CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

1042

Datação

1970-1974

Distrito

Porto (Valongo)

Inquiridor

01

Informante

 

Idade

46

Sexo

Masculino

Grupo profissional

A

Nível de instrução

6

Influência linguística anterior

Sem influência

 

 

X: NÓS TEMOS AQUI, AQUI NO NORTE GRANDE EXTENSÃO DE, DE TERRITÓRIO QUE ESTÁ COBERTA DE PINHEIRAIS. DURANTE O VERÃO, POR INCÚRIA DAS PESSOAS, POR, DIGAMOS, POR DESCUIDO DE PESSOAS QUE VÃO FAZER PIQUENIQUES, QUE DEIXAM FOGUEIRAS ACESAS, ENFIM, POR PESSOAS QUE FAZEM... POR LAVRADORES OU, OU PESSOAS QUE, QUE ESTÃO AO AR LIVRE E QUE COZINHAM AS SUAS REFEIÇÕES E QUE DEIXAM FOGUEIRAS MAL APAGADAS, TEMOS FREQUENTEMENTE INCÊNDIOS E INCÊNDIOS QUE NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM ATINGIDO PROPORÇÕES MUITO GRANDES. VERIFICAMOS QUE UM INCÊNDIO ATEIA-SE COM UMA FACILIDADE ENORME E TORNA-SE DIFICÍLIMO DE EXTINGUIR, PRIMEIRO POR... POR VÁRIOS MOTIVOS, NÃO É, UM DELES É O SEGUINTE, É QUE ALGUNS MINUTOS OU, DIGAMOS, ALGUMAS HORAS QUE SE PERCAM NO INÍCIO, LOGO DESDE QUE O INCÊNDIO É DETECTADO, SÃO DECISIVOS PARA A POSSIBILIDADE DE O COMBATER.

A: SE NÃO FOR MUITO RÁPIDO, (...)

X: SE NÃO FOR MUITO RÁPIDA A INTERVENÇÃO. ACONTECE TAMBÉM QUE, QUE ANTIGAMENTE, COM A EXPLORAÇÃO MAIS INTENSA DO SOLO, COM OS CAMPOS MAIS PROVIDOS DE GENTE QUE OS TRABALHAVA, HAVIA GRANDE NECESSIDADE DE PREPARAR VOLUMES GRANDES DE ADUBO, E ESSE ADUBO ERA PREPARADO, UTILIZANDO COMO MATÉRIA BÁSICA O MATO QUE ERA CORTADO NOS MONTES; ACTUALMENTE, COM OS CAMPOS MAIS DESERTOS, NÃO TEM HAVIDO CORTES DE MATO INTENSIVOS. O MATO É CONSTITUÍDO NORMALMENTE POR ESPÉCIES MUITO LENHOSAS, DE COMBUSTIBILIDADE MUITO GRANDE, DE MODO QUE DÁ-SE COM MUITA FACILIDADE UMA, UMA PROPAGAÇÃO DE QUALQUER PEQUENO FOCO DE INCÊNDIO QUE SURJA, ATÉ UMA FAÚLHA QUE CAIA DA CHAMINÉ ONDE SE ESTEJA A COZINHAR, OU UMA... EU NÃO ACREDITO MUITO NA PONTA DO CIGARRO MAS QUALQUER PEQUENA FOGUEIRA, NÃO É, QUE SE INICIE, O MATO ALIMENTA-A IMEDIATAMENTE, SE HOUVER UM BOCADO DE VENTO, O INCÊNDIO EM MEIA HORA ATINGE PROPORÇÕES INCONTROLÁVEIS. DEPOIS, ENFIM, CHAMAM-SE OS BOMBEIROS, OS BOMBEIROS SÃO GERALMENTE POUCOS, OS MONTES, MUITOS DELES NÃO TÊM ESTRADAS QUE ELES POSSAM, ONDE ELES POSSAM FACILMENTE ACERCAR-SE DO FOGO, ELES LIMITAM-SE A COMBATER OS INCÊNDIOS NORMALMENTE COM, COM RAMOS QUE ELES ATAM EM FEIXES OU COM MATRACAS COM QUE BATEM REALMENTE O, O MATO, MAS ISSO É, SÃO TUDO MEIOS POUCO EFICAZES.

