ENABLER

IST - 2000 - 3.5.1.
Comissão Europeia

Descrição do projecto:
Nos últimos anos, a maior parte dos Programas Nacionais Europeus em HLT (Human Language Technologies) identificaram os Recursos Linguísticos como a área mais importante a financiar com fundos nacionais (investigação, indústria, serviços), dado serem os Recursos Linguísticos, hoje, unanimemente reconhecidos como componente central das infraestruturas linguísticas necessárias a um adequado desenvolvimento de aplicações e produtos em HLT e ao desenvolvimento industrial. A disponibilização de Recursos Linguísticos para o maior número possível de línguas é considerada condição necessária para o desenvolvimento de uma verdadeira Sociedade de Informação multilingue.

Assim, a parceria constituída para este projecto tem como objectivo principal desenvolver a cooperação entre actividades nacionais dos países europeus dedicadas à constituição de Recursos Linguísticos nas suas línguas. Pretende-se:

• estabelecer um intercâmbio de informações;
  • identificar possibilidades de cooperação;
  • promover a compatibilidade e interoperacionalidade dos resultados, facilitando a transferência de tecnologias e a construção de Recursos Linguísticos multilingues;
  • desenvolver a visibilidade e o impacto estratégico das actividades nacionais no campo de HLT;
  • contribuir para a criação de uma rede geral que permita a cooperação de sectores públicos e privados, a níveis nacionais e internacionais, de modo a responder à necessidade de Recursos Linguísticos para as Tecnologias da Sociedade de Informação.

O CLUL distribuiu, em Portugal, o Inquérito ENABLER para inclusão, na rede geral dos Recursos Linguísticos, dos trabalhos existentes nas instituições portuguesas de investigação e ensino universitário.

Università degli Studi di Pisa
Institute for Language and Speech Processing