Início | Fim | Descrição |
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Presente | Professor Associado do Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
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Presente | Investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa |
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Presente | Cocoordenador dos Cursos de Português Língua Estrangeira do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Publicações selecionadas
(2020). Chinese Teachers’ Attitudes Towards Translanguaging and Its Uses in Portuguese Foreign Language Classrooms. Theory And Practice Of Second Language Acquisition, 6 (1), 11-30. http://doi.org/10.31261/TAPSLA.7742 . |
(2019). POR Nível: Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira – resultados de um estudo-piloto. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 5, 172-189. Retrieved from https://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/article/view/10/2 . |
(2018). Immersion learning activities: developing communicative tasks in the community. Theory And Practice Of Second Language Acquisition, 4 (1), 23-48. . |
(2017). Focus on form approach learning and teaching Portuguese as na L2: a study Cape Verde. Cauce. Revista Internacional De Filología, Comunicación Y Sus Didácticas, 40, 45-51. . |
Todas as publicações
(2023). Are Teachers Developing Strategies to Enhance the Use of DLC in the Learning of Portuguese as a Foreign Language in English-Dominant Classrooms?. In L. Aronin & Melo-Pfeifer, S. (Eds.), Language Awareness and Identity (pp. 155-172). Springer International Publishing. http://doi.org/10.1007/978-3-031-37027-4_8 . |
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(2023). Diacrítica: Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões. (J. Pinto, Cavalheiro, L., Fondo, M. del C., & Cea-Álvarez, A. M., Eds.). http://doi.org/https://doi.org/10.21814/diacritica.36.2 |
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(2023). Ensinar Português a Falantes de Espanhol Língua Materna/ Língua Segunda: para uma consciencialização lexical dos aprendentes. In C. Castro & Madeira, A. (Eds.), Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português Língua Não Materna (pp. 148-165). Lidel. . |
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(2022). Práticas de translanguaging como recurso didático no ensino do português como língua estrangeira em Marrocos. In F. C. del Olmo, Melo-Pfeifer, S., & Souza, S. (Eds.), Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica (pp. 388-409). Porto: U.Porto Press. . |
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(2022). O que ainda não sabemos e precisávamos de saber para o ensino de Português Língua Não Materna. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 9-10, 301-313. http://doi.org/https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr5 . |
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(2022). O uso de estratégias de aprendizagem de línguas: perceções de alunos de português língua estrangeira (Ln). In M. do S. Pessoa (Ed.), Percursos de Educação Linguística: uma homenagem a Maria Helena Ançã (pp. 317-332). Aveiro: UA Editora. http://doi.org/https://doi.org/10.48528/b1q6-c137 . |
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(2021). Preface. In Multilingualism and third language acquisition: learning and teaching trends (p. v-viii). Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.4449763 . |
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(2021). Multilingualism and third language acquisition: learning and teaching trends. (J. Pinto & Alexandre, N., Eds.). Language Science Press. http://doi.org/10.5281/zenodo.4449726 (Original work published 02/2021AD) |
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(2020). O ensino de línguas baseado em tarefas no ensino/aprendizagem da escrita em português língua segunda – propostas didáticas. Revista Do Gel, 17 (2), 170-195. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.21165/gel.v17i2.2425 . |
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(2020). Chinese Teachers’ Attitudes Towards Translanguaging and Its Uses in Portuguese Foreign Language Classrooms. Theory And Practice Of Second Language Acquisition, 6 (1), 11-30. http://doi.org/10.31261/TAPSLA.7742 . |
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(2019). Ensinar Português a Escrever. Pequim: Foreign Language Teaching and Research Press. . |
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(2019). POR Nível: Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira – resultados de um estudo-piloto. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 5, 172-189. Retrieved from https://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/article/view/10/2 . |
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(2018). Immersion learning activities: developing communicative tasks in the community. Theory And Practice Of Second Language Acquisition, 4 (1), 23-48. . |
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(2017). Focus on form approach learning and teaching Portuguese as na L2: a study Cape Verde. Cauce. Revista Internacional De Filología, Comunicación Y Sus Didácticas, 40, 45-51. . |
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(2017). A aquisição do género e da concordância de género em português língua terceira ou língua adicional. In P. Osório (Ed.), Teorias e Usos Linguísticos (pp. 91-110). Lisboa: Lidel. . |
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(2016). Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 1, 37-56. http://doi.org/10.21747/2183-9077/rapla3 . |
