Start date | End date | Description |
---|---|---|
2015 | Present | Assistant Professor at Higher Education College of Setúbal (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal) |
2011 | Present | Researcher at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) |
2005 | Present | Professional trainer in the domains of Português / Língua Portuguesa, Linguística e Didáticas Específicas (CCPFC/RFO-20065/05) |
2012 | 2015 | Post-doc grantee in the project Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna – 7FP/ERC Advanced Grant - GA 295562, |
2007 | 2012 | Secondary School Teacher at Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Lima de Freitas – Setúbal (permanent position) |
2008 | 2010 | Collaborator at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) |
2004 | 2008 | Collaborator at Onset-CEL |
2000 | 2007 | Secondary School Teacher, teaching at Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (teacher training courses) |
2008 | 2009 | PhD Grant (FCT) - Project Estruturas Contrastivas e Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita – SFRH/BD/41926/2007 |
2002 | 2004 | MA - Educational Linguistics (curricular components), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Member of completed projects
Title | PI |
---|---|
P.S. Post Scriptum | Rita Marquilhas
|
External projects
Title | Institution | Link |
---|---|---|
2Young2Fail (Erasmus + Ka2) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Coord. Fondazione per la scuela – San Paulo) | O projeto Too Young to Fail (2Young2Fail) envolveu nove instituições parceiras,… |
PAT - Projeto Aprendizagem para Todos | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | O IPS, através da ESE/IPS, participa no Projeto de Aprendizagem para Todos (PAT… |
Projeto ENVOLVER | Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal | Investindo e crescendo juntos. |
Engaged and Entrepreneurial European University as Driver for European Smart and Sustainable Regions (E³UDRES²) | Instituto Politécnico de Setúbal | A aliança reúne nove universidades por toda a Europa, a combinar forças para a … |
Projeto PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau | Instituto Camões / Fundação Fé e Cooperação | Link |
Projeto El desarrollo de la competencia de escrita y el razonamiento crítico en los grados de maestro (The development of written competence and critical reasoning in teachers’s degrees) | Link | |
Projeto Da polifonia à escrita académica | Instituto Politécnico de Setúbal | |
Projeto ARTICULAR Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo | Instituto Politécnico de Setúbal |
Selected publications
(2024). La formación lingüística en los Grados de Maestro: las nociones de ‘competencia comunicativa’, ‘razonamiento crítico’ y ‘género discursivo'. Tejuelo. Didáctica De La Lengua Y La Literatura. Educación, 39, 165-196. . |
(2023). El treball per projectes basat en qüestionaris: Portar la recerca a l’aula. Revista Cidui 2023. Revista Del Congrés Internacional De Docència, 1-6. . |
(2023). Para um balanço dos ILL do WP3 no IPS. In Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas. Instituto Politécnico de Setúbal. http://doi.org/https://doi.org/10.60546/xgch-zy50 . |
(2023). Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior. In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica.. Escola Superior de Educação de Lisboa. http://doi.org/https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.014 . |
(2022). Histórias para a infância: Articulação entre a Língua e a Matemática em contexto de jardim de infância. Medi@Ções: Revista Online Da Escola Superior De Educação Do Instituto Politécnico De Setúbal,, 10(1). http://doi.org/https://doi.org/10.60546/mo.v10i1.341 . |
(2022). Nas margens da escrita académica. Revista De Estudos Linguísticos Da Universidade Do Porto. http://doi.org/https://doi.org//10.21747/16466195/ling2022v1a3 . |
(2020). Grammar Teaching 91-19: An analysis of the Portuguese curricula. L1 - Educational Studies In Language And Literature. Retrieved from https://l1research.org/issue/view/51 . |
(2019). A contribution to the implicit/explicit debate on grammar learning: the case of contrast connectors. Crossroads. A Journal Of English Studies, (24(1), 45-64. http://doi.org/10.15290/cr.2019.24.1.04 . |
(2019). Grammar teaching in Portugal. Bellaterra Journal Of Teaching & Learning Language & Literature, 12(2), 21. http://doi.org/10.5565/rev/jtl3.809 . |
(2018). Entrevista Una educación lingüística para formar ciudadanos críticos. Didacticae, 3, 5-15. http://doi.org/DOI: 10.1344/did.2018.3.5-15 . |
(2018). Para uma bibliografia comentada de livros infantis “com matemática”. Revista Educação E Matemática, 147. . |
