PLOs

Preditores de Desenvolvimento de Perturbações da Linguagem e Comunicação

Em curso
Data
-
Referencia
PTDC/LLT-LIN/29338/2017
Instituição financiadora
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
FEDER, UE
IR do Projeto
Sónia Frota

O projeto PLOs estuda o desenvolvimento da linguagem e comunicação com o objetivo de identificar sinais de desenvolvimento de perturbações da linguagem e comunicação.
Estima-se que cerca de 20% das crianças com 7 anos apresentam capacidades linguísticas reduzidas, e que a maior parte delas já teria um desenvolvimento da linguagem não típico aos 4 anos. São fatores de risco, por exemplo, a existência de história familiar de Perturbação da Linguagem ou Perturbação do Espectro do Autismo, o parto prematuro e o baixo peso à nascença. A fala tardia constitui também um fator de risco.
A identificação, o mais cedo possível, do risco para estas perturbações é decisiva para possibilitar o diagnóstico e intervenção precoces, promover o desenvolvimento da linguagem, o bem-estar do bebé e sua família, e ajudar a reduzir futuras consequências na saúde, educação e integração social das crianças e jovens.
Através da combinação de diversos métodos de investigação inofensivos e completamente seguros para os bebés, neste projeto analisamos o desenvolvimento da linguagem e comunicação dos 5 meses aos 30 meses (e num subconjunto de crianças até à idade pré-escolar).
O projeto inclui uma equipa multidisciplinar e parcerias com instituições da área da saúde e da educação.  

Site do projeto: http://labfon.letras.ulisboa.pt/babylab/PLOS/

Cruz, M., Butler, J., Severino, C., Filipe, M., & Frota, S. (2020). Eyes or mouth? Exploring eye gaze patterns and their relation with early stress perception in European Portuguese. Journal Of Portuguese Linguistics, 19(1), 4. http://doi.org/10.5334/jpl.240
Frota, S., Pejovic, J., Severino, C., & Vigário, M. (2020). Looking for the edge: emerging segmentation abilities in atypical development. 10th International Conference on Speech Prosody 2020. ISCA. http://doi.org/10.21437/speechprosody.2020-166
Silva, S., Vigário, M., Fernandez, B. L., Jerónimo, R., Alter, K., & Frota, S. (2019). The Sense of Sounds: Brain Responses to Phonotactic Frequency, Phonological Grammar and Lexical Meaning. Frontiers In Psychology, 10. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00681
Outras publicações

Comunicações
 

Czeke, N., Zahner, K., Rimpler, J., Braun, B., & Frota, S. (2019). German infants do not discriminate Portuguese rising vs. falling contours. Poster presented at 4th Workshop on Infant Language Development (WILD), June 13-15, Potsdam, Germany.

Frota, S. (2019). Escuta bebé! Descobrir a língua antes da fala. Invited talk given at 2as Jornadas do Centro de Estudos do Bebé e da Criança do Hospital Dona Estefânia, May 20, Lisboa, Portugal.

Frota, S., Butler, J., Severino, C., Uysal, E., & Vigário, M.  (2019). Infant perception of prosodic boundaries without the pause cue: An eye-tracking study. Poster presented at ICPhS 2019 – XIX Intenational Congress of Phonetic Sciences, August 4-10, Melbourne, Australia.

Vigário, M., Butler, J., Severino, C., Uysal, E., & Frota, S. (2019). Infants discriminate utterances with and without internal prosodic boundaries: An eye-tracking study with delexicalized speech. Talk given at LCICD 2019 - The 4th Lancaster Conference on Infant and Early Child Development, August 21-23, Lancaster, UK.

Vigário, M., Severino, C. ,  Cruz, M., Filipe, M.,  Butler, J. &  Frota, S. (2018). Marcadores precoces de desenvolvimento da comunicação e linguagem. Ciência 2018 – Encontro com a Ciência e Tecnologia. Lisboa, 2-4 de Julho.

IR do Projeto
Consultores
Parcerias
Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil
CEBC - Centro de Estudos do Bebé e da Criança