A tecnologia de comunicação e informação aplicada ao PLE em universidades americanas: desenvolvendo a competência comunicativa intercultural através do Projeto Teletandem Brasil

Degree
Master
Thesis year
2017
Thesis date
Status
Concluded
Estudante
Patrícia Zeli Trowbridge

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as interações dos alunos inscritos no Projeto Teletandem Brasil (TTB), que estudam Português em cinco Universidades nos EUA. A partir dos aportes teóricos da competência intercultural filiada à teoria de Michael Byram (1997) e Darla Deardorff (2007), esta pesquisa visa analisar o desenvolvimento da competência intercultural, a partir da interação entre os alunos falantes de culturas diferentes. Na era novas tecnológica instauram-se novas plataformas de comunicação, auxiliando na aprendizagem de uma língua estrangeira, instituindo novas formas de desenvolver competências, a exemplo do Teletandem, como opção de oportunidades para os alunos interagirem de forma autônoma, síncrona e colaborativa (Telles: 2006). Através da realização de uma pesquisa quantitativa, utilizou-se um questionário para coletar os dados de 28 participantes, que se revelaram importantes para uma maior compreensão da importância do Projeto Teletandem no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. Analisa-se o papel da utilização das TICs para a aquisição de conhecimentos culturais e linguísticos, bem como para o desenvolvimento da competência intercultural. Os resultados obtidos, de um modo geral, mostram que os participantes sentem-se motivados pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e reconhecem a importância das TICs no processo de desenvolvimento da interculturalidade.

------------------------------------------------------------------------

This research aims to analyze the interactions of students enrolled in the Project Teletandem Brazil (TTB), who are studying Portuguese in five Universities in the US. Based on the theoretical framework of intercultural competence affiliated to the theory of Michael Byram (1997) and Darla Deardorff (2007), this research aims to analyze the acquisition of Portuguese as a Foreign Language, and the development of intercultural competence, through the interaction between speakers from different cultures. The technological age has introduced new technology platforms that assist in foreign language learning and has established new ways to develop language skills, such as the project Teletandem, which offers opportunities for students to interact autonomously, synchronously and collaboratively (Telles:2006). In conducting a quantitative research project, we used a questionnaire to collect data from 28 participants, which proved to be important data for better understanding the importance of Teletandem in the process of learning Portuguese as a Foreign Language. This research analyzes the role of the ICT in the acquisition of cultural and linguistic knowledge as well as in the development of intercultural competence. The results, in general, show that participants are motivated to use the information and communication technologies (ICT) and they also recognize the importance of ICT in the development of interculturalism.