Primeiro nome
Jorge
Apelido
Pinto
Pinto, J. (2023). Are Teachers Developing Strategies to Enhance the Use of DLC in the Learning of Portuguese as a Foreign Language in English-Dominant Classrooms?. In L. Aronin & Melo-Pfeifer, S. (Eds.), Language Awareness and Identity (pp. 155-172). Springer International Publishing. http://doi.org/10.1007/978-3-031-37027-4_8
(2023). Diacrítica: Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões. (J. Pinto, Cavalheiro, L., Fondo, M. del C., & Cea-Álvarez, A. M., Eds.). http://doi.org/https://doi.org/10.21814/diacritica.36.2
Pinto, J., & Alexandre, N. (2023). Ensinar Português a Falantes de Espanhol Língua Materna/ Língua Segunda: para uma consciencialização lexical dos aprendentes. In C. Castro & Madeira, A. (Eds.), Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português Língua Não Materna (pp. 148-165). Lidel.
Pinto, J. (2022). Práticas de translanguaging como recurso didático no ensino do português como língua estrangeira em Marrocos. In F. C. del Olmo, Melo-Pfeifer, S., & Souza, S. (Eds.), Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica (pp. 388-409). Porto: U.Porto Press.
Martins, C., Silva, F., & Pinto, J. (2022). O que ainda não sabemos e precisávamos de saber para o ensino de Português Língua Não Materna. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 9-10, 301-313. http://doi.org/https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr5
Pinto, J. (2022). O uso de estratégias de aprendizagem de línguas: perceções de alunos de português língua estrangeira (Ln). In M. do S. Pessoa (Ed.), Percursos de Educação Linguística: uma homenagem a Maria Helena Ançã (pp. 317-332). Aveiro: UA Editora. http://doi.org/https://doi.org/10.48528/b1q6-c137
Pinto, J., & Alexandre, N. (2021). Preface. In Multilingualism and third language acquisition: learning and teaching trends (p. v-viii). Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.4449763
(2021). Multilingualism and third language acquisition: learning and teaching trends. (J. Pinto & Alexandre, N., Eds.). Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.4449726 (Original work published 02/2021AD)
Pinto, J. (2020). O ensino de línguas baseado em tarefas no ensino/aprendizagem da escrita em português língua segunda – propostas didáticas. Revista Do Gel, 17 (2), 170-195. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.21165/gel.v17i2.2425
Pinto, J. (2011). O ensino /aprendizagem da gramática do Português como L2 – um estudo de caso . Revple – Revista Eletrónica De Português Língua Estrangeira, Português Língua Segunda E Português Língua Não Materna, Associação De Professores De Português.