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(2016). Do foco nas formas ao foco na forma: contributos para o ensino/aprendizagem do Português L2 em Cabo Verde. In L. Gonçalves. Rosevelt, NJ: Boavista Press. . |
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(2015). O papel da L1 e da L2 na aquisição lexical de português L3. Revistaliletrad, 1, 299-310. . |
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(2013). Cross-linguistic influence at lexical level. A Study With Moroccan Learners Of Portuguese As An L3/Ln. Revista Nebrija De Lingüística Aplicada, 13. . |
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(2012). Transferências lexicais na aquisição de português como língua terceira ou língua adicional. Um estudo com alunos universitários em Marrocos. Diacrítica, 26/1, 171-187. . |
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(2012). Contributos para a formação de professores de Português L2 em Cabo Verde. Formação De Professores - Trajetos E Projetos: Das Teorias À Praxis Educativa, Língua Portuguesa (Materna E Segunda) Separata, 6, 31-42. . |
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(2011). O ensino /aprendizagem da gramática do Português como L2 – um estudo de caso . Revple – Revista Eletrónica De Português Língua Estrangeira, Português Língua Segunda E Português Língua Não Materna, Associação De Professores De Português. . |
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(2011). O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didáctica do PL2 em Cabo Verde. Linguarum Arena, 2, 27-41. . |
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(2007). Técnicas de Expressão Oral e Escrita. Porto: Instituto Piaget. . |
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(2006). Formação contínua de professores de Língua Portuguesa - o caso de Cabo Verde. Contacto - Revista Da Universidade Jean Piaget De Cabo Verde, 1, 167-176. . |
Orientador
Ano | Título | Estudante | Grau |
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2022 | O impacto de fatores de motivação na aprendizagem de Português língua estrangeira: análise de estratégias usadas por professores em sala de aula e seus efeitos | Bruno Costa | Mestrado |
Ano | Título | Estudante | Grau |
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Uma proposta de avaliação de aprendizagens para um curso online de inglês como língua estrangeira | Adam Woods | Mestrado | |
A importância das estratégias de aprendizagem em língua estrageira: o caso de estudantes chineses em imersão linguística na Universidade de Lisboa | Sofia Santos | Doutoramento | |
Aquisição de conectores de subordinação em PLE por falantes chineses: uma proposta de intervenção didática | Shi Ling | Doutoramento | |
Relatório de Estágio: Metodologia da Tradução Jurídica no Governo da RAEM | Chon Hou Kuong | Mestrado | |
O impacto de estratégias de ensino na aprendizagem da leitura em português língua estrangeira em contexto de imigração | Bruno Costa | Doutoramento |
Co-orientador
Ano | Title | Estudante | Grau |
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Aquisição de conectores de subordinação em PLE por falantes chineses: uma proposta de intervenção didática | Shi Ling | Doutoramento |
Data | Título da conferência | Tipo | Autores | Instituição | Docs |
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2023 - |
The role of input in the initial stage of second language acquisition: a review of SLA theories and their implications for instruction Second language learning and teaching: Taking stock and looking ahead |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Jorge Pinto, Cristina Martins, Fátima Silva | Adam Mickiewicz University Kalisz |
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2022 - |
Relative Clauses in a Multilingual Class 12th International Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Nélia Alexandre, Jorge Pinto | University of Zagreb Zagreb |
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2022 - |
What can a corpus do for foreign language teaching? Modern Linguistics and Language Didactics (LiDi) 2022 |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Jorge Pinto, Nélia Alexandre | University of Kassel Kassel |
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2019 - |
Chinese Teachers' Attitudes Towards and Uses of Translanguaging in Portuguese Foreign Language Classrooms 31st International Conference on Foreign / Second Language Acquisition |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Jorge Pinto
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Szczyrk | |
2019 - |
Ensinar Português a falantes de Espanhol L1/L2: para uma consciencialização lexical dos aprendentes VI Jornadas de Português Língua Estrangeira: Aquisição e Didática |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Jorge Pinto | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Lisboa |
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2015 - |
POR Nível - Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira XXXIV Encontro Nacional da APL |
Comunicação Oral | Carolina Gramacho
Ana Madeira
Cristina Martins
Nélia Alexandre
Susana Correia
Jorge Pinto
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Universidade Aberta Lisboa |
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2018 - |
A validated placement test for Portuguese as a Foreign Language BAAL: Taking Risks in Applied Linguistics |
Comunicação Oral | Susana Correia
Carolina Gramacho
Ana Madeira
Cristina Martins