(2018). Para que serve a didática? In Correia. In (L. G. and Leão, R. and Poças, S.). Oporto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. . |
(2018). Una educación linguística para formar ciudadanos críticos. Didacticae, (3). http://doi.org/10.1344/did.2018.3.5-15 . |
(2017). Consciência linguística: aspetos sintáticos. In Aquisição de Língua Materna e Não Materna. Questões Gerais e Dados do Português (M. J. Freitas and A. L. Santos, pp. 409-438). Questões Gerais e Dados do Português. Berlin: Language Science Press. . |
(2014). Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna. Janus [En Línea], Anexo 1, Humanidades Digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro. Retrieved from https://www.janusdigital.es/anexo.htm?id=5 (Original work published 04/2014AD) . |
All publications
(2018). Para uma bibliografia comentada de livros infantis “com matemática”. Revista Educação E Matemática, 147. . |
|
(2018). Variação linguística e ensino de Português, Língua não Materna: o caso dos pronomes átonos. Medi@ções. Revista Online Da Escola Superior De Educação Do Instituto Politécnico De Setúbal, 6. . |
|
(2018). Para que serve a didática? In Correia. In (L. G. and Leão, R. and Poças, S.). Oporto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. . |
|
(2018). Una educación linguística para formar ciudadanos críticos. Didacticae, (3). http://doi.org/10.1344/did.2018.3.5-15 . |
|
(2017). Uma educação linguística para formar cidadãos críticos. Ana Luísa Costa E Isabel Sebastião Entrevistam Anna Camps. Revista Palavras, 51, 7-17. . |
|
(2017). Conhecimento implícito, consciência linguística e escrita. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. Freitas and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/ . |
|
(2017). Consciência linguística: aspetos sintáticos. In Aquisição de Língua Materna e Não Materna. Questões Gerais e Dados do Português (M. J. Freitas and A. L. Santos, pp. 409-438). Questões Gerais e Dados do Português. Berlin: Language Science Press. . |
|
(2016). A Idade dos desvios: diacronia, variação social e linguística de corpus. In Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica (J. Kabatek, pp. 175-196). Berlin: DeGruyter. . |
|
(2015). Concessivas num corpus da Idade. In ModernaXXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 195-212). Braga: APL. . |
|
(2015). Pois é… Literatura e gramática: um diálogo infinito. In Atas do XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: APP [CD]. . |
|
(2015). Gramática & escrita: o caso das contrastivas. Revista Palavras, "46-47, 72–-89. . |
|
(2014). ‘Estas Duas Regras’ - Construção da referência em cartas. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 10. Lisboa: Clunl, Colibri. Issn:, 1647-0346. . |
|
(2014). Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna. Janus [En Línea], Anexo 1, Humanidades Digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro. Retrieved from https://www.janusdigital.es/anexo.htm?id=5 (Original work published 04/2014AD) . |
|
(2014). Um Pois Comentador. In Textos selecionados. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 199-211). J. Veloso et al. Porto: APL. . |
|
(2012). CQPWeb: Uma nova plataforma de pesquisa para o CRPC. In A. L. Costa, Flores, C., & Alexandre, N. (Eds.), XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Seleccionados 2011. Lisboa: APL. . |
|
(2012). Book review «Ackerlind. S. & R. Jones Kellogg, Portuguese. A Reference Manual. Austin: University Of Texas Press». Journal Of Portuguese Linguistics, 11. . |
|
(2010). Processamento de relações anafóricas com sujeitos omitidos em Português Europeu. In Textos Selecionados Do Xxv Encontro Nacional Da Associação Portuguesa De Linguística (pp. 351-364). Associação Portuguesa de Linguística. . |
|
(2008). Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda que. Estudos Linguísticos. Revista Do Centro De Linguística Da Universidade Nova De Lisboa:, 161-177. . |
|
(2008). Efeitos de modelização no input: o caso da aquisição de conectores. In Textos seleccionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. S. Frota e A. L. Santos. Lisboa: APL. . |
|
(2007). Complexidade estrutural de conectores concessivos, in Textos Selecionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. In (pp. 287-302). Coutinho & M. Lobo. Lisboa: APL. . |
|
(2004). The place of Portuguese as a First Language in the National Curriculum of Basic Education, in Flexibility in the Curriculum, Citizenship and Communication. In . Lisboa: ME-DEB. . |
Supervisor
Co-supervisor
Year | Title | Student | Degree |
---|---|---|---|
2019 | A resolução e formulação de problemas como promotoras de escrita | Inês Soares | Master |
2018 | Relações entre o conhecimento explícito da língua e a competência de leitura | Joana Batalha
|
PhD |
