Início | Fim | Descrição |
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Presente | Professora Associada com Agregação do Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
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Presente | Investigadora Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL, grupo de investigação - Gramática & Recursos) |
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Presnte | Membro da Comissão Científica do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) |
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Presente | Membro do Colégio Mente-Cérebro |
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Presente | Colaboradora do Centro de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
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Presente | Membro da Direção da Associação Portuguesa de Linguística |
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Presente | Auditora de especialidade (Linguística) no CAPLE, FLUL |
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Presente | Membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura |
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Presente | Membro do Advisory Committee do Heritage Language Consortium |
Título | Instituição | Link |
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RED – Recursos Educativos Digitais | Ministério da Educação – DGE (lider), FCSH – INOVA, FLUL, Universidade de Aveiro, ESE-IPSetúbal | |
The LITMUS-NWR Project-EP - Language Impairment Testing in Multilingual Settings – Nonword Repetition – European Portuguese | Université François-Rabelais; Letícia Almeida, Universidade de Lisboa CLUL | |
Cross-linguistic Child Phonology Project – CLCP | University of British Columbia, Canadá | Cross-linguistic Child Phonology Project – CLCP |
The PhonBank Project - CHILDES | Memorial University of Newfoundland – Canadá e Carnegie Mellon University – EUA | The PhonBank Project - CHILDES |
CLIC: Cognição e Linguagem em crianças portuguesas com implante coclear (Concluído) | Universidade Católica Portuguesa | |
Plano Nacional de Ensino do Português – PNEP (Concluído) | Ministério da Educação, Governo Português | |
Phonology and Language Acquisition – a BP/EP Comparative Study (Concluído) | Pontifícia Universidade Católica de Pelotas | |
REDIP (Rede de Difusão Internacional do Português: Rádio, Televisão e Imprensa (Concluído) | ILTEC |
Publicações selecionadas
(2019). Phonological development in Portuguese deaf children with cochlear implants: preliminary study. Logopedia, Foniatría Y Audiología, 39, 115-128. Retrieved from https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0214460319300300 . |
(2018). Word-initial rhotic clusters in typically developing children: European Portuguese. Clinical Linguistics & Phonetics, 32 (5-6), 459-480. http://doi.org/10.1080/02699206.2017.1359857 . |
(2017). Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português. (Textbooks in Language Sciences 3). Berlim: Language Science Press. . |
(2016). Fonética e Fonologia do Português (2ª Ediçaond ed.). Lisboa: Universidade Aberta . Retrieved from http://resellers.euebooks.com/uab/catalog/all. . |
(2016). Acquisition of Phonology. In L. Wetzels, Costa, J. A., & Menuzzi, S. (Eds.), The Handbook of Portuguese Linguistics (pp. 545-561). UK: Wiley Blackwell. . |
(2016). A Sílaba na Gramática do Adulto e na Aquisição de Língua Materna. In Manual de Linguística Portuguesa (A. M. Martins and E. Carrilho, pp. 663-687). Berlin, Boston: MRL Series. . |
(2016). Linguística Clínica: alguns dados sobre o português. In In A. M. Martins & E. Carrilho (eds.) Manual de Linguística Portuguesa (pp. 278-307). Berlin: De Gruyter. . |
(2007). On the effect of (morpho) phonological complexity in the early acquisition of unstressed vowels in European Portuguese’, in Segmental and Prosodic issues in Romance Phonology. In P. Prieto, Mascaró, J., & Solé, M. J. (Eds.) (p. 79‑98). John Benjamins Publishing Company. . |
(2006). Allophony and allomorphy cue phonological acquisition: evidence from the acquisition of the European Portuguese vowel system. Catalan Journal Of Linguistics, The Acquisition Of Romance, 5, 83-108. . |
(2006). Grammar and frequency effects in the acquisition of prosodic words in European Portuguese. Language And Speech, Special Issue Crosslinguistic Perspectives On The Development Of Prosodic Words, 49(2), 175-204. . |
(2004). The vowel [ɨ] in the acquisition of European Portuguese. In J. van Kampen & Baauw, S. (Eds.), GALA 2003 (pp. 163-174). Utrecht: LOT. . |
(2003). From signal to grammar: Rhythm and the acquisition of syllable structure. In Proceedings of the 27th Annual Boston University Conference on Language Development (pp. 809-821). Dommerville, Massachusetts: Cascadilla Press. . |
(2003). On the nature of sC-clusters in European Portuguese. Journal Of Portuguese Linguistics, 2 (2), 55-86. . |
(2003). The acquisition of Onset clusters in European Portuguese. Probus. International Journal Of Latin And Romance Linguistics, 15 (1), 27-46. . |
(2001). Interaction between Prosody and morphosyntax: plurals within Codas in the acquisition of European Portuguese. In B. Höehle & Weissenborn, J. (Eds.), Approaches to Bootstrapping. Phonological, Lexical, Syntactic and Neurological Aspects of Early Language Acquisition (p. 45‑58). B. Höehle & J. Weissenborn. Amsterdam: John Benjamins Publishers. . |
Todas as publicações
(2024). Modelling the developmental path in the acquisition of /l/-final irregular plurals by Portuguese children. Language Acquisition. http://doi.org/https://doi.org/10.1080/10489223.2024.2314029 . |
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(2022). A casa na quinta: das palavras às frases. Lisboa: Direção Geral de Educação. Retrieved from https://redge.dge.mec.pt/ilha/por4/ . |
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(2021). Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-QU-NWR-EP. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (8), 87-104. http://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a7 . |
