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Academic degree
PhD
Professional situation
Professora Auxiliar Convidada
Research Areas
Aquisição do Português Europeu como língua materna, Fonologia
Start date End date Description
2019

Professora Auxiliar Convidada - Universidade da Madeira

2011 2019

Professora Adjunta - Instituto Superior de Administração e Línguas

1998 2019

Professora do Ensino Básico e Secundário

Grupo 300

Secretaria Regional de Educação - RAM

External projects

Title Institution Link
PhonBank - A Shared Database for the Study of Phonological Development Memorial University of Newfoundland, Canada & Carnegie Mellon University, USA

Selected publications

Costa, T. (2022). Quando o “tigere pede desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade. In I Phonoshuttle OPO-LIS: Ponte aérea de fonologia. http://doi.org/https://doi.org/10.21747/978-989-8969-92-7/atas
Costa, T., Rodrigues, C., & Freitas, M. J. (2021). Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas . Linguagem & Ensino, 24. http://doi.org/10.15210/RLE.V24I4
Costa, T. (2021). Sobre a permeabilidade do léxico à pandemia : a frequência e os sentidos das palavras no discurso noticioso. Études Romanes De Brno, (1), 73-93. http://doi.org/10.5817/erb2021-1-5
Carvalho, A., Teixeira, S., Olim, L., Campanella, S., & Costa, T. (2020). Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies – a case study. Education + Training, 63(2), 195-213. http://doi.org/10.1108/et-05-2020-0141
Costa, T. (2018). Consonantal acquisition in European Portuguese: features and word-position interactions. In Estudos em Fonética e Fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer. (pp. 299-333). CRV. http://doi.org/10.24824/978854442648.7
Costa, T., & Silva, R. (2017). Cosmopolitan approaches to literary education: a case study in Madeira Island, Portugal . In Educationalists versus Politicians – Who should integrate Europe for wellbeing of all inhabitants. (pp. 365-377). Clark University.
Matzenauer, C., & Costa, T. (2017). Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/
Costa, T. (2012). A aquisição do sistema consonântico no Português. Verba Volant, Revista De Aquisição Da Linguagem, 3. Retrieved from http://letras.ufpel.edu.br/verbavolant/quinto/quinto12.htm
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T., & Castelo, A. (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.
Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação.
Correia, S., Costa, T., & Freitas, M. J. (2007). Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu, in Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL. In (pp. 273-286). Lobo & M. A. Coutinho. Lisboa: APL.
Gonçalves, A., & Costa, T. (2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português.

All publications

Matzenauer, C., & Costa, T. (2017). Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T., & Castelo, A. (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.
Costa, T., Freitas, M. J., Frota, S., Martins, F., & Vigário, M. (2007). Sobre o PA na periferia esquerda da palavra. In Textos seleccionados (pp. 315-328). XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL.
Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação.
Correia, S., Costa, T., & Freitas, M. J. (2007). Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu, in Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL. In (pp. 273-286). Lobo & M. A. Coutinho. Lisboa: APL.
Gonçalves, A., & Costa, T. (2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português.
Date Conference title Type Authors Institution Docs
2009
-
"Positional asymmetries in the acquisition of place and manner in European Portuguese"

workshop Complexity, Typology and Acquisition

Oral presentation
Teresa Costa
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees
Lyon
2009
-
"Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese"

workshop Complexity, Typology and Acquisition

Oral presentation
Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees
Lyon
2007
"PoA at the left edge: a contribution from European Portuguese"

Workshop on Acquisition of Phonology

Oral presentation
Teresa Costa
Maria João Freitas
Marina Vigário
Sónia Frota
Fernando Martins
Universidade de Nijmegen
Nijmegen
2006
-
"Interface na aquisição: acento e ponto de articulação segmental"

Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem (ENAL7)

Oral presentation
Teresa Costa
Maria João Freitas
Porto Alegre
2006
-
"O Pé no português europeu"

Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem (Enal7)

Oral presentation
Teresa Costa
Maria João Freitas
PUCRS
Porto Alegre
2006
-
"Sobre os pontos de articulação na periferia esquerda da palavra"

XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Oral presentation
Teresa Costa
Maria João Freitas
Marina Vigário
Sónia Frota
Fernando Martins
Universidade de Coimbra
Coimbra, Portugal
2006
-
"O Pé no PE: evidências da aquisição"

XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

Oral presentation
Teresa Costa
Maria João Freitas
Universidade de Coimbra
Coimbra, Portugal
2004
-
"Interface of place and manner features in the acquisition of obstruents in European Portuguese"

Second Lisbon Meeting on Language Acquisition with Special Reference to Romance Languages

Oral presentation
Teresa Costa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Lisboa, Portugal
2021 "A Fonologia na L1. Mesa Redonda Aquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicações."

XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL).

Oral presentation
Invited
C. Amorim, T. Costa, Ana Ramalho Associação Portuguesa de Linguística
2020 Quando o “tigere” pede “desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade.

I Phonoshuttle – Ponte aérea de Fonologia

Oral presentation
Invited
Teresa Costa
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa & Centro de Linguística da Universidade do Porto.
2020 "Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies."

5th Regional Helix 2020 – International Conference on Regional Competitiveness, Tourism Innovation and Knowledge Transfer

Oral presentation
Invited
Andreia Carvalho, Sérgio Teixeira, Leonilde Olim, Sancha Campanella, T. Costa Instituto Superior de Administração e Línguas
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