2016 | Expressão de tempo e construção de narrativa | Inês Borges
|
Master |
Date | Conference title | Type | Authors | Institution | Docs |
---|---|---|---|---|---|
2019 - |
What do we put? A comma? Conference of the International Association for Research in L1 Education. ARLE 2019 |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
Maria Antónia Mota
|
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Lisbon |
|
2019 - |
Grammar according to who will be teaching. An exploratory study of trainee teachers’ beliefs III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
Universitat Autònoma de Barcelona Barcelona |
|
2019 - |
Formação inicial, investigação e aprendizagens em língua e em matemática IX Seminario Internacional «El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua» |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
F. Mendes
|
Universitat Autònoma de Barcelona Barcelona |
|
2018 - |
Alrededor de la actividad metalingüística XXII Encuentro Internacional de Investigación Educativa y III Internacional de Comunicación Pública de la Investigación Educativa, Cognición y Aprendizaje |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades - Universidad de Guadalajara Guadalajara |
|
2018 - |
A contribution to the implicit / explicit debate on grammar learning: the case of contrast connectors Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing) - Linguistics for language teaching and learning. |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
International Association for Research in L1 Education (ARLE), University of Bialystok Bialystok, Polônia |
|
2017 |
Bridges for reading EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals |
Oral presentation Invited |
Ana Luísa Costa
|
Cervantes Institute London, United Kingdom |
|
2017 - |
Estruturas linguísticas em vias de extinção: um desafio IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017 |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
University of Copenhagen Copenhagen |
|
2017 |
Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português Congresso Internacional O Tempo dos Professores |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Porto |
|
2017 - |
Linguistic knowledge through early argumentative writing,Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century The 11th conference of the International Association for Research in L1 Education (ARLE, 2017) |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
Tallin, Estónia | |
2017 - |
Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto Porto |
|
2017 - |
Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
Universidad de Vic Barcelona |
|
2016 - |
«E essa é a minha opinião» – para o estudo da emergência da escrita argumentativa XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
Sónia Cerqueira
Vanessa Carreto
|
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro Aveiro |
|
2016 - |
A grammar for writing ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Setúbal |
|
2016 - |
Learning grammar to argue better II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
Facultat de Magisteri, Universitat de València Valencia |
|
2015 - |
Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos Conferência Internacional «III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira e materna |
Oral presentation | Ana Luísa Costa
|
Universidade de Dalarna Falun, Suécia |
- Convidada
Costa, A.L. (2019). Alguns dados para o estudo da emergência da escrita compositiva. IX Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment. Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 14 de maio.
Costa, A.L. (2019). Como é que a avaliação formativa de competências de língua contribui para a articulação curricular? Mesa redonda Interdisciplinaridade e Avaliação, com Emília Amor (APP) e Sónia Valente Rodrigues (FLUP e CLUP). 13.º ENAPP – Percursos da Interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas. Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria, 12 e 13 de abril de 2019.
Costa, A.L. (2018). Alrededor de la actividad metalingüística. XXII Encuentro Internacional de Investigación Educativa y III Internacional de Comunicación Pública de la Investigación Educativa, Cognición y Aprendizaje. Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades. Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México, 27 y 28 de diciembre.
Costa, A. (2018). Investigação e ensino de discurso académico. Presente e o futuro da investigação sobre discurso académico em Portugal (Round Table). I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria e CELGA-ILTEC, 7 e 8 de setembro.
Costa, Ana L. (2018). Gramática e escrita: o caso das contrastivas. Comunicação apresentada em À conversa com… Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, 12 de março.
