Start date | End date | Description |
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2020 | Assistant Professor at Departament of Humanities, Universidade Aberta |
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2019 | 2020 | Teacher of PFL at Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2019 | 2020 | Middle and secondary school teacher at Colégio Mira Rio, Lisbon |
2015 | 2019 | Associate Professor at Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, Macao Polytechnic Institute |
2014 | 2015 | Invited Associate Professor at Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisbon |
2013 | 2017 | Assessor of textbooks for middle school at Escola Superior de Educação de Viseu |
2013 | 2015 | Invited Associate Professor at Escola Superior de Educação de Viseu |
2012 | 2015 | Middle and secondary school teacher at Colégio Mira Rio, Lisbon |
2012 | 2013 | Administrative assistant |
2007 | 2011 | PhD researcher with a grant from Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2007 | 2008 | Invited Lecturer at Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Barcarena |
2003 | 2007 | Lecturer at Escola Superior de Educação de Viseu |
2002 | 2003 | Research assistant at Fundação da Universidade de Lisboa |
2002 | 2002 | Administrative assistant |
2000 | 2001 | Trainee teacher for middle and secondary school at Escola Secundária Braamcamp Freire, Pontinha |
2000 | 2000 | Translator at Letrário - Serviços de Consultoria e Revisão de Textos, Lda., Lisbon |
1999 | 1999 | Research assistant at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa |
Member of completed projects
External projects
Title | Institution | Link |
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Compreender a fonologia: os constituintes fonológicos do português europeu | Fundação da Universidade de Lisboa | |
Conhecimentos de fonética e fonologia para professores de Português como Língua Estrangeira: sistematização e validação | Instituto Politécnico de Macau | |
Canções para ensinar fonética e produção oral do português europeu e do português brasileiro | Instituto Politécnico de Macau | |
Fonética na música - validação de materiais didáticos para os níveis iniciais | Instituto Politécnico de Macau | |
Imaginários Iluminados na didática do português / Illuminated Imaginaries in the Didactics of Portuguese | Instituto Politécnico de Viseu |
Selected publications
(2019). Produção de vogais orais tónicas do PLE por falantes nativos de chinês mandarim. Orientes Do Português, 1, 47-58. Retrieved from http://orientes-do-portugues.ipm.edu.mo/wp-content/uploads/2019/12/OrientesPt_Vol1_5_CASTELOFREITAS_eVersion.pdf . |
(2019). A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses. In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas (C. P. Alonso, V. Russo, R. Vecchi, C. A. André (Eds.), Vol. V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), pp. 87-117). Coimbra: Angelus Novus / AIL. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2 . |
(2019). A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses. In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas (C. P. Alonso, V. Russo, R. Vecchi, C. A. André (Eds.), Vol. V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), pp. 7-34). Coimbra: Angelus Novus / AIL. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2 . |
(2018). Exercícios Práticos de Fonética do Português Língua Estrangeira.實用葡語外語語音練習特別. Macau: Instituto Politécnico de Macau. . |
(2018). Fonética e fonologia para o ensino do Português como Língua Estrangeira. Macau: Instituto Politécnico de Macau. . |
(2018). A aquisição das consoantes laterais do português europeu por falantes chineses. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 4, 295-313. http://doi.org/https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a46 . |
(2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal. Macau: Instituto Politécnico de Macau. . |
(2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 2: Música do Brasil. Macau: Instituto Politécnico de Macau. . |
(2017). Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior – a acentuação gráfica. Da Investigação Às Práticas, 7 (3), 84-107. http://doi.org/https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.148 . |
(2017). As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português. In Português como língua estrangeira, de herança e materna: abordagens, contextos e práticas (L. Gonçalves, pp. 123-136). Roosevelt/New Jersey: Boavista Press. . |
(2016). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (B. Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska, E. Jabłonka (Eds.), pp. 181-194). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Skłodowskiej. . |
(2016). Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 1, 37-56. http://doi.org/10.21747/2183-9077/rapla3 . |
(2016). Manuais escolares de Português: cenários didácticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares. In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (B. Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska & E. Jabłonka (Eds.), pp. 195-208). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie CurieSkłodowskiej. . |
(2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP. . |
(2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos. In Avaliação da Consciência Linguística: Aspetos fonológicos e sintáticos do Português (M. J. Freitas, A. Gonçalves, I. Duarte (Eds.), pp. 119-144). Lisboa: Colibri. . |
All publications
(2023). Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language online. In Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais (pp. 233-261). Lisboa: Universidade Aberta, Coleção Ciência e Cultura, Nº 23. . |
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(2023). A construção participada de materiais didáticos: de experiências com aprendentes chineses a um quadro orientador. In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios (pp. 122-136). Lisboa: LIDEL. . |
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(2021). On the acquisition of European Portuguese liquid consonants by L1-Mandarin learners. In Multilingualism and third language acquisition (Jorge Pinto & Nélia Alexandre, pp. 25-45). Language Science Press, Berlin. http://doi.org/10.5281/zenodo.4449767 . |
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(2019). Produção de vogais orais tónicas do PLE por falantes nativos de chinês mandarim. Orientes Do Português, 1, 47-58. Retrieved from http://orientes-do-portugues.ipm.edu.mo/wp-content/uploads/2019/12/OrientesPt_Vol1_5_CASTELOFREITAS_eVersion.pdf . |