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(2021). On the acquisition of European Portuguese liquid consonants by L1-Mandarin learners. In Multilingualism and third language acquisition (Jorge Pinto & Nélia Alexandre, pp. 25-45). Language Science Press, Berlin. http://doi.org/10.5281/zenodo.4449767 . |
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(2019). Phonological development in Portuguese deaf children with cochlear implants: preliminary study. Logopedia, Foniatría Y Audiología, 39, 115-128. Retrieved from https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0214460319300300 . |
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(2019). Produção de vogais orais tónicas do PLE por falantes nativos de chinês mandarim. Orientes Do Português, 1, 47-58. Retrieved from http://orientes-do-portugues.ipm.edu.mo/wp-content/uploads/2019/12/OrientesPt_Vol1_5_CASTELOFREITAS_eVersion.pdf . |
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(2019). A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses. In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas (C. P. Alonso, V. Russo, R. Vecchi, C. A. André (Eds.), Vol. V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), pp. 87-117). Coimbra: Angelus Novus / AIL. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2 . |
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(2019). A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por falantes chineses. De Oriente A Ocidente: Estudos Da Associação Internacional De Lusitanistas, Volume V — Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), 87-118. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/168/60/739-2 . |
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(2018). Word-initial rhotic clusters in typically developing children: European Portuguese. Clinical Linguistics & Phonetics, 32 (5-6), 459-480. http://doi.org/10.1080/02699206.2017.1359857 . |
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(2018). A aquisição das consoantes laterais do português europeu por falantes chineses. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 4, 295-313. http://doi.org/https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a46 . |
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(2018). Consoantes róticas e variação no português de São Tomé. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 4. . |
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(2018). Estudos em Fonética e Fonologia Coletânea em Homenagem a Carmen Matzenauer. (C. Lazzarotto-Volcão & Freitas, M. J., Eds.) (Curitiba). CRV. |
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(2018). Sobre a aquisição do ponto de articulação das sibilantes na perturbação fonológica: um estudo de caso. In CRV (Lazzarotto Volcão and C. and Freitas, M. J. (eds). Estudos em Fonética e Fonologia Coletânea em Homenagem a Carmen Matzenauer. Curitiba). CRV. . |
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(2017). Um polvo é igual a um pato? Sobre o impacto das variáveis fonológicas na avaliação do conhecimento metalinguístico. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 3, 1-20. . |
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(2017). Os caracoles são azules? Dados espontâneos e experimentais sobre a aquisição dos plurais das palavras com lateral final. Revista De Estudos Linguísticos Da Universidade Do Porto, 12. . |
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(2017). Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português. (Textbooks in Language Sciences 3). Berlim: Language Science Press. . |
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(2017). Aquisição da fonologia em língua materna: a sílaba. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português (M. J. and A. L. Santos, pp. 71-94). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langscipress.org/ . |
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(2017). Avaliação da produção oral. In A aquisição de língua materna e não materna (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langscipress.org/ . |
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(2017). Avaliação linguística e contextos de desenvolvimento típico e atípico: aspetos fonéticos e fonológicos. In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Berlin: Language Science Press (M. J. and A. L. Santos). Berlin: Language Science Press. Retrieved from http://langsci-press.org/ . |
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(2016). Fonética e Fonologia do Português (2ª Ediçaond ed.). Lisboa: Universidade Aberta . Retrieved from http://resellers.euebooks.com/uab/catalog/all. . |
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(2016). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (B. Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska, E. Jabłonka (Eds.), pp. 181-194). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Skłodowskiej. . |
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(2016). Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, 1, 37-56. http://doi.org/10.21747/2183-9077/rapla3 . |
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(2016). CEPLEXicon – A Lexicon of Child European Portuguese. In Proceedings of the Tenth International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC 2016), May 23-28, Portorož, Slovenia (Calzolari, N. and K. Choukri and T. Declerck and S. Goggi and M. Grobelnik and B. Maegaard and J. Mariani and H. Mazo and A. Moreno and J. Odijk and S. Piperidis). . |
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(2016). Acquisition of Phonology. In L. Wetzels, Costa, J. A., & Menuzzi, S. (Eds.), The Handbook of Portuguese Linguistics (pp. 545-561). UK: Wiley Blackwell. . |
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(2016). A Sílaba na Gramática do Adulto e na Aquisição de Língua Materna. In Manual de Linguística Portuguesa (A. M. Martins and E. Carrilho, pp. 663-687). Berlin, Boston: MRL Series. . |
