Grammar & Resources
Academic degree
PhD
Pós-doutoramento
Research Areas
Aquisição da linguagem, Fonologia, Bilinguismo infantil, Perturbação Específica da Linguagem
Affiliation
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Member of completed projects

Selected publications

Rose, Y., Almeida, L., & Freitas, M. J. (2022). Acquisition of L1 Phonology in the Romance Languages. In Oxford Encyclopedia of Romance Linguistics. Oxford University Press. http://doi.org/https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199384655.013.436
Flores, C., & Almeida, L. (2022). Investigação em Bilinguismo. Caminhos percorridos e perspetivas futuras. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 9, 250-263. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr2 (Original work published 2022-10-25)
Catarino, I., & Almeida, L. (2022). A repetição de pseudopalavras na avaliação fonológica clínica. In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção (Berlin: Language Science Press). Berlin: Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.7197134
Almeida, L., Ferré, S., Morin, E., Prévost, P., Santos, C. dos, Tuller, L., et al. (2021). Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France. In Language Impairment in Multilingual Settings (pp. 170-196). John Benjamins Publishing Company. http://doi.org/10.1075/tilar.29.06alm
Catarino, I., Almeida, L., Santos, C. dos, & Freitas, M. J. (2021). Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-QU-NWR-EP. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (8), 87-104. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7
Almeida, L., Ferré, S., Barthez, M. -A., & Santos, C. dos. (2019). What do monolingual and bilingual children with and without SLI produce when phonology is too complex?. First Language, 39(2), 158-176. http://doi.org/10.1177/0142723718805665
Flores, C., Santos, A. L., Almeida, L., Jesus, A., & Marques, R. (2019). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: A comparative study on the acquisition of verbal mood. In Romance Languages and Linguistic Theory 15. Selected papers from ‘Going Romance’ 30, Frankfurt (Ingo Feldhausen, Martin Elsig, Imme Kuchenbrandt & Mareike Neuhaus (eds.), pp. 36-52). Amsterdam: John Benjamins.
Ferré, S., Morin, E., Prévost, P., Santos, C. dos, Tuller, L., Zebib, R., & Barthez, M. -A. (2017). Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France. Linguistic Approaches To Bilingualism, 331-358. http://doi.org/10.1075/lab.15019.alm
Ramalho, A. M., Almeida, L., & Freitas, M. J. (2015). Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 463-472). Porto: APL.
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Almeida, L., Rose, Y., & Freitas, M. J. (2012). Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês. In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.
Almeida, L., & Freitas, M. J. (2008). Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue, in Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da APL. In (pp. 23-32). Lisboa: APL.

All publications

Rose, Y., Almeida, L., & Freitas, M. J. (2022). Acquisition of L1 Phonology in the Romance Languages. In Oxford Encyclopedia of Romance Linguistics. Oxford University Press. http://doi.org/https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199384655.013.436
Flores, C., & Almeida, L. (2022). Investigação em Bilinguismo. Caminhos percorridos e perspetivas futuras. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 9, 250-263. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr2 (Original work published 2022-10-25)
Catarino, I., & Almeida, L. (2022). A repetição de pseudopalavras na avaliação fonológica clínica. In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção (Berlin: Language Science Press). Berlin: Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.7197134
Almeida, L., Ferré, S., Morin, E., Prévost, P., Santos, C. dos, Tuller, L., et al. (2021). Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France. In Language Impairment in Multilingual Settings (pp. 170-196). John Benjamins Publishing Company. http://doi.org/10.1075/tilar.29.06alm
Catarino, I., Almeida, L., Santos, C. dos, & Freitas, M. J. (2021). Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-QU-NWR-EP. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (8), 87-104. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7
Almeida, L., Ferré, S., Barthez, M. -A., & Santos, C. dos. (2019). What do monolingual and bilingual children with and without SLI produce when phonology is too complex?. First Language, 39(2), 158-176. http://doi.org/10.1177/0142723718805665
Flores, C., Santos, A. L., Almeida, L., Jesus, A., & Marques, R. (2019). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: A comparative study on the acquisition of verbal mood. In Romance Languages and Linguistic Theory 15. Selected papers from ‘Going Romance’ 30, Frankfurt (Ingo Feldhausen, Martin Elsig, Imme Kuchenbrandt & Mareike Neuhaus (eds.), pp. 36-52). Amsterdam: John Benjamins.
Ramalho, A. M., Almeida, L., & Freitas, M. J. (2015). Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 463-472). Porto: APL.
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Almeida, L., Rose, Y., & Freitas, M. J. (2012). Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês. In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.
Almeida, L., & Freitas, M. J. (2008). Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue, in Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da APL. In (pp. 23-32). Lisboa: APL.
Date Conference title Type Authors Institution Docs
2022
-
Adaptation au portugais européen du test de répétition de non-mots LITMUS-QU-NWR

19th Meeting of the French Phonology Network

Oral presentation
Peer-reviewed
Maria João Freitas, Inês Catarino, Christophe Santos Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Porto
2022
Construção do teste de repetição de pseudopalavras LITMUS-QU-NWR-EP

II Encontro em Linguística Aplicada

Oral presentation
Invited
Maria João Freitas Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
Aveiro
2022
Enfants bilingues portugais-français : recueil de données socio-langagières et langagières.

Journée d’études Bilinguisme et biographie langagière

Oral presentation
Invited
Letícia Almeida
Université de Lyon
Lyon
2021
-
Bilinguismo (Sintaxe, Fonologia)

XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Oral presentation
Invited
Cristina Flores Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
online
2021
-
Quels facteurs influencent l’acquisition de la phonologie du français chez des enfants bilingues ?

Entretiens CLiniques d’ORthophonie, 4 - Le langage oral chez l’enfant

Oral presentation
Invited
Letícia Almeida
Orphéo
Paris
2020
-
Os primeiros passos da aquisição da fonologia do francês língua segunda

I PHONOSHUTTLE OPO-LIS- Ponte aérea de Fonologia

Oral presentation
Invited
Letícia Almeida
encontro online
2020
-
Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-NWR-EP

XXXVI Encontro Nacional da APL

Oral presentation
Peer-reviewed
Letícia Almeida
online
2016
-
Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood

Going Romance

Oral presentation
Peer-reviewed
Ana Lúcia Santos
Alice Jesus
Letícia Almeida
Rui Marques
Frankfurt
2009
-
"Estas portas e janelas: assimetrias na aquisição das sibilantes em Português Europeu"

XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Oral presentation
Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Lisboa, Portugal
2009
-
"Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese"

workshop Complexity, Typology and Acquisition

Oral presentation
Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees
Lyon