Início | Fim | Descrição |
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Setembro 2020 | Professora Auxiliar, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
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Outubro de 2019 | Setembro de 2020 | Investigadora, Covirtua Healthcare |
Outubro de 2016 | Junho de 2019 | Investigadora de Pós-Doutoramento no Laboratoire Dynamique Du Langage, UMR 5596, Centre National de la Recherche Scientifique e Université de Lyon. |
Setembro de 2015 | Agosto de 2016 | Professora Assistente, Departamento de Ciências da Linguagem, Université François-Rabelais, Tours, França |
Setembro de 2013 | Agosto de 2015 | Investigadora de Pós-Doutoramento, Université François-Rabelais, Tours, UMR Inserm U930, Laboratoire Imagerie et Cerveau, Équipe Autisme. |
Dezembro de 2008 | Agosto de 2013 | Professora adjunta, Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica |
Designação | I.R. |
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Aquisição do Português Europeu: Recursos e Resultados Linguísticos | Maria João Freitas
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Título | Instituição | Link |
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Bilad – Bilingual Language Development: Typically Developping Children and Children with Language Impairment | Université de Tours, França, Universidade de Oldenburg, Alemanha | https://scanr.enseignementsup-recherche.gouv.fr/project/ANR-12-FRAL-0014 |
Cross-Linguistic Child Phonology Project | University of British Columbia, Canadá | http://phonodevelopment.sites.olt.ubc.ca/ |
PhonBank – A Shared Database for the Study of Phonological Development | Memorial University of Newfoundland, Canada & Carnegie Mellon University, USA | http://childes.talkbank.org/access/ |
Publicações selecionadas
(2022). Acquisition of L1 Phonology in the Romance Languages. In Oxford Encyclopedia of Romance Linguistics. Oxford University Press. http://doi.org/https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199384655.013.436 . |
(2022). Investigação em Bilinguismo. Caminhos percorridos e perspetivas futuras. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 9, 250-263. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr2 (Original work published 2022-10-25) . |
(2022). A repetição de pseudopalavras na avaliação fonológica clínica. In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção (Berlin: Language Science Press). Berlin: Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.7197134 . |
(2021). Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France. In Language Impairment in Multilingual Settings (pp. 170-196). John Benjamins Publishing Company. http://doi.org/10.1075/tilar.29.06alm . |
(2021). Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-QU-NWR-EP. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (8), 87-104. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7 . |
(2019). What do monolingual and bilingual children with and without SLI produce when phonology is too complex?. First Language, 39(2), 158-176. http://doi.org/10.1177/0142723718805665 . |
(2019). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: A comparative study on the acquisition of verbal mood. In Romance Languages and Linguistic Theory 15. Selected papers from ‘Going Romance’ 30, Frankfurt (Ingo Feldhausen, Martin Elsig, Imme Kuchenbrandt & Mareike Neuhaus (eds.), pp. 36-52). Amsterdam: John Benjamins. . |
(2017). Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France. Linguistic Approaches To Bilingualism, 331-358. http://doi.org/10.1075/lab.15019.alm . |
(2015). Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 463-472). Porto: APL. . |
(2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108. . |
(2012). Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês. In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL. . |
(2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL. . |
(2008). Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue, in Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da APL. In (pp. 23-32). Lisboa: APL. . |
Todas as publicações
(2022). Acquisition of L1 Phonology in the Romance Languages. In Oxford Encyclopedia of Romance Linguistics. Oxford University Press. http://doi.org/https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199384655.013.436 . |
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(2022). Investigação em Bilinguismo. Caminhos percorridos e perspetivas futuras. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 9, 250-263. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr2 (Original work published 2022-10-25) . |
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(2022). A repetição de pseudopalavras na avaliação fonológica clínica. In Linguística Clínica: Modelos, Avaliação e Intervenção (Berlin: Language Science Press). Berlin: Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.7197134 . |
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(2021). Identification of bilingual children with Specific Language Impairment in France. In Language Impairment in Multilingual Settings (pp. 170-196). John Benjamins Publishing Company. http://doi.org/10.1075/tilar.29.06alm . |
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(2021). Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-QU-NWR-EP. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (8), 87-104. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7 . |
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(2019). What do monolingual and bilingual children with and without SLI produce when phonology is too complex?. First Language, 39(2), 158-176. http://doi.org/10.1177/0142723718805665 . |
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(2019). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: A comparative study on the acquisition of verbal mood. In Romance Languages and Linguistic Theory 15. Selected papers from ‘Going Romance’ 30, Frankfurt (Ingo Feldhausen, Martin Elsig, Imme Kuchenbrandt & Mareike Neuhaus (eds.), pp. 36-52). Amsterdam: John Benjamins. . |
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(2015). Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 463-472). Porto: APL. . |
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(2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108. . |
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(2012). Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês. In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL. . |
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(2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL. . |
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(2008). Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue, in Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da APL. In (pp. 23-32). Lisboa: APL. . |
Data | Título da conferência | Tipo | Autores | Instituição | Docs |
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2022 - |
Adaptation au portugais européen du test de répétition de non-mots LITMUS-QU-NWR 19th Meeting of the French Phonology Network |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Maria João Freitas, Inês Catarino, Christophe Santos | Faculdade de Letras da Universidade do Porto Porto |
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2022 |
Construção do teste de repetição de pseudopalavras LITMUS-QU-NWR-EP II Encontro em Linguística Aplicada |
Comunicação Oral Por convite |
Maria João Freitas | Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro Aveiro |
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2022 |
Enfants bilingues portugais-français : recueil de données socio-langagières et langagières. Journée d’études Bilinguisme et biographie langagière |
Comunicação Oral Por convite |
Letícia Almeida
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Université de Lyon Lyon |
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2021 - |
Bilinguismo (Sintaxe, Fonologia) XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística |
Comunicação Oral Por convite |
Cristina Flores | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra online |
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2021 - |
Quels facteurs influencent l’acquisition de la phonologie du français chez des enfants bilingues ? Entretiens CLiniques d’ORthophonie, 4 - Le langage oral chez l’enfant |
Comunicação Oral Por convite |
Letícia Almeida
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Orphéo Paris |
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2020 - |
Os primeiros passos da aquisição da fonologia do francês língua segunda I PHONOSHUTTLE OPO-LIS- Ponte aérea de Fonologia |
Comunicação Oral Por convite |
Letícia Almeida
|
encontro online | |
2020 - |
Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-NWR-EP XXXVI Encontro Nacional da APL |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Letícia Almeida
|
online | |
2016 - |
Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood Going Romance |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Ana Lúcia Santos
Alice Jesus
Letícia Almeida
Rui Marques
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Frankfurt | |
2009 - |
"Estas portas e janelas: assimetrias na aquisição das sibilantes em Português Europeu" XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística |
Comunicação Oral | Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
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Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Lisboa, Portugal |
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2009 - |
"Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese" workshop Complexity, Typology and Acquisition |
Comunicação Oral | Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
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Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees Lyon |