A avaliação da fonologia de crianças bilingues por um teste de repetição de pseudo-palavras, Letícia Almeida
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Os testes de repetição de pseudo-palavras são frequentemente usados na avaliação clínica pois permitem avaliar a fonologia sem o suporte do léxico. Esta propriedade torna-os particularmente relevantes para avaliar crianças bilingues que podem apresentar um léxico reduzido em comparação com crianças monolingues.
Apresentarei nesta comunicação a metodologia de construção do teste LITMUS-NWR-FR (dos Santos & Ferré, 2018) que foi aplicado a 164 crianças bilingues com várias línguas maternas residentes em França. Veremos que este teste permite distinguir crianças bilingues com e sem perturbação do desenvolvimento da linguagem. Além disso, é pouco sensível às variáveis inerentes ao bilinguismo, tais como o tempo de exposição ou a quantidade de input recebido, sendo particularmente sensível à complexidade silábica. Estes resultados sugerem que este teste pode ser um bom instrumento de identificação de crianças bilingues com perturbação do desenvolvimento da linguagem.