Costa, Ana L. (2018). Ler na era digital. Palestra apresentada em Ciência à conversa. Instituto Politécnico de Setúbal, 7 de março.
Costa, Ana L. (2017). Bridges for reading, EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals, Cervantes Institute, London, November, 17th.
Marquilhas, Rita, Ana Luísa Costa, Víctor Pampliega Pedreira & Gael Vaamonde (2013). Presentación Del Proyecto P.S. (Post Scriptum), Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en La Época Moderna, I Seminario de Investigación Post Scriptum - Cartas encausadas: Archivos españoles y documentación epistolar (1500-1834), Alcalá de Henares, Spain, Universidad de Alcalá, May 10.
Costa, Ana Luísa (2013). Cortar a Meta do Oral. Painel Programas, oral e Metas Curriculares. 10.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, a convite da direção da APP, Lisboa, 8 e 9 de março.
Costa, Ana Luísa (2012). Conferência Conhecimento Explícito de Advérbios Conectivos. Encontro sobre o Ensino da Gramática, Escola Superior de Educação de Santarém, 28 de Janeiro.
Duarte, Inês & Ana Luísa Costa (2003). The Place of Portuguese as First Language in the National Curriculum for Basic Education: Essential Competences. Encontro Flexibilité Curriculaire et Apprentissages Essentiels à l’Enseignement de Base. Departamento da Educação Básica, 20 e 21 de Junho.
- Com seleção
Costa, A.L. & Mota, A. (2019). What do we put? A comma? Conference of the International Association for Research in L1 Education. ARLE 2019. Nova University of Lisbon, 26th to 28th June.
Costa, A.L. & Mendes, F. (2019). Formação inicial, investigação e aprendizagens em língua e em matemática. IX Seminario Internacional El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua. GREIP, Universidad Autónoma de Barcelona, 17 e 18 de janeiro
Costa, A.L. (2019). Grammar according to who will be teaching. An exploratory study of trainee teachers’ beliefs. III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM. Universidade Autónoma de Barcelona, 23 a 25 de janeiro.
Costa, A. L. (2019). Grammar in the intended curriculum. III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM. Universidade Autónoma de Barcelona, 23 a 25 de janeiro
Costa, A.L. & Rodrigues, M. R. (2019). Telemóveis na sala de aula: sim ou não? 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.2019). Escola Agrária. Instituto Politécnico de Santarém, 11 e 12 de julho.
Costa, A.L. & Sequeira, A.P. (2018). Que gramática ensinar? Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade. III Encontro Temático APL/ESE, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 12 e 13 de julho.
Costa, A.L. & Mendes, F. (2018). Oficina Livros com matemática. III Encontro Temático APL/ESE, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 12 e 13 de julho.
Pinto, J., Rodrigues, M. R., Saraiva, L. Costa, A.L. (2018). Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior. Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18), Universidade do Minho, 12 e 13 de julho.
Costa, A.L. (2018). A contribution to the implicit/explicit debate on grammar learning: the case of contrast connectors. Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing) - Linguistics for language teaching and learning. International Association for Research in L1 Education (ARLE), University of Bialystok, June, 26th and 27th.
Costa, A.L. (2018). Poster Academic writing development through language awareness. Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing) - Linguistics for language teaching and learning. International Association for Research in L1 Education (ARLE), University of Bialystok, June, 26th and 27th.
Cunha, M., Mendes, F. & Costa, A. L. (2018). Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática. Simpósio A investigação sobre a prática na formação inicial de professores: contributos de estudos focados no ensino da matemática e das ciências. 6th International congress of educational sciences and development. Universidad de Granada, Universidade do Minho, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, 21, 22 e 23 de junho.
Costa, Ana L. (2017). Estruturas linguísticas em vias de extinção: um desafio, IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017, University of Copenhagen, 26 a 28 de outubro.
Costa, Ana L; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel. (2017). Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português, Congresso Internacional O Tempo dos Professores, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 31 de setembro.
Batalha, Joana; Costa, Ana L. (2017). Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua,3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 7 e 8 de setembro.
Costa, Ana L; Boléo, Ana; Silva, Carolina. (2017). Oficina de Português para fins académicos. Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17), IP Setúbal, 13 e 14 de julho.
