(2023). Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language online. In Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais (pp. 233-261). Lisboa: Universidade Aberta, Coleção Ciência e Cultura, Nº 23.
. Primeiro nome
Adelina
Apelido
Castelo
(2023). A construção participada de materiais didáticos: de experiências com aprendentes chineses a um quadro orientador. In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios (pp. 122-136). Lisboa: LIDEL.
. (2021). On the acquisition of European Portuguese liquid consonants by L1-Mandarin learners. In Multilingualism and third language acquisition (Jorge Pinto & Nélia Alexandre, pp. 25-45). Language Science Press, Berlin. http://doi.org/10.5281/zenodo.4449767
. (2017). Ensino da componente fonético-fonológica: uma síntese e um exemplo de português para estrangeiros. Linguística: Revista De Estudos Linguísticos Da Universidade Do Porto, 12. Retrieved from http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/3419
. (2018). Songs for pronunciation teaching: a guiding model. Journal Of Innovation In Psychology, Education And Didactics, 22(1). Retrieved from http://hdl.handle.net/10451/44228
. (2018). What does the pronunciation of plosives and fricatives by Chinese learners of Portuguese teach us?. Portuguese Language Journal, 12. Retrieved from http://hdl.handle.net/10451/44263
. (2019). Produção de vogais orais tónicas do PLE por falantes nativos de chinês mandarim. Orientes Do Português, 1, 47-58. Retrieved from http://orientes-do-portugues.ipm.edu.mo/wp-content/uploads/2019/12/OrientesPt_Vol1_5_CASTELOFREITAS_eVersion.pdf
. (2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos. In Avaliação da Consciência Linguística: Aspetos fonológicos e sintáticos do Português (M. J. Freitas, A. Gonçalves, I. Duarte (Eds.), pp. 119-144). Lisboa: Colibri.
. (2016). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (B. Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska, E. Jabłonka (Eds.), pp. 181-194). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Skłodowskiej.
. (2019). A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses. In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas (C. P. Alonso, V. Russo, R. Vecchi, C. A. André (Eds.), Vol. V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), pp. 87-117). Coimbra: Angelus Novus / AIL. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2
.