CRPC sub-corpus oral espontâneo

Início

 

 

Fonte

Português Fundamental

Texto número

290

Datação

1970-1974

Distrito

Porto

Inquiridor

18

Informante

 

Idade

48

Sexo

Masculino

Grupo profissional

A

Nível de instrução

6

Influência linguística anterior

Sem influência

 

 

X: INFELIZMENTE CONTINUA A HAVER. O INDIVÍDUO DE FATO-MACACO TEM AS MÃOS SUJAS, NORMALMENTE. O DO ADMINISTRATIVO TEM AS MÃOS LIMPAS. DE MANEIRA QUE AQUILO QUE O ADMINISTRATIVO CONSEGUE FAZER, DUMA MANEIRA GERAL, O, O DE FATO-MACACO NÃO, NÃO, NÃO, EMBORA FAÇA, NÃO LHE DÁ JEITO FAZER. POR EXEMPLO, AQUI PRETENDE-SE QUE O, O HOMEM DA SERRALHARIA, O HOMEM DA, DA CARPINTARIA FAÇA UMA REQUISIÇÃO SEMPRE QUE PRECISE DE MATERIAL. BEM ISSO ERA MUITO PRÁTICO. SIMPLESMENTE, O, O INDIVÍDUO QUANDO PRECISA DUMA BILHA, OU DUMA CHAPA, TEM DE IR BUSCAR UM LIVRO DE REQUISIÇÕES E COM AS MÃOS CHEIAS DE ÓLEO PEGAR NUMA CANETA QUE NÃO TRAZ NO BOLSO PARA ESCREVER UMA COISA COM UMA LETRA QUE MUITAS VEZES NÃO É BOA E, E SUJA TUDO, AQUILO APARECE AQUI COMO UM PAPEL DE LIMPAR AS MÃOS. DE MANEIRA QUE É AVESSO A TOMAR ESSA ATITUDE. COMO ESTES AQUI SÓ FAZEM ISSO, PENSAM QUE É UMA POSIÇÃO DE SUPERIORIDADE, SÃO CAPAZES DE ESCREVER MUITO BEM E COM UMA LETRA BONITA. SIMPLESMENTE, ENQUANTO QUE É PERFEITAMENTE NECESSÁRIO QUE ESSES INDIVÍDUOS EXISTAM, COMO NÃO PODE DEIXAR DE SER, PARA ORGANIZAR A MANEIRA COMO AS, VERIFICAR COMO SE FAZEM AS DESPESAS, COMO É QUE SE DEVE FAZER UM CONTROLE DE TUDO AQUILO QUE É, (...) AQUI, É DE CONTAS, DE NÚMEROS, QUEM REALIZA NECESSIDADE QUE ESSES NÚMEROS SEJAM FEITOS É EXACTAMENTE A PARTE PRODUTORA. PORQUE NO DIA EM QUE A PARTE PRODUTORA NÃO TRABALHAR AQUI, NÃO SE, É DE MODO NENHUM NECESSÁRIO O ADMINISTRATIVO.

A: TAMBÉM DIGO.

X: NO FIM DE CONTAS A PARTE ADMINISTRATIVA HÁ-DE SER SEMPRE UMA INFRA-ESTRUTURA NUMA ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO, SEMPRE. É UM APOIO, É UM AUXILIAR, NUNCA É, É UMA PARTE FUNDAMENTAL, FUNDAMENTAL NO SENTIDO DE SER PRIMORDIAL. SÓ É SECUNDÁRIA NO SENTIDO EM QUE EXISTE POR FORÇA DA OUTRA.

A: POIS CLARO. TEM TIDO ASSIM MUITOS PROBLEMAS DE PESSOAL?

X: NÃO, O ÚNICO PROBLEMA QUE EU TENHO É PORQUE UM SECTOR NÃO FAZ AQUILO QUE DEVERIA FAZER, OS OUTROS INCOMODAM-SE PORQUE SÃO RESPONSÁVEIS, EXACTAMENTE, PORQUE SÃO RESPONSÁVEIS. VOCÊ É UM ENCARREGADO, É UM INDIVÍDUO QUE PRETENDE QUE O SERVIÇO SE FACA, UM INDIVÍDUO QUE TEM UMA CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL GRANDE, TUDO AQUILO QUE TRAVAR A SUA ACTIVIDADE E A PREJUDICAR, INCOMODA-O, SE FOR RESPONSÁVEL, SE TIVER BRIO PROFISSIONAL. CLARO, PODIA PERFEITAMENTE NÃO LIGAR PEVA. POIS, «NÃO HÁ? POIS, NÃO HÁ, ESPERA.» RELAÇÕES HUMANAS ENTRE PESSOAL NÃO TENHO TIDO GRANDE, COISA NOTÁVEL. AGORA ENTRE PESSOAL DE PRODUÇÃO...

A: TALVEZ PORQUE TEM BONS ENCARREGADOS DE SECÇÃO, NÃO?

X: DIGA ?

A: OS TIPOS QUE ESTÃO ENCARREGADOS DAS SECÇÕES RESPECTIVAS SÃO JEITOSOS.

X: QUER DIZER, CONSEGUI QUE SE FORMASSEM REALMENTE UMA EQUIPE, QUER DIZER, ENTENDEM-SE PERFEITAMENTE, EMBORA, CLARO, CHOQUEM E BRIGUEM, NA MEDIDA EM QUE UMA CONVERSA AMIGÁVEL OU MENOS AMIGÁVEL, TENHA UM TOM DE ZANGA QUE NÃO É, PORQUÊ? POR FORÇA DA MANEIRA DE SER, NÃO É, DA MANEIRA DE SE EXPRIMIR. AGORA, NÃO HÁ DÚVIDA NENHUMA, QUE SE FOR DE FACTO UM INDIVÍDUO RESPONSÁVEL NA PRODUÇÃO TEM DE SE INCOMODAR PORQUE NÃO É APOIADO NAQUELA PARTE DE STOCKS DE EXISTÊNCIAS, DE FORNECIMENTOS, ETC. ELE TEM QUE TER TUDO PARA PODER TRABALHAR À VONTADE. PORQUE SE NÃO INCOMODA-SE SE FOR RESPONSÁVEL.

A: CLARO (...)

X: E SE NÃO TIVER ESSE APOIO A COISA CORRE MAL.

A: POIS, COMO EM TODO O LADO.

X: MAS, FELIZMENTE, NÃO TENHO TIDO PROBLEMAS NENHUNS. ÀS VEZES UM MODO DE EXPRESSÃO ENTRE OS ENCARREGADOS E O PRÓPRIO PESSOAL, QUE QUEM NÃO ESTIVER HABITUADO A OUVIR OS TERMOS E A MANEIRA DE, DE SE EXPRIMIR SENTE QUE A COISA QUE NÃO ESTÁ BEM, NA MEDIDA EM QUE SIMULA UMA AGRESSÃO TERRÍVEL, NO FUNDO NÃO É NADA DISSO.

[A É O INQUIRIDOR 18]