PLOs

Preditores de Desenvolvimento de Perturbações da Linguagem e Comunicação

Em curso
Data
-
Referencia
EXCL/MHC-LIN/0688/2012
Instituição financiadora
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
FEDER, UE
IR do Projeto
Sónia Frota

O projeto PLOs estuda o desenvolvimento da linguagem e comunicação com o objetivo de identificar sinais de desenvolvimento de perturbações da linguagem e comunicação.
Estima-se que cerca de 20% das crianças com 7 anos apresentam capacidades linguísticas reduzidas, e que a maior parte delas já teria um desenvolvimento da linguagem não típico aos 4 anos. São fatores de risco, por exemplo, a existência de história familiar de Perturbação da Linguagem ou Perturbação do Espectro do Autismo, o parto prematuro e o baixo peso à nascença. A fala tardia constitui também um fator de risco.
A identificação, o mais cedo possível, do risco para estas perturbações é decisiva para possibilitar o diagnóstico e intervenção precoces, promover o desenvolvimento da linguagem, o bem-estar do bebé e sua família, e ajudar a reduzir futuras consequências na saúde, educação e integração social das crianças e jovens.
Através da combinação de diversos métodos de investigação inofensivos e completamente seguros para os bebés, neste projeto analisamos o desenvolvimento da linguagem e comunicação dos 5 meses aos 30 meses (e num subconjunto de crianças até à idade pré-escolar).
O projeto inclui uma equipa multidisciplinar e parcerias com instituições da área da saúde e da educação.  

Site do projeto: http://labfon.letras.ulisboa.pt/babylab/PLOS/

IR do Projeto