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(2019). A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses. In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas (C. P. Alonso, V. Russo, R. Vecchi, C. A. André (Eds.), Vol. V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), pp. 87-117). Coimbra: Angelus Novus / AIL. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2 . |
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(2019). A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses. In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas (C. P. Alonso, V. Russo, R. Vecchi, C. A. André (Eds.), Vol. V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), pp. 7-34). Coimbra: Angelus Novus / AIL. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2 . |
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(2019). A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por falantes chineses. De Oriente A Ocidente: Estudos Da Associação Internacional De Lusitanistas, Volume V — Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), 87-118. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2 . |
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(2018). Songs for pronunciation teaching: a guiding model. Journal Of Innovation In Psychology, Education And Didactics, 22(1). Retrieved from http://hdl.handle.net/10451/44228 . |
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(2018). What does the pronunciation of plosives and fricatives by Chinese learners of Portuguese teach us?. Portuguese Language Journal, 12. Retrieved from http://hdl.handle.net/10451/44263 . |
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(2018). Exercícios Práticos de Fonética do Português Língua Estrangeira.實用葡語外語語音練習特別. Macau: Instituto Politécnico de Macau. . |
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(2018). Fonética e fonologia para o ensino do Português como Língua Estrangeira. Macau: Instituto Politécnico de Macau. . |
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(2018). A aquisição das consoantes laterais do português europeu por falantes chineses. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 4, 295-313. http://doi.org/https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a46 . |
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(2017). Ensino da componente fonético-fonológica: uma síntese e um exemplo de português para estrangeiros. Linguística: Revista De Estudos Linguísticos Da Universidade Do Porto, 12. Retrieved from http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/3419 . |
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(2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal. Macau: Instituto Politécnico de Macau. . |
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(2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 2: Música do Brasil. Macau: Instituto Politécnico de Macau. . |
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(2017). Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior – a acentuação gráfica. Da Investigação Às Práticas, 7 (3), 84-107. http://doi.org/https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.148 . |
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(2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal. Livro Do Professor, 1. . |
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(2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal. Livro Do Professor, 1. . |
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(2017). As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português. In Português como língua estrangeira, de herança e materna: abordagens, contextos e práticas (L. Gonçalves, pp. 123-136). Roosevelt/New Jersey: Boavista Press. . |
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(2016). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (B. Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska, E. Jabłonka (Eds.), pp. 181-194). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Skłodowskiej. . |
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(2016). Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 1, 37-56. http://doi.org/10.21747/2183-9077/rapla3 . |
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(2016). Manuais escolares de Português: cenários didácticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares. In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (B. Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska & E. Jabłonka (Eds.), pp. 195-208). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie CurieSkłodowskiej. . |
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(2016). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska & E. Jabłonka, pp. 181-194). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Skłodowskiej. . |
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(2014). Conhecimento metafonológico em alunos do ensino superior: resultados e respetivas implicações didáticas, in Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. In (pp. 185-197). Silva, I. Falé & I. Pereira. Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística. . |
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(2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP. . |
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(2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos. In Avaliação da Consciência Linguística: Aspetos fonológicos e sintáticos do Português (M. J. Freitas, A. Gonçalves, I. Duarte (Eds.), pp. 119-144). Lisboa: Colibri. . |
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(2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos, in Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. In (A. Gonçalves and I. Duarte. Lisboa, pp. 119-144). M. J. Freitas. . |
Supervisor
Year | Title | Student | Degree |
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Aquisição da Altura em vogais orais tónicas por Falantes Chineses Aprendentes do Português Europeu como Língua Segunda | Hongrui Duan | Master |
Co-supervisor
Year | Title | Student | Degree |
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2017 | Aquisição de consoantes líquidas do português europeu por falantes adultos chineses | Chao Zhou
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Master |
2016 | Prática de ensino supervisionada e o uso de contos de tradição oral no desenvolvimento da oralidade: um estudo de caso em contexto de 1.º CEB | Rosângela Presas | Master |
2015 | Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral: um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar | Diana Fumega | Master |
2015 | Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em português língua não materna na educação pré-escolar: estudo de caso | Rita Sousa | Master |