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(2016). O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade. In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska & E. Jabłonka, pp. 181-194). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Skłodowskiej. . |
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(2016). Linguística Clínica: alguns dados sobre o português. In In A. M. Martins & E. Carrilho (eds.) Manual de Linguística Portuguesa (pp. 278-307). Berlin: De Gruyter. . |
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(2015). Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica: CLCP-PE. In XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 463-472). Porto: APL. . |
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(2015). CEPLEXicon – um Léxico de Aquisição do Português Europeu. In XXX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Seleccionados (A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, pp. 505-511). Porto: APL. . |
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(2014). Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico. Revista Diacrítica – Ciências Da Linguagem 28. . |
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(2014). A princesa ficou *adormir ou a dormir? Dados sobre a consciência da unidade palavra em Português europeu. Linguística - Revista De Estudos Linguísticos Da Universidade Do Porto, 9, 35-58. . |
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(2014). Desenvolvimento fonológico em crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade nascidas com muito baixo peso. Alfa – Revista De Linguística 58. . |
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(2014). New Directions in the Acquisition of Romance Languages. Selected Proceedings Of The Romance Turn V. Cambridge Scholars Publishing. Isbn. . |
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(2014). Conhecimento metafonológico em alunos do ensino superior: resultados e respetivas implicações didáticas, in Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. In (pp. 185-197). Silva, I. Falé & I. Pereira. Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística. . |
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(2013). Como é que as crianças contam as palavras? Dados sobre a consciência lexical em Português europeu, in Textos Selecionados, XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. In (pp. 23-39). Silva, I. Falé & I. Pereira. Coimbra: Associação Portuguesa de Linguística. . |
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(2012). O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas - Revista De Estudos Linguísticos, Número Especial (2012-2) Sobre Aquisição Da Linguagem, 16, 85-108. . |
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(2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP. . |
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(2012). Morphophonological complexity in the acquisition of EP: the case of nominal plural forms with final nasal diphthongs, in Selected Proceedings of the Romance Turn IV Workshop on the Acquisition of Romance Languages. In (pp. 27-52). Ferré, P. Prévost, L. Tuller & R. Zebib. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing. . |
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(2012). Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança bilingue Português/Francês. In Textos Seleccionados do XXVII Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL. . |
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(2012). Geometria de Traços e Distribuição de Pronomes Sujeito em PE e em PB. In Nada na Linguagem lhe é Estranho. Homenagem a Isabel Hub Faria (pp. 403-421). Costa & Duarte. Porto: Edições Afrontamento. . |
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(2011). O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento. Lisboa: Ministério da Educação/Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. . |
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(2011). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Lexical. Lisboa: ME/DGIDC. . |
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(2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos. In Avaliação da Consciência Linguística: Aspetos fonológicos e sintáticos do Português (M. J. Freitas, A. Gonçalves, I. Duarte (Eds.), pp. 119-144). Lisboa: Colibri. . |
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(2010). Aspectos fonológicos e morfossintácticos da aquisição dos ditongos nasais em Português europeu. Diacrítica 24. . |
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(2010). Avaliação da Consciência Linguística. (M. J. Freitas, Gonçalves, A., & Duarte, I., Eds.) (Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. Lisboa). Colibri. |
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(2010). Consciência fonológica e desenvolvimento fonológico: o caso do constituinte Ataque em Português europeu, in Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. In (A. Gonçalves and I. Duarte. Lisboa, pp. 45-68). M. J. Freitas. . |
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(2010). Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos, in Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. In (A. Gonçalves and I. Duarte. Lisboa, pp. 119-144). M. J. Freitas. . |
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(2010). Estas portas [‘ɛtɐs’potɐs] e janelas [n:ɐ’nɐs]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu, in Textos Seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. In (p. 153‑168). Brito, F. Silva, J. Veloso & A. Fiéis. Porto: APL. . |
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(2010). O efeito das propriedades fonológicas do segmentos em tarefas de consciência segmental, in Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos fonológicos e sintácticos do Português. In (A. Gonçalves and I. Duarte. Lisboa). M. J. Freitas. . |
