Ferramenta
TCFC

Tarefas de Consciência Fonológica para Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico

O instrumento com o título Tarefas de Consciência Fonológica para crianças Portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico foi construído com o objetivo de testar todos os níveis de consciência fonológica (segmental (ou fonémica), intrassilábica, silábica e de palavra) em crianças portuguesas monolingues a frequentarem o 1º Ciclo do Ensino Básico, em 3 tarefas de avaliação da consciência linguística: segmentação, identificação e omissão.
As folhas de registo, as respetivas imagens e ficheiros de som aqui apresentados foram construídos no âmbito da tese de doutoramento de Afonso (2016), intitulada “Complexidade Prosódica – Tarefas de Consciência Fonológica em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico”, submetida à Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, sob orientação de Maria João Freitas (Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de Linguística).
As provas foram aplicadas a um grupo de crianças portuguesas monolingues do 1º e do 3º ano de escolaridade, sem historial de perturbação de linguagem, cognitiva ou motora que prejudicasse a realização das tarefas, em três momentos diferentes. Para a avaliação das unidades sílabas, constituintes silábicos e segmentos as crianças ouviram cada estímulo e simultaneamente visualizaram a imagem correspondente a esse estímulo auditivo, realizando a tarefa de seguida. Para a avaliação da unidade palavra, apenas foi utilizado estímulo auditivo, sendo que cada criança ouviu cada frase duas vezes antes de realizar a tarefa. Foram realizados itens de treino para todas as tarefas e foram registadas todas as respostas dadas.

Para descrição dos resultados obtidos e detalhe metodológico sobre a aplicação do instrumento, consulte-se Afonso (2016), tese de doutoramento acima referida. Os estímulos visuais foram realizados especificamente para o trabalho em questão pela designer gráfica Ana Afonso.

Para a utilização do instrumento que aqui se disponibiliza devem ser solicitadas as imagens e os ficheiros áudio a Catarina Afonso (catarina.m.afonso@gmail.com).

Documentos:

Folha de registo

Imagens (Parte 1)

Imagens (Parte 2)

Registo das TCFC:

Este trabalho está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.

Foi desenvolvido no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, no âmbito do projeto PEst-OE/LIN/UI0214/2011, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.