Costa, Ana L. (2017). Que metas para o ensino da gramática? II Encontro Temático APL/ESSE: Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, 7 e 8 de julho.
Costa, Ana L. (2017). Linguistic knowledge through early argumentative writing, Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century (EduLing Sig symposium with Caroline Doktar (Finland), Kaisu Rättyä (Finland), Xavier Fontich (Spain). The 11th conference of the International Association for Research in L1 Education (ARLE, 2017), Tallin, Estónia, 15 a 17 junho.
Costa, Ana L. (2017). Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática, Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes, Centro de Linguística da Universidade do Porto. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 6 e 7 de junho.
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. (2017). Leitura e matemática em diálogo,12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa, Escola Secundária Rainha D.ª Leonor, 10 e 11 de abril..
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. (2017). Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática, VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, Vic, Universidad de Vic, 26 e 27 de janeiro.
Mendes, Fátima & Costa, Ana Luísa (2016). Livros de histórias – um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância. Encontro de investigação em educação matemática (EIEM) – Recursos no ensino e na aprendizagem da matemática. Évora, Universidade de Évora, 19 e 20 de novembro.
Costa, Ana Luísa & Cerqueira, Sónia & Carreto, Vanessa (2016). «E essa é a minha opinião» – para o estudo da emergência da escrita argumentativa. XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Aveiro, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, 19, 20 e 21 de outubro.
Costa, Ana Luísa (2016). A grammar for writing. ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 15 e 16 de julho.
Costa, Ana Luísa & Mendes, Fátima (2016). Uma cadela amarela e vários amigos dela. European Teacher Education Network (ETEN). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 14 a 16 de abril.
Costa, Ana Luísa (2016). Learning grammar to argue better. II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática. Facultat de Magisteri, Universitat de València, 27 a 29 de janeiro.
Costa, Ana Luísa (2015). Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva. XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga, Universidade do Minho, 28, 29 e 30 de outubro.
Costa, Ana Luísa (2015). Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos. Conferência Internacional «III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira e materna», Universidade de Dalarna, Falun, Suécia, de 15 a 16 de outubro
Costa, Ana Luísa (2015). Pois é… XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Évora, Universidade de Évora, 6 e 7 de março.
Costa, Ana Luísa (2014). Concessivas num corpus da Idade Moderna. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 22 a 24 de outubro.
García Prieto, Elisa, Víctor Pampliega Pedreira & Ana Luísa Costa (2014). Public versus private through letters. Reading and writing from below - exploring the margins of modernity, Helsinki, 20 de agosto a 22 de agosto.
Marquilhas, Rita, Ana Luísa Costa, Catarina Castanheira, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2014). A idade dos 'desvios': diacronia, variação social e linguística de corpus. Internationales Kolloquium zu historischen Corpora der Iberoromanischen Sprachen / III Coloquio Internacional sobre Corpus diacrónicos en lenguas Iberorrománicas. Zurique, 22 de junho a 25 de junho.
Costa, Ana Luísa Costa (2014). Não posso escrever a minha opinião? VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas, Escola Superior de Educação de Lisboa, 27 de junho.
Costa, Ana Luísa (2013) Um Pois Comentador, XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, Universidade de Coimbra, October 23-25.
Costa, Ana Luísa & Paulo Tapadas (2013). A Gramática além das metas, XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, Universidade de Coimbra, October 23-25.
Costa, Ana Luísa (2013). ‘Estas Duas Regras’ - Construção da referência em cartas, 3.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto (GRATO), Lisboa, FCSH-UNL, December 6-7.
Marquilhas, Rita (IP), Ana Luísa Costa, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2013). P.S.- Post Scriptum: a Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain. Internacional Conference on Historical Linguistics, Oslo, 5-9 de agosto.
Marquilhas, Rita (IP), Ana Luísa Costa, Clara Pinto, Fernanda Pratas & Gael Vaamonde (2013). Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna. I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional, A Coruña, 9-12 de julho.
Costa, Ana Luísa (2011). Estruturas Contrastivas: Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita. Quid Novi. Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística, Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 14 e 15 de Julho.
