Sebástica Manuscrita: catálogo e edições digitais de textos historiográficos portugueses dos sécs. XVI e XVII

Em curso
IR do Projeto
Esperança Cardeira
Grupo

O projeto “Sebástica manuscrita: catálogo e edições digitais de textos historiográficos portugueses dos séculos XVI e XVII” tem como objetivo final a construção de um website em que estejam reunidos e sistematizados os dados relativos às tradições manuscritas dos textos historiográficos sobre D. Sebastião redigidos em português por contemporâneos do rei, juntamente com edições filológicas digitais linguisticamente anotadas destes textos. O armazenamento dos dados dará origem a um catálogo digital, possivelmente visualizável em formato gráfico. As edições servirão de fontes para estudos de história da língua, sendo também úteis para historiadores e outros estudiosos da cultura portuguesa. Consideraremos os textos manuscritos que se enquadrem na tipologia mencionada, quer se encontrem em bibliotecas nacionais ou internacionais.

O projeto visa preencher uma lacuna no que diz respeito ao estudo dos textos historiográficos dos séculos XVI e XVII dedicados ao reinado de D. Sebastião. Partimos da constatação de que estes textos têm sido encarados, quase exclusivamente,  como materiais para o estudo de outras temáticas, mais do que objeto específico de análise sob o ponto de vista literário, historiográfico ou linguístico. Consequentemente, faltam ainda instrumentos básicos como um elenco de textos e respetivas edições e/ou manuscritos, vários textos permanecem inéditos e quase todos os que chegaram a ser editados foram-no sem que se houvesse recorrido a processos modernos de crítica textual.

Atualmente, a equipa do projeto está a dedicar-se à catalogação preliminar dos testemunhos identificados em acervos portugueses: em Lisboa, a Biblioteca Nacional de Portugal, da Ajuda, da Academia das Ciências de Lisboa e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo; no Porto, a Biblioteca Municipal; em Évora, a Biblioteca Pública; em Coimbra, a Biblioteca Geral da Universidade e, em Viseu, a Biblioteca Municipal.