Início | Fim | Descrição |
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2024 | Professora Adjunta - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
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2019 | 2024 | Professora Auxiliar Convidada - Universidade da Madeira |
1998 | 2024 | Professora no Ensino Básico e Secundário (RAM) |
2011 | 2019 | Professora Adjunta Convidada - Instituto Superior de Administração e Línguas |
Designação | I.R. |
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Aquisição do Português Europeu: Recursos e Resultados Linguísticos | Maria João Freitas
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Frequency patterns of Phonological Objects in Portuguese: Research and Applications | Sónia Frota
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Título | Instituição | Link |
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PhonBank - A Shared Database for the Study of Phonological Development | Memorial University of Newfoundland, Canada & Carnegie Mellon University, USA | https://childes.talkbank.org/access/ |
Publicações selecionadas
(2024). A grafia de consoantes em final de sílaba no PB e no PE. In Fonologia do Português e Interfaces (pp. 129-155). Routledge. http://doi.org/10.4324/9781003294344-8 . |
(2022). Sobre a Aquisição da Fonologia do Português Europeu como L1: caminhos por trilhar. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 9. . |
(2022). Quando o “tigere pede desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade. In I Phonoshuttle OPO-LIS: Ponte aérea de fonologia. http://doi.org/https://doi.org/10.21747/978-989-8969-92-7/atas . |
(2021). Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas . Linguagem & Ensino, 24, Nº 4, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, Brasil, 843-867. http://doi.org/10.15210/RLE.V24I4 . |
(2021). Sobre a permeabilidade do léxico à pandemia : a frequência e os sentidos das palavras no discurso noticioso. Études Romanes De Brno, (1), 73-93. http://doi.org/10.5817/erb2021-1-5 . |
(2020). Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies – a case study. Education + Training, 63(2), 195-213. http://doi.org/10.1108/et-05-2020-0141 . |
(2018). Consonantal acquisition in European Portuguese: features and word-position interactions. In Estudos em Fonética e Fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer. (pp. 299-333). CRV. http://doi.org/10.24824/978854442648.7 . |
(2017). Cosmopolitan approaches to literary education: a case study in Madeira Island, Portugal . In Educationalists versus Politicians – Who should integrate Europe for wellbeing of all inhabitants. (pp. 365-377). Clark University. . |
(2017). Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/ . |
(2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108. . |
(2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP. . |
(2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL. . |
(2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação. . |
(2007). Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu, in Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL. In (pp. 273-286). Lobo & M. A. Coutinho. Lisboa: APL. . |
(2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português. . |
Todas as publicações
(2017). Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/ . |
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(2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108. . |
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(2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP. . |
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(2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL. . |
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(2007). Sobre o PA na periferia esquerda da palavra. In Textos seleccionados (pp. 315-328). XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL. . |
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(2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação. . |
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(2007). Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu, in Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL. In (pp. 273-286). Lobo & M. A. Coutinho. Lisboa: APL. . |
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(2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português. . |
Data | Título da conferência | Tipo | Autores | Instituição | Docs |
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2022 |
Um olhar sobre a passagem do tempo em a máquina de fazer espanhóis: frequências lexicais e metaforização. IX Colóquio Internacional Olhares sobre o Envelhecimento |
Comunicação Oral | Teresa Costa
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Universidade da Madeira Funchal |
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2009 - |
"Positional asymmetries in the acquisition of place and manner in European Portuguese" workshop Complexity, Typology and Acquisition |
Comunicação Oral | Teresa Costa
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Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees Lyon |
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2009 - |
"Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese" workshop Complexity, Typology and Acquisition |
Comunicação Oral | Teresa Costa
Letícia Almeida
Maria João Freitas
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Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees Lyon |
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2007 |
"PoA at the left edge: a contribution from European Portuguese" Workshop on Acquisition of Phonology |
Comunicação Oral | Teresa Costa
Maria João Freitas
Marina Vigário
Sónia Frota
Fernando Martins
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Universidade de Nijmegen Nijmegen |
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2006 - |
"Interface na aquisição: acento e ponto de articulação segmental" Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem (ENAL7) |
Comunicação Oral | Teresa Costa
Maria João Freitas
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Porto Alegre | |
2006 - |
"O Pé no português europeu" Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem (Enal7) |
Comunicação Oral | Teresa Costa
Maria João Freitas
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PUCRS Porto Alegre |
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2006 - |
"O Pé no PE: evidências da aquisição" XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística |
Comunicação Oral | Teresa Costa
Maria João Freitas
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Universidade de Coimbra Coimbra, Portugal |
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2006 - |
"Sobre os pontos de articulação na periferia esquerda da palavra" XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística |
Comunicação Oral | Teresa Costa
Maria João Freitas
Marina Vigário
Sónia Frota
Fernando Martins
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Universidade de Coimbra Coimbra, Portugal |
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2004 - |
"Interface of place and manner features in the acquisition of obstruents in European Portuguese" Second Lisbon Meeting on Language Acquisition with Special Reference to Romance Languages |
Comunicação Oral | Teresa Costa
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Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Lisboa, Portugal |
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2021 | "A Fonologia na L1. Mesa Redonda Aquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicações." XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL). |
Comunicação Oral Por convite |
C. Amorim, T. Costa, Ana Ramalho | Associação Portuguesa de Linguística | |
2020 | Quando o “tigere” pede “desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade. I Phonoshuttle – Ponte aérea de Fonologia. |
Comunicação Oral Por convite |
Teresa Costa
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Centro de Linguística da Universidade de Lisboa & Centro de Linguística da Universidade do Porto. | |
2020 | "Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies." 5th Regional Helix 2020 – International Conference on Regional Competitiveness, Tourism Innovation and Knowledge Transfer |
Comunicação Oral | Andreia Carvalho, Sérgio Teixeira, Leonilde Olim, Sancha Campanella, T. Costa | Instituto Superior de Administração e Línguas |