Laboratório de Psicolinguística
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professor coordenador
Áreas de Investigação
Psicolinguística, Leitura de textos bimodais, Processamento híbrido de textos
Instituição
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Início Fim Descrição

Professora na Unidade Técnico Científica  de Ciências da Linguagem e da Literatura na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Directora da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do do Instituto Politécnico do Porto.

Membro da Comissão coordenadora do Mestrado em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa da Escola Superior de Educação do do Instituto Politécnico do Porto.

2007

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

2004 2007

Investigadora da Onset - Centro de Estudos da Linguagem.

Publicações selecionadas

Todas as publicações

Viana, F., Ribeiro, I., Baptista, A., Brandão, S., & Barreira, S. (2017). Ler, ouvir, refletir e compreender.. operacionalizando princípios. In Decole: Desenvolvimento de Competências de Letramento emergente (F. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera, pp. 93-147). Porto Alegre: Penso.
Viana, F., Ribeiro, I., Baptista, A., Brandão, S., Cadime, I., & Santos, A. L. (2017). Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. In Decole: Desenvolvimento de Competências de Letramento emergente (F. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera, pp. 59-92). Porto Alegre: Penso.
Monteiro, A. P., Costa, A., & Baptista, A. (2015). Parâmetros para análise de narrativas orais em crianças com e sem perturbação da linguagem expressiva. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 419-433). Porto: APL.
Choupina, C., Baptista, A., Costa, J. A., Oliveira, I., & Querido, J. (2015). Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1 º e 2. º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 153-174). Porto: APL.
Baptista, A. (2015). Imagens e promoção da compreensão no ensino da língua no 1º Ciclo EB. Esec, 2015, 128-150.
Costa, J. A., Choupina, C., Baptista, A., Oliveira, I., & Querido, J. (2015). Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB. Esec, 2015, 321-352.
Baptista, A., Faria, I. H., & Luegi, P. (2011). Reading hybrid texts: Remarks on text/image transitions. Journal Of Eye Tracking, Visual Cognition And Emotion. Retrieved from http://hdl.handle.net/10437/2308
Baptista, A. (2010). A escrita: dimensões gráfica e ortográfica. Lisboa: DGIDC.
Baptista, A. (2009). Publicidade e Textos híbridos: leitura de informações e impressões. .
Baptista, A. (2009). Interacções texto/imagem: o caso particular das legendas de fotografia. Lisboa: FCG & FCT.
Faria, I. H., Luegi, P., Taborda, C., & Baptista, A. (2006). Recuperação da informação visualizada: interação e competição entre legendas e imagens. Atas Do Xxi Encontro Nacional Da Associação Portuguesa De Linguística, 359-370.
Faria, I. H., Baptista, A., Luegi, P., ., P., & Taborda, C. (2006). Interaction and competition between types of representation: An example from eye-tracking registers while processing written words and images, in Questions on the Linguistic Sign. In (pp. 115-129). de Lima, M. C. Almeida & B. Sieberg. Lisboa: Edições Colibri e Centro de Estudos Alemães e Europeus.