CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

854

Datação

1970-1974

Distrito

Guarda

Inquiridor

11

Informante

 

Idade

31

Sexo

Masculino

Grupo profissional

H

Nível de instrução

1

Influência linguística anterior

Sem influência

 

 

A: E VIU MESMO OS LOBOS?

X: QUATRO, TODOS EM FILA. TERIA LÁ UM SACHOZITO ASSIM PEQUENO E EU FIZ UMA SANGANHADA LÁ A UM, COM PAUS, UMA PORRETADA, UM GAJO COMEÇA A BATER AS TURQUESES, DIGO EU: «BOLAS!», FIQUEI CHEIO DE SUSTO.

B: AI NÃO! NÃO LHE ATACARAM O REBANHO?

X: NÃO, NESSE DIA NÃO.

A: ELES FUGIRAM, OS OUTROS ?

X: DEPOIS FUGIRAM. COMECEI A CHAMAR PELOS CÃES, NÃO É, E ELES APARECERAM. MAS, ANDA MUITA FORÇA DISSO, MAS MUITA FORÇA. AINDA HOJE HÁ MUITA FORÇA DISSO, SÃO UMAS TERRAS QUE TÊM MUITO MATOS, FLORESTAS POR AÍ FORA, AINDA TEM LÁ MUITA BICHARADA (...)

B: E HÁ OUTROS ANIMAIS SEM SER OS LOBOS?

X: HÁ. HÁ RAPOSAS LÁ. O LOBO E A RAPOSA, O GATO-BRAVO (...)

A: MAS O GATO-BRAVO NÃO...

X: NÃO!

A: NÃO ATACA ?

X: NEM A RAPOSA, NÃO, É SÓ, SÓ O LOBO.

B: A RAPOSA É MAIS PARA AS GALINHAS.

B: E PARA OS COELHOS, NÃO É?

X: (...) CARNE.

B: E NESSA ALTURA TAVA SOZINHO?

X: TAVA SOZINHO. EU ARRECADEI O VIVO E DEIXAVA-O FICAR ALI À BEIRA QUE ERA DESVIADO DA POVOAÇÃO E FUI-ME EMBORA PARA CASA. CHEIO DE SUSTO MIÚDO AINDA, TINHA OS MEUS NOVE, DOZE ANOS OU POR AÍ FORA.

A: E AS OVELHAS QUANDO VÊEM ASSIM A APROXIMAÇÃO DOS LOBOS...?

X: AJUN(...), AJUNTAM-SE TODAS LOGO. AJUNTAM, FOGEM.

B: E VIU ALGUMA VEZ ALGUMA LUTA DE UM CÃO COM UM LOBO, OU NÃO?

X: MULTA VEZ. ATÉ... VI ATÉ LOBOS MATAREM OS CÃES. MUITA, MUITA AQUILO TEM OS DENTES MUITO GRANDES, NÃO É, QUANDO, AQUILO É UNS QUE TRAÇAM MESMO. TRAÇAM, FAZEM LOGO UNS BURACOS FORMIDÁVEIS.

A: E OS CÃES NÃO TÊM MEDO DOS LOBOS, ATIRAM-SE A ELES (...)?

X: HÁ CÃES QUE NÃO TÊM MEDO, AGORA HÁ OUTROS QUE TÊM. CONFORME A RAÇA E, E O TAMANHO DELES, NÃO É.

A: E SÃO CÃES GRANDES, NÃO?

X: É GRANDES, OS CÃES GRANDES, OS CÃES GRANDES, AQUELES CÃES SERRA.

A: E SÃO BEM BONITOS. ESSE CÃO... EU ADMIRA-ME É COMO VÃO ASSIM... JÁ SABEM QUE ENCONTRAM LOBOS E RAPOSAS, NÃO IREM ARMADOS COM QUALQUER COISA, UMA ARMAZITA OU...

X: NÃO SE PODE ANDAR ARMADO, NÃO É, NÃO SE PODE ANDAR ARMADO PORQUE O ESTADO NÃO DEIXA (...) É PRECISO UM DOCUMENTO, (...) DE QUALQUER MANEIRA. E NEM TODOS TÊM POSSIBILIDADES DE PODER COMPRAR UMA ARMA.

