Se pensarmos que a edição de texto poderá ser vista como uma esquina; se pensarmos que há estudos necessários para dobrar tal esquina e que há estudos apenas possíveis depois de a dobrarmos, este colóquio pretenderá evitar o ângulo fino da esquina.
Dedicaremos, portanto, duas jornadas de trabalho a discutir estudos que tenhamos feito para podermos editar, ou estudos que se tenham tornado possíveis depois da edição. Dito de outra forma: estudos sobre o conhecimento produzido a caminho da esquina fina que é a edição de um texto, e sobre o conhecimento que teria sido impossível construir, sem o apoio da mesma esquina fina.
Neste colóquio, pretendemos não só uma maior concentração no debate, mas também uma multiplicação dos pontos de vista na discussão. É esta a razão por que convidámos cientistas e pensadores de diferentes áreas – medicina, matemática, engenharia, música, linguística, direito, teoria da literatura etc. – a ler a nossa investigação e a questionar-nos sobre ela. O nosso colóquio concentrar-se-á principalmente no debate em torno destas questões, que tratarão de nos desafiar para além das nossas fronteiras.
O número de participantes neste colóquio é limitado a 12: além de cinco investigadores do grupo de Filologia do CLUL, um filólogo convidado e seis selecionados pela comissão científica, entre quem responda à chamada de trabalhos.
Chamada de trabalhos
A comissão organizadora do Colóquio Antes e Depois de Editar. Estudos Filológicos vem convidar à apresentação de propostas de trabalho, entre as quais a Comissão Científica escolherá um máximo de seis.
Os seis participantes cujas propostas forem selecionadas juntar-se-ão aos cinco participantes já confirmados – Ivo Castro, João Dionísio, Cristina Sobral, Esperança Cardeira e Ângela Correia – para um colóquio com onze participantes e um convidado, que será anunciado brevemente.
Este será um colóquio mais centrado no debate, porque:
1. os participantes não apresentarão os seus trabalhos, que serão conhecidos por escrito previamente por todos os participantes, e que serão apresentados pela organização;
2. os participantes terão um interlocutor privilegiado, especialista numa área diferente da Filologia (por exemplo, Música, Direito, Matemática, Psicologia, Teoria da Literatura, Arquitetura, Filosofia etc.), que será convidado a ler e a preparar questões para início de diálogo e debate durante o colóquio.
Por esta razão, o calendário do colóquio é diferente do habitual.
Calendário
31 de janeiro de 2020 – submissão de resumos de trabalhos, bibliografia e CV
2 de março de 2020 – notificação de aceitação dos seis trabalhos aceites
3 de setembro de 2020 – submissão dos textos, formatados de acordo com as normas de apresentação de textos do colóquio
Até 30 de setembro de 2020 – divulgação dos textos entre os participantes
16 de novembro de 2020 – envio das perguntas dos convidados
14–15 de janeiro de 2021 – Colóquio Antes e Depois de Editar. Estudos Filológicos