Nélia Alexandre
Jorge Pinto
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York St. John University York |
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2017 - |
Immersion learning activities: developing communicative tasks in the community 29th International Conference on Foreign / Second Language Acquisition |
Comunicação Oral | Jorge Pinto
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Szczyrk | |
2016 - |
Lexical transfer in Portuguese L3 production X International Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism |
Comunicação Oral | Jorge Pinto
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Universidade de Viena Viena |
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2016 - |
A abordagem foco na forma no ensino/aprendizagem do Português L2: um estudo em Cabo Verde II Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática |
Comunicação Oral | Jorge Pinto
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Universidade de Valência Valência |
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2015 - |
O papel da L1 e da L2 na aquisição lexical de português L3 Congreso Internacional de Literatura, Lengua y Traducción “liLETRAd” |
Comunicação Oral | Jorge Pinto
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Universidade de Sevilha Sevilha |
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2014 - |
Aspects of relative clauses in Portuguese as a foreign language by Chinese learners 20th Conference of the European Association for Chinese Studies |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Nélia Alexandre
Jorge Pinto
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Braga/ Coimbra | |
2014 - |
The use of grammar learning strategies in multilingual learners of Portuguese L3/Ln 9th International Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Jorge Pinto
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Universidade de Uppsala Uppsala |
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2013 - |
The issue of gender in Portuguese L3/Ln acquisition: a study with native Arabic speakers 25th International Conference on Foreign / Second Language Acquisition |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Jorge Pinto
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Szczyrk | |
2012 - |
A aquisição de género e de concordância de género, em português língua terceira ou língua adicional XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Jorge Pinto
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Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve Faro |
2023
COSTA, B. & PINTO, J.
"Who cares if she has a cat? The impact of affect and interaction upon motivation in online Portuguese L2 classes during the Covid-19 pandemic". In 34th International Conference on Foreign / Second Language Acquisition, Universidade de Silesia, Szczyrk, Polónia, 18-20 de maio.
COSTA, B., PINTO, J. & ALEXANDRE, N.
"A dialogic approach to transculturing in multilingual/cultural L2 classes". In International Conference on Multilingualism and Language Acquisition, Universidade de Helsínquia, 9 e 10 de março.
2022
PINTO, J. & ALEXANDRE, N.
"Contributo de um corpus de aprendizagem para o ensino de PLE". In XI EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino do Português, Universidade de Harvard, 5 e 6 de agosto.
2021
MARTINS, C., SILVA, F. & PINTO, J.
"O que ainda não sabemos e precisávamos de saber para o ensino de PLNM". In XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. 28-29 de outubro. (Conferência online)
2017
PINTO, J.
“O ensino da cultura nas aulas de língua estrangeira: o caso das ‘Atividades de Imersão’ na aprendizagem de PLE no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa”. In II Conferência Internacional de Melhoria Contínua da Qualidade de Ensino do Português como Língua Estrangeira, Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, 25 e 26 de outubro.
PINTO, J.
“O ensino de línguas baseado em tarefas: o caso das ‘Atividades de Imersão’ na aprendizagem de PLE no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa”. In VI SIMELP, Instituto Politécnico de Santarém, 24 a 28 de outubro. (póster)
PINTO, J. & PASCOAL, J.
"e-PT: teaching and testing". In E-LENGUA International Multiplier and Networking Event "E-Learning Novelties in Foreign and Second Language Acquisition", Universidade de Heidelberg, 7 de julho.
PINTO, J.
“Immersion learning activities: developing communicative tasks in the community”. In 29th International Conference on Foreign / Second Language Acquisition, Universidade de Silesia, Szczyrk, Polónia, 18-20 de maio.
2016
PINTO, J.
"Dificuldades na aprendizagem do português língua estrangeira por alunos chineses". In Conferência Internacional de Melhoria Contínua da Qualidade de Ensino do Português como Língua Estrangeira, Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, 5 e 6 de novembro.
PINTO, J.
"Lexical transfer in Portuguese L3 production". In X Internation Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism, Universidade de Viena, 1,2 e 3 de setembro.
PINTO, J.
"O ensino de línguas baseado em tarefas no ensino/aprendizagem da escrita em português língua estrangeira - algumas propostas didáticas". In Conferência Internacional "Ensino e Aprendizagem do Português como Língua Estrangeira", Universidade de Macau, 8 e 9 de abril.
PINTO, J.
"A abordagem foco na forma no ensino/aprendizagem do Português L2: um estudo em Cabo Verde". In II Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática, Universidade de Valência, 27, 28 e 29 de janeiro.
2015
PINTO, J.
“O papel da L1 e da L2 na aquisição lexical de português L3”. In Congreso Internacional de Literatura, Lengua y Traducción “liLETRAd”, Universidade de Sevilha, 7 e 8 de julho de 2015.
2014
MENDES, A.; ANTUNES, S.; ALEXANDRE, N.; AVELAR, A.; CASTELO, A.; DUARTE, I.; FREITAS, M. J.; GONÇALVES, A.; PASCOAL, J. ; PINTO, J. & JANSEN, M. Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2. In XXX ENAPL, 22-24 de outubro, FLUP: Porto. [póster].
ALEXANDRE, N. & PINTO, J.
Aspects of relative clauses in Portuguese as a foreign language by Chinese learners. 20th Conference of the European Association for Chinese Studies, 22 a 26 de julho, Braga/Coimbra.
PINTO, J.
"The use of grammar learning strategies in multilingual learners of Portuguese L3/Ln", in 9th International Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism, 12 a 14 de junho, Uppsala, Suécia.
DUARTE, I., ALEXANDRE, N., AVELAR, A. & PINTO, J. "Português Língua Estrangeira na Universidade de Lisboa", in I Congresso Internacional sobre a Língua Portuguesa na China e a Língua Chinesa em Portugal, 16 de maio, Pequim: Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.
2013
PINTO, J.
"The issue of gender in Portuguese L3/Ln acquisition: a study with native Arabic speakers", in 25th International Conference on Foreign / Second Language Acquisition, 23 a 25 de maio, Szczyrk, Polónia.
PINTO, J.
"A influência das línguas previamente adquiridas na aquisição lexical em português L3/Ln", in III Encontro Internacional do Português & III Simpósio Internacional da Língua Portuguesa, 12 e 13 de abril, Escola Superior de Educação de Santarém.
2012
PINTO, J.
"L'approche basée sur la tâche et la focalisation sur la forme dans l'apprentissage du Portugais langue étrangère. Une étude avec des étudiants universitaires marocains.", in XIII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, 20 a 23 de novembro, Universidade de Cádiz, Cádiz.
PINTO, J.
"A aquisição de género e de concordância de género, em português língua terceira ou língua adicional.", in XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 25 a 27 de Outubro, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Faro.
PINTO, J.
"Crosslinguistic influence at lexical level: a study with Moroccan learners of Portuguese L3/Ln", in I Crongreso Internacional Nebrija en Linguística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas: En Camino hacia el Plurilinguismo, 28 a 30 de Setembro, Universidade Nebrija, Madrid.
2011
PINTO, J.
"Aquisição de Português LE por alunos marroquinos: dificuldades interlinguísticas", in II Congresso Internacional SEEPLU - "Difundir l/a Lusofonia", 17 a 19 de Outubro, Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade da Extremadura, Cáceres.
LAMAS, E., PINTO, J. & SILVA, L.
"Análise do manual de Técnicas de Expressão oral e escrita. Contributos para a aprendizagem do Português L2 em Cabo Verde", in II Congresso Internacional SEEPLU - "Difundir l/a Lusofonia", 17 a 19 de Outubro, Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade da Extremadura, Cáceres.
PINTO, J.
"Dificuldades de aquisição do Português LE por alunos arabófonos: o caso marroquino", in III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 30 de Agosto a 02 de Setembro, Universidade de Macau.
2010
PINTO, J.
"A importância da LM na aprendizagem da L2: a questão da interlíngua (o caso de Cabo Verde)", in 26º Encontro Nacional da APL, 21, 22 e 23 de Outubro 2010, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
2009
PINTO, J.
"L’approche par tâches dans l’enseignement du Portugais langue étrangère", in Mesa Redonda La Didactique des Langues, Fundação Abdul Aziz Al Saoud pour les Etudes Islamiques et les Sciences Humaines, Casablanca, 20-21 Março.
2007
PINTO, J. & SOUZA, V.
"Thesaurus Lusitanus: diversidade linguística num só espaço", in XVII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Praia/Cabo Verde, 11-13 de Junho.
2004
PINTO, J.
"A Progressão Gramatical nos Manuais de Português em Cabo Verde", in 1.º Encontro Nacional de Professores de Língua Portuguesa, Instituto Superior de Educação da Praia, Cabo Verde, Dezembro.
PINTO, J.
"O ensino das línguas em Cabo Verde: a questão da interlíngua", in Encontro Regional Associação Portuguesa de Linguística. O Ensino das Línguas e a Linguística. ESE de Setúbal, 27 e 28 de Setembro.