B: TAMBÉM E UMA COISA CARA.

X: POIS, UMA COISA CARA E É PRECISO UM, UM DOCUMENTO (...), POR AÍ FORA... EU COMPREI, EU COMPREI UMA AGORA NESTE, NO, NO INVERNO PASSADO NO, NO INVERNO PASSADO COMPREI UMA ARMA PARA IR À CAÇA E FICOU-ME LÁ PARA CIMA DE DEZ CONTOS AINDA, NEM TODA A GENTE PODE COMPRAR UMA, UMA ARMA. UMA ARMA PARA CAÇAR, NÃO É, É DAS TAIS COISAS (...)

A: VÃO LÁ DAR OS SEUS TIRINHOS...

X: AINDA AGORA ESTAVA A FALAR NISSO... QUE O ANO PASSADO COMI MUITA CARNE DE COELHO E AGORA JÁ ME ANDAVA A APETECER UM BOCADINHO DELA

B: MAS AGORA NÃO PODEM.

X: AGORA NÃO POSSO.

B: NÃO PODEM CAÇAR. E AGORA TAMBÉM SE CALHAR A CARNE DOS COELHOS TAMBÉM AGORA NÃO É SABOROSA, NÃO É ALTURA DE A COMER, OU NÃO?

X: BEM, QUER DIZER, NÃO É, NÃO É SER SABOROSA, NÃO É, QUE AGORA ANDAM A FAZER CRIAÇÃO, AQUILO ATÉ MESMO, PARA EU (...) MATASSE HOJE UMA CABEÇA DE CAÇA DAQUELAS. SE FOSSE MATAR, POR EXEMPLO, UM COELHO ESTRAGA-SE LOGO MEIA DÚZIA DE CABEÇAS. PODE ANDAR CHEIA... DEPOIS MATA-SE AQUELA CRIAÇÃO TODA, NÃO É. FAZ-SE MUITO PREJUÍZO.

B: POIS É (...) ESSA COISA DOS LOBOS FAZ-ME CÁ UMA IMPRESSÃO... ELES NÃO ATACAM PROPRIAMENTE AS PESSOAS?

X: SIM, QUER DIZER, SE NÃO APANHAREM MAIS NADA, ATACAM.

A: SE ELE ESTIVER COM MUITA FOME OU ASSIM...

X: EU TENHO UM IRMÃO QUE ESTÁ EM LISBOA, TÁ EM ALMADA, ESSE INDIVÍDUO FOI UM DIA DE TRANCOSO PARA LÁ PARA A NOSSA TERRA E ATRAVESSOU UMA SERRA QUE HOJE HÁ LÁ FLORESTA, PORTANTO DO ESTADO, (...) E FOI SEMPRE ACOMPANHADO POR DOIS LOBOS ATÉ À PORTA DE CASA. TRÊS HORAS DA MANHÃ. ELE LEVAVA TABACO E LEVAVA FÓSFOROS E ENQUANTO O TABACO DUROU E OS FÓSFOROS, TUDO MUITO BEM; QUANDO O TABACO E OS FÓSFOROS ACABARAM, JÁ SE VIU MAIS APERTADO COM ELES... CHEGOU ENTÃO À BEIRA DUMA POVOAÇÃO CHAMADA (...) E FOI ENTÃO LÁ FAZER LEVANTAR O TABERNEIRO ÀS TRÊS DA MANHÃ E, E COMPROU TABACO E FÓSFOROS. QUANDO FOI À SAÍDA (...) ESTAVAM À ESPERA DELE. LÁ FOI ENTÃO ATÉ À ENTRADA DA NOSSA POVOAÇÃO E DEPOIS ENTROU PARA CASA E OS GAJOS COMEÇARAM A UIVAR (...) MAS ACOMPANHARAM-NO (...) VINTE E TAL QUILÓMETROS, ACOMPANHARAM-NO SEMPRE.

B: MAS ELES PORTANTO COM O FOGO TÊM MEDO.

X: SIM, LUME; EM VENDO O LUME ELES AFASTAM-SE. ACOMPANHAM SIM, MAS AFASTAM-SE. UM BOCADO.

[A É O INQUIRIDOR 11; B É O INQUIRIDOR 04]