(2006). Recuperação da informação visualizada: interação e competição entre legendas e imagens. Atas Do Xxi Encontro Nacional Da Associação Portuguesa De Linguística, 359-370.
. Primeiro nome
Adriana
Apelido
Baptista
(2015). Parâmetros para análise de narrativas orais em crianças com e sem perturbação da linguagem expressiva. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 419-433). Porto: APL.
. (2015). Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1 º e 2. º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 153-174). Porto: APL.
. (2015). Imagens e promoção da compreensão no ensino da língua no 1º Ciclo EB. Esec, 2015, 128-150.
. (2015). Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB. Esec, 2015, 321-352.
. (2009). Publicidade e Textos híbridos: leitura de informações e impressões. .
. (2011). Reading hybrid texts: Remarks on text/image transitions. Journal Of Eye Tracking, Visual Cognition And Emotion. Retrieved from http://hdl.handle.net/10437/2308
. (2010). A escrita: dimensões gráfica e ortográfica. Lisboa: DGIDC.
. (2009). Interacções texto/imagem: o caso particular das legendas de fotografia. Lisboa: FCG & FCT.
. (2017). Ler, ouvir, refletir e compreender.. operacionalizando princípios. In Decole: Desenvolvimento de Competências de Letramento emergente (F. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera, pp. 93-147). Porto Alegre: Penso.
.