Costa, Ana Luísa (2010). Conectores Contrastivos e Competência de Escrita – Implicações para o Ensino. 2.º Encontro «A Linguística na Formação dos Professores de Português». Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12 e 13 de Julho.
Costa, Ana Luísa (2009). Advérbios Conectivos Para Quê?. 8.º Encontro Nacional da APP. Gramática, para que te Quero?, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Costa, Ana, Nélia Alexandre, Ana Lúcia Santos & Nuno Soares (2008). Poster Input adaptation effects: the case of connectives. IASCL, Edimburgo, 28 de Julho a 1 de Agosto.
Costa, Ana Luísa, Ana Pedro & Clarinda Chambel (2008). Leituras & Companhia. Seminário Os Centros de Formação de Professores de Associação de Escolas e as Bibliotecas Escolares: Avaliação e Perspetivas, Auditório do Fórum Municipal do Seixal, 1 de março.
Costa, Ana Luísa, Nélia Alexandre, Ana Lúcia Santos & Nuno Verdial Soares (2007). Efeitos de Modelização no Input: o Caso da Aquisição de Conectores. XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Universidade de Évora, 1, 2 e 3 de Outubro.
Costa, Ana Luísa (2006). Para a Descrição da Plurifuncionalidade de «ainda que». Encontro Científico Internacional «Connectives and Discourse Markers», Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2 e 3 de Novembro.
Costa, Ana Luísa (2006). Complexidade Estrutural de Conectores Concessivos. XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, 2 a 4 de Outubro.
Costa, Ana Luísa (2006). Desenvolvimento Linguístico e Literacia de Escrita. Encontro Internacional de Linguística Aplicada «As Línguas no Ensino Superior: Mudanças e Vivências», Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 14 e 15 de Setembro.
Costa, Ana Luísa (2005). Aspectos Sintáctico-Semânticos de Estruturas Contrastivas. XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Fundação Calouste Gulbenkian, 13 a 15 de Outubro.
Costa, Ana Luísa (2004). Estruturas Contrastivas. Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita. Simpósio de Doutorandos do II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, 13 a 15 de Maio.
Costa, Ana Luísa, Helena Moniz & Marta Nunes (2003). Queres Saber o que é uma Pergunta? Uma Sequência de Aprendizagem sobre Aspectos Sintácticos e Entoacionais de Interrogativas em PE. XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1, 2 e 3 de Outubro.
Costa, Ana Luísa (2003). Aspectos das Construções de Relativização no Português do Séc. XV. XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1, 2 e 3 de Outubro.
Costa, Ana Luísa (2003). O que é que é «é que»? O Estudo de Pseudo-Clivadas Invertidas de «é que» para o Desenvolvimento do Conhecimento Explícito no Ensino Secundário. 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Aveiro, 29, 30 e 31 de Janeiro.
Costa, Ana Luísa (2002). Poster O que é que é «é que»? Encontro «Linguística e Ensino do Português, Língua Materna e não Materna», Associação Portuguesa de Linguística – Universidade do Minho, 30 de Setembro e 1 de Outubro.
Costa, Ana Luísa (2000). Relato de práticas Ferramentas para a Língua Portuguesa. TIC-TAC Línguas (Tecnologias da Informação e Comunicação – Traz Outro Amigo Contigo: Sessão de Apresentação e Divulgação dos Projectos Desenvolvidos na Oficina de Formação Tecnologias e Línguas – Vale a Pena o Desafio?), Escola Secundária D. Manuel Martins, 1 de Abril.
Costa, Ana Luísa (2000). As T.I.C. em Apoio Educativo: Aprender e Gostar de Escrever. Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola, Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação de Setúbal, Setúbal, 7, 8 e 9 de Fevereiro.
Costa, Ana Luísa (1997). poster Pensar e aperfeiçoar a escrita. Encontro da Primavera «Linguística e Educação», Associação Portuguesa de Linguística, Universidade de Trás‑os‑Montes e Alto Douro, 5 a 7 de Junho.
Gaspar, Ana Luísa (1994). Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X, Congreso Internacional Luso-Español de Lengua y Cultura en la Frontera, Universidad de Extremadura, Cáceres, 1 a 3 de Dezembro.