Corpus
MAEAM

Mobilidade Ascendente Entre As Minorias

Jovens adultos descendentes de imigrantes africanos em (dis)posições de destaque: um estudo sobre percursos de mobilidade ascendente entre as minorias

  • A existência de percursos de mobilidade ascendente entre as minorias em Portugal é ainda uma realidade muito pouco estudada, sobretudo no que concerne às minorias de origem africana. Assim, esta investigação visa contribuir para o conhecimento do fenómeno da mobilidade ascendente em Portugal através da descrição das características gerais do mesmo entre as minorias e da caracterização dos contextos e factores que possibilitam este tipo de mobilidade. O estudo toma como objecto 30 jovens adultos descendentes de africanos, entre os 25 e os 40 anos de idade, da região de Lisboa. São considerados, por um lado, os seus contextos familiares, escolares, profissionais e de sociabilidade, bem como os capitais económicos, escolares e culturais herdados e adquiridos; por outro lado, considera-se também o seu ponto de vista em relação ao respectivo percurso e as expectativas de trajecto futuro, dando especial atenção aos sistemas de disposições inerentes.
  • Neste site o visitante encontra a transcrição das entrevistas e a possibilidade de pesquisar o respectivo texto à maneira dos corpora linguísticos.
  • Por razões de confidencialidade, os nomes dos entrevistados foram todos alterados e substituídos por nomes fictícios.
  • © Este trabalho pertence ao ISCTE-IUL e ao Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Pode ser usado livremente para investigação, ensino ou uso pessoal, mas somente com autorização da autora ou de algum responsável das respectivas instituições e mediante a referência a esta declaração de disponibilidade no texto.