Gramática & Recursos
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professora de PLM e de PLE, Investigadora
Áreas de Investigação
Fonologia, Linguística Educacional, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Aquisição de L2, Ensino da Pronúncia
Instituição
Colégio Mira Rio, Lisboa; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; Instituto de Cultura e Língua Portuguesa
Início Fim Descrição
2020

Professora Auxiliar do Departamento de Humanidades na Universidade Aberta

2019 2020

Docente de PLE no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

2019 2020

Professora do Ensino Básico e Secundário no Colégio Mira Rio, Lisboa

2015 2019

Professora Adjunta do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa no Instituto Politécnico de Macau 

2014 2015

Docente no Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa

2013 2017

Avaliadora na equipa de Avaliação e Certificação de Manuais Escolares do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Viseu

2013 2015

Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Viseu 

2012 2015

Professora do Ensino Básico e Secundário no Colégio Mira Rio, Lisboa

2012 2013

Assistente administrativa 

2007 2011

Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

2007 2008

Docente na Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica, Barcarena

2003 2007

Assistente na Escola Superior de Educação de Viseu

2002 2003

Bolseira de investigação da Fundação da Universidade de Lisboa

2002 2002

Assistente administrativa 

2000 2001

Professora estagiária do Ensino Básico e Secundário na Escola Secundária Braamcamp Freire, Pontinha

2000 2000

Tradutora para a empresa Letrário - Serviços de Consultoria e Revisão de Textos, Lda., Lisboa

1999 1999

Tarefeira de projeto de investigação no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Projetos externos
Título Instituição Link
Compreender a fonologia: os constituintes fonológicos do português europeu Fundação da Universidade de Lisboa
Conhecimentos de fonética e fonologia para professores de Português como Língua Estrangeira: sistematização e validação Instituto Politécnico de Macau
Canções para ensinar fonética e produção oral do português europeu e do português brasileiro Instituto Politécnico de Macau
Fonética na música - validação de materiais didáticos para os níveis iniciais Instituto Politécnico de Macau
Imaginários Iluminados na didática do português / Illuminated Imaginaries in the Didactics of Portuguese Instituto Politécnico de Viseu

Publicações selecionadas

Castelo, A., & Freitas, M. J. (2019). Produção de vogais orais tónicas do PLE por falantes nativos de chinês mandarim. Orientes Do Português, 1, 47-58. Retrieved from http://orientes-do-portugues.ipm.edu.mo/wp-content/uploads/2019/12/OrientesPt_Vol1_5_CASTELOFREITAS_eVersion.pdf
Zhou, C., Freitas, M. J., & Castelo, A. (2019). A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses. In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas (C. P. Alonso, V. Russo, R. Vecchi, C. A. André (Eds.), Vol. V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), pp. 87-117). Coimbra: Angelus Novus / AIL. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2
Castelo, A. (2019). A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses. In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas (C. P. Alonso, V. Russo, R. Vecchi, C. A. André (Eds.), Vol. V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), pp. 7-34). Coimbra: Angelus Novus / AIL. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2
Castelo, A. (2018). Exercícios Práticos de Fonética do Português Língua Estrangeira.實用葡語外語語音練習特別. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
Castelo, A. (2018). Fonética e fonologia para o ensino do Português como Língua Estrangeira. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
Zhou, C., Freitas, M. J., & Castelo, A. (2018). A aquisição das consoantes laterais do português europeu por falantes chineses. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 4, 295-313. http://doi.org/https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a46
Castelo, A. (2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
Castelo, A., Morelo, B., & de Souza, J. C. (2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 2: Música do Brasil. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
Castelo, A., & Sousa, O. (2017). Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior – a acentuação gráfica. Da Investigação Às Práticas, 7 (3), 84-107. http://doi.org/https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.148
Castelo, A., & Santos, R. (2017). As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português. In Português como língua estrangeira, de herança e materna: abordagens, contextos e práticas (L. Gonçalves, pp. 123-136). Roosevelt/New Jersey: Boavista Press.
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Silva, A. I., Balula, J. P., Matos, I. A., Amante, S., Castelo, A., & Melão, D. (2016). Manuais escolares de Português: cenários didácticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares. In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (B. Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska & E. Jabłonka (Eds.), pp. 195-208). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie CurieSkłodowskiej.
Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T., & Castelo, A. (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Castelo, A., Freitas, M. J., & Miguens, F. (2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos. In Avaliação da Consciência Linguística: Aspetos fonológicos e sintáticos do Português (M. J. Freitas, A. Gonçalves, I. Duarte (Eds.), pp. 119-144). Lisboa: Colibri.

Todas as publicações

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Castelo, A. (2023). A construção participada de materiais didáticos: de experiências com aprendentes chineses a um quadro orientador. In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios (pp. 122-136). Lisboa: LIDEL.
Zhou, C., Freitas, M. J., & Castelo, A. (2021). On the acquisition of European Portuguese liquid consonants by L1-Mandarin learners. In Multilingualism and third language acquisition (Jorge Pinto & Nélia Alexandre, pp. 25-45). Language Science Press, Berlin. http://doi.org/10.5281/zenodo.4449767
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Castelo, A. (2017). Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal. Livro Do Professor, 1.
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Castelo, A., & Freitas, M. J. (2014). Conhecimento metafonológico em alunos do ensino superior: resultados e respetivas implicações didáticas, in Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. In (pp. 185-197). Silva, I. Falé & I. Pereira. Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística.
Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T., & Castelo, A. (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Castelo, A., Freitas, M. J., & Miguens, F. (2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos. In Avaliação da Consciência Linguística: Aspetos fonológicos e sintáticos do Português (M. J. Freitas, A. Gonçalves, I. Duarte (Eds.), pp. 119-144). Lisboa: Colibri.
Castelo, A., Freitas, M. J., & Miguens, F. (2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos, in Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. In (A. Gonçalves and I. Duarte. Lisboa, pp. 119-144). M. J. Freitas.