Variação linguística : subsídio para o estudo do léxico relativo ao ciclo do pão, numa zona raiana da Beira Baixa

Grau
Ano da tese
Instituição que confere o grau
Universidade Aberta
Estudante
Maria Bárbara Martins Pires Neves Esteves
Co-orientador
João Saramago

O trabalho aqui apresentado constitui um subsídio para o estudo do léxico tradicional relativo ao ciclo do pão, numa zona raiana da Beira Baixa. As recolhas centraram-se na aldeia de Penha Garcia, do concelho de Idanha-a-Nova, mas, no domínio do léxico relativo à moagem, foram alargadas a três outras povoações circunvizinhas, Aranhas, Monsanto e Salvador, comparando-se, posteriormente, embora de forma breve, o material recolhido nas quatro aldeias. A parte mais importante do texto da Dissertação é o Glossário, organizado por campos semânticos: “ceifa, acarreja e debulha dos cereais”, “moagem” e “panificação”. No mesmo Glossário, apresenta-se, logo a seguir à definição de cada termo-entrada, um excerto de um dos vários “documentos” (apresentados em anexo) que constituem as transcrições de algumas das entrevistas realizadas para a recolha do material. Essas citações pretendem provar a existência do termo-entrada e, na medida do possível, apresentar a definição do mesmo, como fornecida pelo próprio informante. No final do texto da Dissertação, é apresentado um índice remissivo, organizado por ordem alfabética, com os termos-entrada constantes das três secções do Glossário. Em anexo, incluem-se também (para além das transcrições de parte das entrevistas) 24 ilustrações, com as quais se pretende, sobretudo, complementar algumas das descrições do Glossário.

--------------------------------------------------------------------

The present work constitutes a contribution towards the study of the traditional vocabulary relative to the bread cycle in a border region of Beira Baixa. The collection work was focused on the village of Penha Garcia in the Idanha-a-Nova municipality, however in the lexical domain with reference to grain grinding, the research was broadened to three neighboring villages namely Aranhas, Monsanto and Salvador, with a brief comparison of the material collected in each of these villages being presented further on in the study. The most important contribution contained in the current work is the Glossary which is organized according to the following semantic fields: "ceifa, acarreja e debulha dos cereais" (harvesting, transportation and selection), "moagem" (grain grinding) and "panificação" (breadmaking). Within the Glossary, after the definition of each listed term, excerpts from the various "documents" which are included in the appendix, and that constitute the transcriptions of some of the interviews performed during the research are presented. These quotes are included with the aim of proving the existence of the listed term, and, as far as possible, presenting its definition as supplied by the source. At the end of the Dissertation, an alphabetical index is presented with the listed terms that comprise of the three sections of the Glossary. In the appendix, aside from the interview transcripts, 24 illustrations are also included which are intended to complement some of the descriptions provided in the Glossary.