Dialetologia e Diacronia
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professor adjunto
Áreas de Investigação
Linguística Histórica, Sintaxe comparada, Linguística Educacional
CIÊNCIAVITAE
Instituição
Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Início | Fim | Descrição |
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Presente | Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa. |
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Presente | Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. |
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2011 | Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa |
Projetos concluídos em que foi Membro
Designação | I.R. |
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DUPLEX - Duplos e Expletivos na Sintaxe Dialectal do Português Europeu | Ernestina Carrilho
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Projetos externos
Título | Instituição | Link |
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RED.PT Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Lisboa | link do projeto |
Percursos de Investigação em Didática do Português | Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | |
Português Pré-clássico às variantes modernas: Contribuições para o estudo da sintaxe e suas interfaces | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Baía | |
Didática da Língua Portuguesa | Escola Superior de Educação de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | |
Recursos Multimédia de Apoio à Escrita Académica | (Scriptorium — Centro de Escrita Académica em Português | |
PerGram - Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian | link do projeto |
Publicações selecionadas
Todas as publicações
(2023). Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior. In Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica.. Escola Superior de Educação de Lisboa. http://doi.org/https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.014 . |
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(2018). Word Order Change. (A. M. Martins & Cardoso, A., Eds.). Oxford/New York: Oxford University Press. |
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(2018). Discontinuous noun phrases and remnant-internal relativization in the diachrony of Portuguese. In Word Order Change (Martins, A. M. and Cardoso, A.). Oxford/New York: Oxford University Press. . |
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(2018). Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. In Brocardo, T. Lisbon: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. . |
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(2018). O resumo de artigo científico: exemplo de um percurso didático em escrita académica. In Osório, P. Leurquin, E. & Coelho, M. C. (orgs.). Lugar da gramática na aula de Português. Rio de Janeiro: Dialogarts. . |
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(2018). Word order change from a diachronic generative syntax perspective. In A. M. Martins & Cardoso, A. (Eds.), Word Order Change. Oxford/New York: Oxford University Press. . |
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(2017). Portuguese Relative Clauses in Synchrony and Diachrony. Oxford: Oxford University Pres. . |
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(2015). Compreensão na leitura num manual de Estudo do Meio. Da Investigação Às Práticas, 5(I), 98-117. . |
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(2015). Gramática & Texto: Desenvolvimento integrado de competências nos 1º e 2. º ciclos. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, 10, 356-369. . |
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(2014). Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1. º Ano De Escolaridade. Tejuelo, Monográfico, 10, 84-100. . |
|
(2013). Relativas clivadas em variedades não padrão do português. In Textos Selecionados do XVIII ENAPL 2012 (F. Silva, I. Falé & I. Pereira, pp. 205-227). Porto: APL. . |
|
(2012). O estilo do crime: análise de texto em estilística forense. In Textos Selecionados, XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 416-436). APL. Retrieved from http://www.clul.ulisboa.pt/files/rita_marquilhas/Marquilhas_Cardoso_versao_publicada-2.pdf . |
|
(2012). The syntax of naming constructions in European Portuguese dialects: variation and change. Journal Of Portuguese Linguistics 11. . |
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(2012). The syntax of naming constructions in European Portuguese dialects. Journal Of Portuguese Linguistics 11. . |
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(2012). Extraposition of restrictive relative clauses in the history of Portuguese, in Parameter theory and linguistic change. In (pp. 77-96). Galves, S. Cyrino, R. Lopes, F. Sandalo & J. Avelar. Oxford: Oxford University Press. . |
|
(2011). On verbal agreement variation in European Portuguese: syntactic conditions for the 3SG/3PL alternation. Diacrítica 25. . |
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(2011). Orações apositivas em português: entre a sincronia e a diacronia. Estudos De Lingüística Galega. . |
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(2010). Desenvolver Competências em Língua: percursos didácticos. (O. Sousa & Cardoso, A., Eds.). Lisboa: Colibri / Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais. |
|
(2009). On the Development of Textual Skills. L1 – Educational Studies In Language And Literature 9. . |
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(2008). Relativização de predicados nominais na história do português. Linguística. Revista De Estudos Linguísticos Da Universidade Do Porto, 3, 95-118. . |
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(2008). Desenvolver Competências em Língua Portuguesa. (O. Sousa & Cardoso, A., Eds.). Lisboa: Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa. |
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(2008). Desenvolver c ompetências de análise linguística, in Desenvolver Competências em Língua Portuguesa. In (pp. 137-172). Sousa & A. Cardoso. Lisboa: Centro Inderdisciplinar de Estudos Educacionais / Escola Superior de Educação de Lisboa. . |
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(2005). Da língua em funcionamento ao funcionamento da língua. Palavras, 27, 61-69. . |
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(2003). O texto informativo/explicativo no 1º Ciclo, in A Didáctica das Línguas e Literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento. In (C. Mello and A. Silva and C. Lourenço and L. Oliveira and M. H. Araújo e Sá. Coimbra: SPDLL and Pé de Página, pp. 75-80). . . |
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(2002). Para uma tipologia de erros. . . |
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(2002). Contributos para o estudo da emergência do tempo composto em Português. Revista Da Abralin — Associação Brasileira De Linguística 2. . |
Orientador
Ano | Título | Estudante | Grau |
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2012 | Escrever com arte | L. Paulino
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Mestrado |
Co-orientador
Ano | Title | Estudante | Grau |
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2019 | Articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com Perturbação de Desenvolvimento de Linguagem: estudo de caso Dissertação de Mestrado | D. Ribeiro
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Mestrado |
2016 | Avaliação da consciência sintática à entrada do 1.º Ciclo | A. R. Santos
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Mestrado |
2015 | Desenvolver o Conhecimento Sintático Explícito no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Luciana Gonçalves
|
Mestrado |
2013 | O impacto do desenvolvimento da consciência morfológica na escrita de crianças com e sem dislexia | F. Carneiro
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Mestrado |
2012 | Protótipo de um Glossário dos Dialectos Portugueses com Anotação Sintáctica | Sandra Pereira
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Doutoramento |
2011 | O texto expositivo num manual escolar de Estudo do Meio | Mestrado | |
2011 | Ensino do Léxico e Texto Descritivo | N. Pacheco
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Mestrado |
Data | Título da conferência | Tipo | Autores | Instituição | Docs |
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2008 - |
On impersonal 3SG verb agreement: evidence from non-standard European Portuguese 41st Annual Meeting of Societas Linguistica Europaea. Languages in Contrast. Grammar, translation, corpora |
Comunicação Oral Avaliado por pares |
Ernestina Carrilho
Adriana Cardoso
Sandra Pereira
|
University of Bologna at Forlì Forlì |