Gramática & Recursos
Grau académico
Doutoramento
Pós-doutoramento
Situação profissional
Professora Auxiliar
Áreas de Investigação
Aquisição da linguagem, Fonologia, Bilinguismo infantil, Perturbações da Linguagem
Instituição
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Início Fim Descrição
Setembro 2020

Professora Auxiliar, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Outubro de 2019 Setembro de 2020

Investigadora, Covirtua Healthcare

Outubro de 2016 Junho de 2019

Investigadora de Pós-Doutoramento no Laboratoire Dynamique Du Langage, UMR 5596, Centre National de la Recherche Scientifique e Université de Lyon.

Setembro de 2015 Agosto de 2016

Professora Assistente, Departamento de Ciências da Linguagem, Université François-Rabelais, Tours, França

Setembro de 2013 Agosto de 2015

Investigadora de Pós-Doutoramento, Université François-Rabelais, Tours, UMR Inserm U930, Laboratoire Imagerie et Cerveau, Équipe Autisme.

Dezembro de 2008 Agosto de 2013

Professora adjunta, Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica

Projetos concluídos em que foi Membro
Projetos externos
Título Instituição Link
Bilad – Bilingual Language Development: Typically Developping Children and Children with Language Impairment Université de Tours, França, Universidade de Oldenburg, Alemanha
Cross-Linguistic Child Phonology Project University of British Columbia, Canadá
PhonBank – A Shared Database for the Study of Phonological Development Memorial University of Newfoundland, Canada & Carnegie Mellon University, USA

Publicações selecionadas

Rose, Y., Almeida, L., & Freitas, M. J. (2022). Acquisition of L1 Phonology in the Romance Languages. In Oxford Encyclopedia of Romance Linguistics. Oxford University Press. http://doi.org/https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199384655.013.436
Flores, C., & Almeida, L. (2022). Investigação em Bilinguismo. Caminhos percorridos e perspetivas futuras. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 9, 250-263. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr2 (Original work published 2022-10-25)
Catarino, I., & Almeida, L. (2022). A repetição de pseudopalavras na avaliação fonológica clínica. In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção (Berlin: Language Science Press). Berlin: Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.7197134
Almeida, L., Ferré, S., Morin, E., Prévost, P., Santos, C. dos, Tuller, L., et al. (2021). Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France. In Language Impairment in Multilingual Settings (pp. 170-196). John Benjamins Publishing Company. http://doi.org/10.1075/tilar.29.06alm
Catarino, I., Almeida, L., Santos, C. dos, & Freitas, M. J. (2021). Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-QU-NWR-EP. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (8), 87-104. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7
Almeida, L., Ferré, S., Barthez, M. -A., & Santos, C. dos. (2019). What do monolingual and bilingual children with and without SLI produce when phonology is too complex?. First Language, 39(2), 158-176. http://doi.org/10.1177/0142723718805665
Flores, C., Santos, A. L., Almeida, L., Jesus, A., & Marques, R. (2019). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: A comparative study on the acquisition of verbal mood. In Romance Languages and Linguistic Theory 15. Selected papers from ‘Going Romance’ 30, Frankfurt (Ingo Feldhausen, Martin Elsig, Imme Kuchenbrandt & Mareike Neuhaus (eds.), pp. 36-52). Amsterdam: John Benjamins.
Ferré, S., Morin, E., Prévost, P., Santos, C. dos, Tuller, L., Zebib, R., & Barthez, M. -A. (2017). Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France. Linguistic Approaches To Bilingualism, 331-358. http://doi.org/10.1075/lab.15019.alm
Ramalho, A. M., Almeida, L., & Freitas, M. J. (2015). Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 463-472). Porto: APL.
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Almeida, L., Rose, Y., & Freitas, M. J. (2012). Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês. In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.
Almeida, L., & Freitas, M. J. (2008). Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue, in Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da APL. In (pp. 23-32). Lisboa: APL.

