Nome: Carlota Pimenta

Grau Académico: Doutoramento

Sector de Investigação do CLUL: Filologia

Área de Investigação: Crítica Textual; Crítica Genética

•  2017: Doutoramento em Crítica Textual. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tese: O processo de escrita camiliano em Novelas do Minho. Análise genética (orientadores: Cristina Sobral e Ivo Castro).
  • 2009: Mestrado em Estudos Româncios, Literatura Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dissertação: Edições crítica e genética de A Morgada de Romariz de Camilo Castelo Branco (orientador: Ivo Castro).
  • 2007: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, Estudos Portugueses e Românicos. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Actividades actuais:

• Desde 2018: Colaboradora no projecto Crestomatia do CLUL.
  • Desde 2007: Membro do grupo Oficina de Edições, CLUL.

Actividades anteriores:

• 2010-2017: Bolseira de Doutoramento (FCT), CLUL.

2018

• "As emendas de Camilo: a sua importância para o estudo do processo criativo". In: C. Silva, F. Topa, J. Greenfield and M. Reynaud (ed.). CEM: Cultura, Espaço & Memória, n. 9. Porto: CITCEM.
  • [em publicação] "Portugal, França e Brasil: uma, duas ou três críticas genéticas". In: Actas do Congresso Internacional de Linguística Histórica. Homenagem a Ivo Castro. Lisboa, Portugal.
  • [aceite] "Camilo Castelo Branco, author and translator". In: A. Nunes, J. Moura e M. Pinto (ed.). Liminal Spaces: Translation Studies and Genetic Criticism.

2017

• Crónica de Dom João I. Primeira Parte. Edição crítica de Teresa Amado, com a colaboração de Ariadne Nunes, Carlota Pimenta e Mário Costa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
  • “O processo de escrita camiliano em Novelas do Minho”. In: F. Moreira, O. Ribeiro e S. Pimenta (org.). Camilo, o Homem, o Génio e o Tempo. Bruxelas: Orfeu.
  • Camilo Castelo Branco. Novelas do Minho. Edição crítica de Ivo Castro e Carlota Pimenta. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

2016

Comunicações:

2018

2017

2016

• “Análise genética de Novelas do Minho, de Camilo Castelo Branco”. CLUL-LingMe. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 16 de Junho.

2014

• “Tipologia de variantes autorais”. Seminário de mestrado “Produção de Textos”. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 19 de Dezembro.
  • “Edição crítica da Crónica de D. João I – 1.ª parte”. X Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 6-7 de Março (em colaboração com Ariadne Nunes e Mário Costa).

• “Tipologia de variantes autorais”. Sessão pública “Trabalhos de Crítica Textual”. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 26 de Junho.