Estudo do Uso e do Significado da Preposição DE em Contextos Nominais SN DE SN
Objectivo do Projecto
O objectivo deste projecto é o estudo do uso e do significado da preposição DE em contextos nominais. Este estudo irá contribuir para a descrição actualizada da preposição DE em gramáticas e dicionários da língua portuguesa, bem como para o aprofundamento do estudo dos nomes não-derivados e dos nomes derivados.
Pressuposição Teórica
A selecção da preposição é determinada não só pelas suas propriedades inerentes, mas também pelas propriedades sintáctico-semânticas dos sintagmas nominais que a acompanham.
Metodologia
- Construção de um corpus de língua escrita com cerca de 8 milhões de palavras, cuja dimensão e composição asseguram a fiabilidade dos dados;
- Construção de um programa informático que permite a obtenção dos dados linguísticos que constituem a base da análise;
- Classificação dos nomes;
- Análise sintáctico-semântica das sequências SN DE SN.
Construção de um corpus de língua escrita
O corpus constituído contém exclusivamente textos de língua escrita e foi criado a partir do Corpus de Referência do Português Contemporâneo.
- Constituição interna do corpus:
- Texto Literário, Texto Didáctico, Texto Técnico: cerca de 30%;
- Texto Jornalístico: cerca de 70%.
Construção de um programa informático
O programa informático elaborado isola sequências de palavras, à esquerda e à direita da preposição DE, que constituem a sequência alvo SN DE SN.
As estratégias definidas permitem a obtenção da categoria nome e a eliminação automática e simultânea das categorias gramaticais não pertinentes para este projecto (verbo, adjectivo, advérbio, etc.).
Este programa fornece:
- listas dos nomes que ocorrem à direita ou à esquerda da preposição DE, indicando a frequência desses nomes nesse contexto (listas de frequências);
- listas onde estes nomes ocorrem no seu contexto natural (listas de concordâncias).
Classificação dos nomes
- Nomes derivados e nomes não-derivados;
- Nomes derivados de verbos declarativos, psicológicos, epistémicos, perceptivos, de inquirição, etc.;
- Nomes não-derivados com interpretação de quantidade, e ainda: nomes de profissões, nomes relacionais e de parentesco, nomes icónicos, etc.
Análise sintáctico-semântica das sequências SN DE SN
No que respeita aos nomes derivados de verbos, a análise considera aspectos como:
- - número de argumentos dos verbos relacionados (nomes derivados de verbos transitivos ou derivados de verbos intransitivos, etc.);
- - natureza aspectual dos nomes derivados;
- - papéis temáticos dos argumentos dos nomes derivados.
São analisados ainda aspectos como o tipo de determinante que acompanha o nome, o número da sequência determinante + nome (singular ou plural), e a posição do nome relativamente à preposição DE.