Fernando Brissos: Dialetologia acústica a partir da dialetologia tradicional: a experiência do Atlas Acústico do Vocalismo Tónico Português
Seminários CLUL

Fernando Brissos

Título: Dialetologia acústica a partir da dialetologia tradicional: a experiência do Atlas Acústico do Vocalismo Tónico Português

Resumo: O Atlas Acústico do Vocalismo Tónico Português (AVOC) é produto indireto do Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza (ALEPG), cujos materiais aproveita para fins de dialetologia acústica. Esse aproveitamento implica, porém, uma experiência adaptativa de largo espectro, pois os materiais do ALEPG foram recolhidos, ao longo do último quarto do século passado, dentro dos princípios teórico-metodológicos da dialetologia tradicional. O AVOC não pôde ser prosseguido sem responder de antemão a um conjunto de questões de vária ordem, tanto no plano teórico (determinação do corpus) como no plano puramente prático (escolha da metodologia de análise acústica). Dada a escassez de projetos do tipo do AVOC, a que não é alheia a sua natural dificuldade, torna-se relevante discutir aquelas questões. Nesta apresentação, partilharemos precisamente a nossa experiência de construção de um atlas acústico a partir de um atlas tradicional, mostrando como, com uma abordagem pragmática, é possível aproveitar corpora que, do ponto de vista da fonética laboratorial ou acústica, podem ser considerados (extremamente) atípicos.