Todas as publicações

Rose, Y., Almeida, L., & Freitas, M. J. (2022). Acquisition of L1 Phonology in the Romance Languages. In Oxford Encyclopedia of Romance Linguistics. Oxford University Press. http://doi.org/https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199384655.013.436
Flores, C., & Almeida, L. (2022). Investigação em Bilinguismo. Caminhos percorridos e perspetivas futuras. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 9, 250-263. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr2 (Original work published 2022-10-25)
Catarino, I., & Almeida, L. (2022). A repetição de pseudopalavras na avaliação fonológica clínica. In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção (Berlin: Language Science Press). Berlin: Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.7197134
Almeida, L., Ferré, S., Morin, E., Prévost, P., Santos, C. dos, Tuller, L., et al. (2021). Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France. In Language Impairment in Multilingual Settings (pp. 170-196). John Benjamins Publishing Company. http://doi.org/10.1075/tilar.29.06alm
Catarino, I., Almeida, L., Santos, C. dos, & Freitas, M. J. (2021). Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-QU-NWR-EP. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (8), 87-104. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7
Almeida, L., Ferré, S., Barthez, M. -A., & Santos, C. dos. (2019). What do monolingual and bilingual children with and without SLI produce when phonology is too complex?. First Language, 39(2), 158-176. http://doi.org/10.1177/0142723718805665
Flores, C., Santos, A. L., Almeida, L., Jesus, A., & Marques, R. (2019). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: A comparative study on the acquisition of verbal mood. In Romance Languages and Linguistic Theory 15. Selected papers from ‘Going Romance’ 30, Frankfurt (Ingo Feldhausen, Martin Elsig, Imme Kuchenbrandt & Mareike Neuhaus (eds.), pp. 36-52). Amsterdam: John Benjamins.
Ramalho, A. M., Almeida, L., & Freitas, M. J. (2015). Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 463-472). Porto: APL.
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Almeida, L., Rose, Y., & Freitas, M. J. (2012). Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês. In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.
Almeida, L., & Freitas, M. J. (2008). Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue, in Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da APL. In (pp. 23-32). Lisboa: APL.
Data Título da conferência Tipo Autores Instituição Docs
2022
-
Adaptation au portugais européen du test de répétition de non-mots LITMUS-QU-NWR

19th Meeting of the French Phonology Network

Comunicação Oral
Avaliado por pares
Maria João Freitas, Inês Catarino, Christophe Santos Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Porto
2022
Construção do teste de repetição de pseudopalavras LITMUS-QU-NWR-EP

II Encontro em Linguística Aplicada

Comunicação Oral
Por convite
Maria João Freitas Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
Aveiro
2022
Enfants bilingues portugais-français : recueil de données socio-langagières et langagières.

Journée d’études Bilinguisme et biographie langagière

Comunicação Oral
Por convite
Letícia Almeida
Université de Lyon
Lyon
2021
-
Bilinguismo (Sintaxe, Fonologia)

XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Comunicação Oral
Por convite
Cristina Flores Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
online
2021
-
Quels facteurs influencent l’acquisition de la phonologie du français chez des enfants bilingues ?

Entretiens CLiniques d’ORthophonie, 4 - Le langage oral chez l’enfant

Comunicação Oral
Por convite
Letícia Almeida
Orphéo
Paris
2020
-
Os primeiros passos da aquisição da fonologia do francês língua segunda

I PHONOSHUTTLE OPO-LIS- Ponte aérea de Fonologia

Comunicação Oral
Por convite
Letícia Almeida
encontro online
2020
-
Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-NWR-EP

XXXVI Encontro Nacional da APL

Comunicação Oral
Avaliado por pares
Letícia Almeida
online
2016
-
Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood

Going Romance

Comunicação Oral
Avaliado por pares
Ana Lúcia Santos
Alice Jesus
Letícia Almeida
Rui Marques
Frankfurt
2009
-
"Estas portas e janelas: assimetrias na aquisição das sibilantes em Português Europeu"

XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Comunicação Oral
Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Lisboa, Portugal
2009
-
"Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese"

workshop Complexity, Typology and Acquisition

Comunicação Oral
Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees
Lyon