EFFE-On

EFFE-On - Escreves como Falas - Falas como Escreves?

Em curso
Instituição financiadora
CLUL - Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Celeste Rodrigues
co-IR do Projeto
Maria do Carmo Lourenço-Gomes

O Projeto EFFE – Escreves como falas – Falas como escreves? tem como objetivo estudar o desenvolvimento da escrita de crianças portuguesas de diferentes regiões dialetais em torno de três questões centrais:

1. A identificação de grafias que refletem o uso pela criança de estruturas fonético/fonológicas relacionadas com a sua variedade dialetal.
  2. A identificação de grafias não convencionais comuns à generalidade das crianças.
  3. A distinção de grafias não convencionais relacionadas com o próprio processo de aprendizagem da ortografia e aquelas que sugerem dificuldades da criança quanto ao domínio das convenções ortográficas da língua.

O principal objetivo da equipa é fornecer um conjunto de dados que permita aos professores desenvolver estratégias didáticas para colmatar as situações mais comuns de inconsistência entre as formas ortográficas convencionais e não convencionais que são identificadas em cada região dialetal e na generalidade das crianças. O domínio das convenções ortográficas é, neste sentido, entendido como um processo cognitivo que ocorre ao longo dos anos iniciais de escolaridade. Considera-se que as dificuldades inerentes a este processo podem ser prevenidas ou remediadas pelo professor quando este compreende as especificidades doa aprendizagem da ortografia.

O Projeto EFFE surgiu em 2012 no âmbito do Núcleo de Investigação em Correlação da Escrita e Fala (NICEF, CLUL). Nessa altura, não existia um banco de dados disponível que permitisse aprofundar o conhecimento acerca da correlação fala-escrita em português europeu. A fase inicial do projeto previa a recolha de textos escritos e de pequenas entrevistas com crianças em diversas regiões do país, para possibilitar a exploração de possíveis correlações entre a fala e a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico.

Como um desdobramento desta proposta inicial, em 2015 foi criado um recurso que disponibiliza em acesso aberto o conjunto de dados recolhidos em maior escala – a plataforma EFFE-On Corpus Online de Escrita e Fala de Crianças nos Primeiros Anos de Escolaridade – a partir de um sistema desenvolvido por Maarten Janssen (TEITOK, Janssen 2014) que utiliza linguagem de marcação textual (rich text  mark-up) e anotação linguística. Até 2020, estão disponibilizados cerca de 700 textos e fragmentos de áudios de seis localidades do país, com recolhas longitudinais em algumas delas. A partilha eletrónica destes materiais obedece aos mais rigorosos critérios de anonimização e está devidamente autorizada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (5087- 2017) e pelo Ministério da Educação (MIME – 0605000001 - 2017).

Os destinatários da EFFE-On são os professores de português, investigadores, terapeutas, psicólogos e demais interessados que nele procurem encontrar dados rigorosamente classificados quanto ao perfil da criança que os produziu para os seus trabalhos.

Além da obtenção e disponibilização de dados para estudo à comunidade científica e ao público em geral, o Projeto EFFE divulga resultados da análise dos materiais produzidos pela equipa no que respeita ao domínio das convenções ortográficas da língua portuguesa, da proficiência na oralidade e desempenho na construção textual em diversos momentos da escolaridade de crianças do 1º Ciclo.

Outros resultados

Rodrigues, C., Lourenço-Gomes, M. C., Alves, I., Janssen, M., Gomes, I. L. (2015): EFFE-On - Escreves como falas - Falas como escreves? (Online corpus of writing and speech of children in the early years of schooling), Lisboa: CLUL. ISLRN: 716-103-425-482-9. http://teitok.clul.ul.pt/effe .