CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

883

Datação

1970-1974

Distrito

Lisboa

Inquiridor

18

Informante

 

Idade

39

Sexo

Masculino

Grupo profissional

H

Nível de instrução

2

Influência linguística anterior

Centro

 

 

A: COMO É QUE VOCÊ ENCAROU ESTE MOVIMENTO... DAS FORÇAS ARMADAS? CONTAVA COM ELE?

X: SIM, ERA UMA COISA QUE EU ACHO QUE... TINHA QUE SE DAR, PÁ, ALIÁS, QUER DIZER, VERIFICA-SE ATRAVÉS DA HISTÓRIA DOS TEMPOS, PÁ, TODA UMA TENDÊNCIA, QUER DIZER, TUDO QUE SEJA OPRESSÃO, QUER DIZER, TUDO O QUE SEJA EXPLORAÇÃO, PÁ, SÃO COISAS QUE TÊM UMA TENDÊNCIA, QUER DIZER, A SEREM ABOLIDAS, NÃO É. PORTANTO, QUER DIZER, MUITO EMBORA NÃO SE ESPERASSE NAQUELA ALTURA, TOU CONVENCIDO QUE... TODO O POVO, PORTANTO, TODO, TODO, TODA A HUMANIDADE ESPERA REALMENTE EM QUALQUER ALTURA, PORTANTO, O PROBLEMA DA SUA LIBERTAÇÃO QUE É FUNDAMENTAL, NÃO É. PORTANTO, EU ACHO QUE SIM, QUE FOI UMA COISA ENGRAÇADA, PÁ, EN(...), NÃO É ENGRAÇADA, MAS SIM, QUER DIZER, QUE É FUNDAMENTAL, NÃO É, QUE AS PESSOAS PRECISAM (...) DE TER LIBERDADE DE EXPRESSÃO, LIBERDADE DE MOVIMENTOS, PÁ, E ALÉM DISSO CONSTITUIR REALMENTE UMA SOCIEDADE, PÁ, ONDE SEJAM INTEGRADOS TODAS AS PESSOAS, TENDO PRIMAZIA, PORTANTO, ÀQUELES INDIVÍDUOS QUE PRODUZEM, QUE TRABALHAM, PÁ, E EU ACHO QUE ESSES É QUE DEVEM REALMENTE SER OS, DIGAMOS, OS OBREIROS, NÃO É, OS HOMENS QUE, QUE DEVEM CONSTITUIR, PORTANTO, A MASSA HUMANA, QUER DIZER, O TRABALHO, NÃO É, QUER DIZER, ACHO QUE DALI É QUE SE TIRA TODO O MOVIMENTO NECESSÁRIO, PORTANTO, ACHO QUE A COISA TÁ, TI(...), TEM QUE SER ASSIM, QUER DIZER, NÃO É BEM FEITO, QUER DIZER, ACHO QUE É FUNDAMENTAL QUE ISTO EXISTA, NÃO É.

A: CLARO. MAS NO CASO ESPECÍFICO DE PORTUGAL, VOCÊ ALGUMA VEZ ACREDITOU QUE ISTO SE PUDESSE DAR AINDA (...) NA, NA SUA VIDA? NO SEU TEMPO ?

