR, A. & PINTO, J. "Português Língua Estrangeira na Universidade de Lisboa", in I Congresso Internacional sobre a Língua Portuguesa na China e a Língua Chinesa em Portugal, 16 de maio, Pequim: Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.

2013
PINTO, J.
"The issue of gender in Portuguese L3/Ln acquisition: a study with native Arabic speakers", in 25th International Conference on Foreign / Second Language Acquisition, 23 a 25 de maio, Szczyrk, Polónia.

PINTO, J.
"A influência das línguas previamente adquiridas na aquisição lexical em português L3/Ln", in III Encontro Internacional do Português & III Simpósio Internacional da Língua Portuguesa, 12 e 13 de abril, Escola Superior de Educação de Santarém.

2012
PINTO, J.
"L'approche basée sur la tâche et la focalisation sur la forme dans l'apprentissage du Portugais langue étrangère. Une étude avec des étudiants universitaires marocains.", in XIII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, 20 a 23 de novembro, Universidade de Cádiz, Cádiz. 

PINTO, J.
"A aquisição de género e de concordância de género, em português língua terceira ou língua adicional.", in XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 25 a 27 de Outubro, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Faro.

PINTO, J.
"Crosslinguistic influence at lexical level: a study with Moroccan learners of Portuguese L3/Ln", in I Crongreso Internacional Nebrija en Linguística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas: En Camino hacia el Plurilinguismo, 28 a 30 de Setembro, Universidade Nebrija, Madrid. 

2011
PINTO, J.
"Aquisição de Português LE por alunos marroquinos: dificuldades interlinguísticas", in II Congresso Internacional SEEPLU - "Difundir l/a Lusofonia", 17 a 19 de Outubro, Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade da Extremadura, Cáceres.

LAMAS, E., PINTO, J. & SILVA, L.
"Análise do manual de Técnicas de Expressão oral e escrita. Contributos para a aprendizagem do Português L2 em Cabo Verde", in II Congresso Internacional SEEPLU - "Difundir l/a Lusofonia", 17 a 19 de Outubro, Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade da Extremadura, Cáceres.

PINTO, J.
"Dificuldades de aquisição do Português LE por alunos arabófonos: o caso marroquino", in III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 30 de Agosto a 02 de Setembro, Universidade de Macau.  

2010
PINTO, J. 
"A importância da LM na aprendizagem da L2: a questão da interlíngua (o caso de Cabo Verde)", in 26º Encontro Nacional da APL, 21, 22 e 23 de Outubro 2010, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

2009 
PINTO, J.
"L’approche par tâches dans l’enseignement du Portugais langue étrangère", in Mesa Redonda La Didactique des Langues, Fundação Abdul Aziz Al Saoud pour les Etudes Islamiques et les Sciences Humaines, Casablanca, 20-21 Março.

2007
PINTO, J. & SOUZA, V.
"Thesaurus Lusitanus: diversidade linguística num só espaço", in XVII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Praia/Cabo Verde, 11-13 de Junho.

2004
PINTO, J.
"A Progressão Gramatical nos Manuais de Português em Cabo Verde", in 1.º Encontro Nacional de Professores de Língua Portuguesa, Instituto Superior de Educação da Praia, Cabo Verde, Dezembro.

PINTO, J.
"O ensino das línguas em Cabo Verde: a questão da interlíngua", in Encontro Regional Associação Portuguesa de Linguística. O Ensino das Línguas e a Linguística. ESE de Setúbal, 27 e 28 de Setembro.