A: MAS PORQUE NÃO, PORQUE ASSIM... ERA ISSO QUE EU IA A PERGUNTAR, SE SÃO MAIS EFICAZES OU PORQUE NÃO HÁ OUTROS MEIOS.

X: É PORQUE NÃO HÁ OUTROS.

A: NÃO HÁ OUTROS.

X: PORQUE O MEIO IDEAL SERIA ATACAR COM ÁGUA, MAS QUEM É QUE PODE LEVAR A ÁGUA A TODOS OS SÍTIOS, AÍ NESSES MONTES MAIS INACESSÍVEIS? COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL. POR OUTRO LADO ELES PRÓPRIOS NÃO TÊM MÉTODOS SEGUROS NEM INSTRUÇÃO SEGURA DE ATAQUE AO FOGO. EU PENSO QUE HAVERIA ALGUMAS MEDIDAS QUE SE PODERIAM TOMAR EM RELAÇÃO A ISTO. UMA DELAS SERIA A CRIAÇÃO DE POSTOS DE VIGIA; NAS ÁREAS MAIS SUJEITAS, SERIA POSSÍVEL CRIAR POSTOS DE VIGIA, SUBSIDIADOS, POR EXEMPLO, PELOS SERVIÇOS FLORESTAIS EMBORA FOSSEM QUOTIZADOS PELAS ADMINISTRAÇÕES LOCAIS; ESSES POSTOS DE VIGIA SERIAM GUARNECIDOS POR PESSOAL EVENTUAL, POR EXEMPLO, RAPAZES QUE ESTÃO DE FÉRIAS, NORMALMENTE, NO VERÃO E É A ALTURA EM QUE ESSES INCÊNDIOS SE DÃO E QUE PODIAM FAZER DISSO UM LUCRATIVO PASSATEMPO, DIGAMOS ASSIM, QUE AQUILO ATÉ É ENGRAÇADO, ESTAR ALI A FAZER PIQUENIQUES NO MONTE.

A: E ÚTIL.

X: SÓ COM O CUIDADO DE TER QUE OLHAR À VOLTA.

A: CLARO, CLARO.

X: É DAR UM TELEFONEMA NO CASO DE HAVER UMA, QUALQUER COISA QUE NOTEM, NÃO É. POR OUTRO LADO TAMBÉM DEVERIA HAVER EM GRANDE NÚMERO NAS ZONAS SOBRETUDO MAIS SUJEITAS A INCÊNDIOS, CISTERNAS, CISTERNAS DE BORRACHA COMO AQUELAS QUE TEM, POR EXEMPLO, OS SERVIÇOS FLORESTAIS, QUE SE INSTALAM EM QUALQUER CAMIONETE, NÃO É PRECISO UMA CAMIONETE ESPECIAL PARA ISSO, MONTAM-SE ESSAS CISTERNAS, ESSAS CISTERNAS PODEM EXISTIR EM DETERMINADOS LOCAIS, NO MOMENTO EM QUE HÁ UM INCÊNDIO ELAS COLOCAM-SE EM CIMA DE QUALQUER CAMIONETE, ENCHEM-SE COM ÁGUA E VÃO IMEDIATAMENTE AOS LOCAIS DE INCÊNDIOS. OS SERVIÇOS FLORESTAIS USAM ISSO E COM ÊXITO.

A: E TÊM GRANDE CAPACIDADE...

X: TEM GRANDE CAPACIDADE. PODEM LEVAR QUATRO MIL LITROS DE ÁGUA.

[A É O INQUIRIDOR 01]