X: SINCERAMENTE, QUER DIZER, CHEGUEI A UMA ALTURA QUE CHEGUEI A DESESPERAR, QUER DIZER, CHEGUEI, FIQUEI CONVENCIDO QUE ISTO JÁ NÃO ERA NA MINHA ERA, NÃO É, PORQUE... DERIVADO A ACONTECIMENTOS QUE SE TINHAM VERIFICADO, VERIFICÁMOS QUE, QUER DIZER, ESTÁVAMOS QUASE A VERIFICAR, PÁ, QUE EMBORA HOUVESSE UMA, DIGAMOS, UMA ESPERANÇA, PÁ, MAS ESSA ESPERANÇA JÁ, QUER DIZER, ERA UMA COISA QUE... JULGÁVAMOS, PÁ, TIVESSE JÁ MUITO... INDA MUITO, MUITO ATRASADA, NÃO É. FELIZMENTE A COISA FOI RÁPIDO, PÁ, PORTANTO AINDA FOI NOS NOSSOS DIAS, PÁ, E EU ACHO QUE É UMA COISA ENGRAÇADA, QUER DIZER, ACHO, QUE... PÁ, NÃO HÁ PALAVRAS, ALIÁS, TUDO QUE A GENTE POSSA DIZER, PÁ, NÃO PODE DIZER MAIS DO QUE JÁ DISSE A RÁDIO, A TELEVISÃO, QUER DIZER, TODOS OS JORNAIS, QUER DIZER, QUE JÁ EXPRIMIRAM ATRAVÉS... TODAS AS PESSOAS QUE A GENTE DIARIAMENTE TEM ACOMPANHADO, PORTANTO, A ÚNICA COISA EM SÍNTESE QUE SE PODE DIZER, É QUE... EH PÁ, UM GAJO SE SENTE PORREIRO, FELIZ, PÁ, TÁ CERTO, PÁ, E, E PORTANTO ACHO QUE DEVEMOS CONTINUAR ESTE PROGRAMA, PÁ, AGORA TODOS INTEGRADOS NESTA SOCIEDADE, SABEMOS O QUE QUEREMOS, TEMOS A NOÇÃO EXACTA DA, PORTANTO DA NOSSA RESPONSABILIDADE PERANTE ESTE MOVIMENTO, PÁ, ACHO QUE ISSO É FUNDAMENTAL, NÃO É, NÃO FAZER EXCESSOS, QUER DIZER, NÃO CRIAR COMPLICAÇÕES, PÁ, MAS MANTERMOS, QUER DIZER, A NOSSA POSIÇÃO ATÉ PESSOAL, NÃO É.

A: QUAL É PARA SI O PROBLEMA PRINCIPAL, O MAIOR PROBLEMA QUE SE LEVANTA NESTE MOMENTO À NAÇÃO?

X: PROBLEMA EM QUE SENTIDO?

A: QUER DIZER, AGORA A JUNTA ELABOROU UM PROGRAMA, NÃO É,

X: SIM.

A: DEPOIS SERÁ CONSTITUÍDO O GOVERNO PROVISÓRIO, SE VOCÊ FOSSE, CONST(...) FIZESSE PARTE DESSE GOVERNO, QUAL ERA A PREOCUPAÇÃO MAIOR QUE TERIA?

X: POIS SE, EU ACHO, QUER DIZER, EU QUANTO A MIM, PÁ, POIS, EU ACHO QUE, QUE A POSIÇÃO DAS COISAS SÃO TOMADAS NÃO POR GOVERNOS, NEM P(...) COM JUNTAS, PÁ, MAS, QUER DIZER, EU ACHO QUE SE DEVE FAZER UM PLEBISCITO GERAL, QUER DIZER, O PAGODE EM SI TODO SER CHAMADO, PÁ, E, PORTANTO, A MAIORIA, PÁ, PORTANTO, ESSA É QUE TEM QUE VENCER, ACHO QUE, QUER DIZER, ESSES, SÃO ESSES, A MAIORIA QUE TERÁ QUE DITAR AS SUAS LEIS, NÃO É. QUER DIZER, PORTANTO, NÃO VEJO QUE SEJA PROBLEMA DE A BÊ OU CÊ, NESTE MOMENTO, PÁ, AS MELHORES DIRECTRIZES A SEGUIR. ACHO QUE DEVE SER É DEPOIS DE, PORTANTO, DO POVO, PÁ, DEVIDAMENTE... UM BOCADO MENTALIZADO, PORTANTO, JÁ, DAS SUAS RESPONSABILIDADES, E DISSO DERAM PROVAS NO DIA PRIMEIRO DE MAIO, PÁ, EM QUE O PAGODE PELO MENOS TEM A NOÇÃO DE, ENFIM, DE, DE, JÁ UM BOCADINHO DA SUA RESPONSABILIDADE; EU ACHO QUE É NA UNIÃO DESSES INDIVÍDUOS TODOS, PÁ, PORTANTO TODOS CHAMADOS À RESPONSABILIDADE QUE SE DEVE VERIFICAR O QUE É QUE PODE SAIR, PÁ, ACHO QUE ISSO É QUE É FUNDAMENTAL, NÃO É.

[A É O INQUIRIDOR 18]