Gramática & Recursos
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professora Auxiliar Convidada
Áreas de Investigação
Linguística Portuguesa; Aquisição do Português Europeu como língua materna; Fonologia; Didática do Português
Instituição
Universidade da Madeira - Faculdade de Artes e Humanidades
Início Fim Descrição
2019

Professora Auxiliar Convidada - Universidade da Madeira

2011 2019

Professora Adjunta - Instituto Superior de Administração e Línguas

1998 2019

Professora do Ensino Básico e Secundário

Grupo 300

Secretaria Regional de Educação - RAM

Projetos externos
Título Instituição Link
PhonBank - A Shared Database for the Study of Phonological Development Memorial University of Newfoundland, Canada & Carnegie Mellon University, USA

Publicações selecionadas

Matzenauer, C., & Costa, T. (2017). Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/
Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T., & Castelo, A. (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação.
Gonçalves, A., & Costa, T. (2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português.

Todas as publicações

Matzenauer, C., & Costa, T. (2017). Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/
Costa, T., Sousa, O., & Cardoso, A. (2015). Compreensão na leitura num manual de Estudo do Meio. Da Investigação Às Práticas, 5(I), 98-117.
Freitas, M. J., Almeida, L., & Costa, T. (2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108.
Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T., & Castelo, A. (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.
Almeida, L., Costa, T., & Freitas, M. J. (2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL.
Costa, T., Freitas, M. J., Frota, S., Martins, F., & Vigário, M. (2007). Sobre o PA na periferia esquerda da palavra. In Textos seleccionados (pp. 315-328). XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL.
Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação.
Correia, S., Costa, T., & Freitas, M. J. (2007). Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu, in Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL. In (pp. 273-286). Lobo & M. A. Coutinho. Lisboa: APL.
Gonçalves, A., & Costa, T. (2002). (Auxiliar a) Compreender os Verbos Auxiliares do Português - Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri / Associação de Professores de Português.
Outras Comunicações

Quando o "tigere" pede "desclopa": representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade.