AVOC - Atlas Acústico do Vocalismo Tónico Português
Sub-projecto da bolsa de pós-doutoramento de Fernando Brissos, intitulada Estudo Acústico dos Dialectos Portugueses; bolsa FCT com a referência SFRH / BPD / 78479 / 2011
Descrição: O AVOC tem como objectivo realizar a cartografia das vogais tónicas dos dialectos portugueses de Portugal continental por meio de dados exclusivamente acústicos. Parte de duas constatações: (i) a utilidade dos dados acústicos, devido à sua natureza objectiva (materialista) e quantitativa, para a caracterização dos sistemas linguísticos; (ii) a falta assinalável de estudos dialectais de base acústica, no caso português como em geral. Esses dois aspectos confluem numa linha de acção: dar um passo em frente na descrição e classificação dialectal, tradicionalmente sujeita, de modo exclusivo, à metodologia perceptiva.
O AVOC utiliza o arquivo sonoro do Atlas Linguístico-Etnográfico de Portugal e da Galiza; veja-se Brissos 2014a para a descrição detalhada da metodologia utilizada.
O projecto não compreende uma rede de pontos de inquérito prévia, pois, devido à exigência metodológica de controle de género (apenas são utilizados informantes do sexo masculino), cada ponto de inquérito tem de ser validado antes da descrição acústica.