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(2009). Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças dos 4 aos 6 anos de idade. Cadernos De Saúde 2. . |
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(2009). Phonetics and Phonology. Interactions And Interrelations. Current Issues In Linguistic Theory, 306. . |
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(2008). Language Acquisition and Development. (A. Gavarró & Freitas, M. J., Eds.). Newcastle: Cambridge Scholars Publishing. |
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(2008). Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue, in Textos Seleccionados do XXIII Encontro Nacional da APL. In (pp. 23-32). Lisboa: APL. . |
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(2007). Sobre o PA na periferia esquerda da palavra. In Textos seleccionados (pp. 315-328). XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL. . |
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(2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC/Ministério da Educação. . |
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(2007). Sobre o Pé e a aquisição do Ponto de Articulação no Português Europeu, in Textos Seleccionados do XXII Encontro Nacional APL. In (pp. 273-286). Lobo & M. A. Coutinho. Lisboa: APL. . |
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(2007). On the effect of (morpho) phonological complexity in the early acquisition of unstressed vowels in European Portuguese’, in Segmental and Prosodic issues in Romance Phonology. In P. Prieto, Mascaró, J., & Solé, M. J. (Eds.) (p. 79‑98). John Benjamins Publishing Company. . |
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(2006). Efeitos prosódicos e efeitos de frequência no desenvolvimento silábico em Português Europeu. In Textos seleccionados (pp. 397-412). XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, org. F. Oliveira & J. Barbosa. Lisboa: APL. . |
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(2006). Allophony and allomorphy cue phonological acquisition: evidence from the acquisition of the European Portuguese vowel system. Catalan Journal Of Linguistics, The Acquisition Of Romance, 5, 83-108. . |
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(2006). Derivações sintácticas e Interpretação Semântica. Letras De Hoje, 1. . |
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(2006). Grammar and frequency effects in the acquisition of prosodic words in European Portuguese. Language And Speech, Special Issue Crosslinguistic Perspectives On The Development Of Prosodic Words, 49(2), 175-204. . |
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(2005). Prosodies with Special Reference to Iberian Languages. (S. Frota, Vigário, M., & Freitas, M. J., Eds.). Berlin, New York: Mouton de Gruyter. |
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(2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. . |
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(2005). Prosodies. (S. Frota, Vigário, M., & Freitas, M. J., Eds.). Berlin/ New York: Mouton de Gruyter. |
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(2005). A sílaba, in Fonética e Fonologia. In (pp. 244-277). Mateus, I. Falé & M. J. Freitas. Lisboa: Universidade Aberta. . |
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(2004). The acquisition of the Prosodic Word in European Portuguese. In Second Lisbon Meeting on Language Acquisition. Lisboa. . |
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(2004). The vowel [ɨ] in the acquisition of European Portuguese. In J. van Kampen & Baauw, S. (Eds.), GALA 2003 (pp. 163-174). Utrecht: LOT. . |
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(2004). The role of language specific phonotactics in the acquisition of onset clusters. . . |
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(2003). From signal to grammar: Rhythm and the acquisition of syllable structure. In Proceedings of the 27th Annual Boston University Conference on Language Development (pp. 809-821). Dommerville, Massachusetts: Cascadilla Press. . |
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(2003). The acquisition of Onset clusters in European Portuguese. Probus. International Journal Of Latin And Romance Linguistics, 15 (1), 27-46. . |
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(2003). On the nature of sC-clusters in European Portuguese. Journal Of Portuguese Linguistics, 2 (2), 55-86. . |
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(2003). Journal of Portuguese Linguistics. ., On. . |
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(2003). Os pontos nos seus lugares: as líquidas na aquisição do Português Europeu. In Razões e Emoção. Estudos para Maria Helena Mateus (pp. 307-326). I. Castro & I. Duarte. Lisboa: INCM. . |
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(2003). Estruturas temporais da fala: lendo notícias na TV. In Caminho (Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação and ed. R. Delgado-Martins. Lisboa, pp. 225-230). . . |
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(2003). Contributo para a identificação de elementos estruturadores da entoação na leitura. In Caminho (Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação and ed. R. Delgado-Martins. Lisboa, pp. 231-240). . . |
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(2003). Estruturação temporal da fala: análise acústica e reconhecimento perceptivo. In Caminho (Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação and ed. R. Delgado-Martins. Lisboa, pp. 263-270). . . |
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(2002). Proceedings of the GALA’2001 Conference on Language Acquisition. (J. Costa & Freitas, M. J., Eds.). Lisboa: APL. |
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(2002). Pratos, patos e p[ɨ]ratos: o caso da aquisição dos Ataques complexos em Português Europeu. In Saberes no Tempo. Homenagem a Maria Henriqueta Costa Campos (pp. 299-314). M. H. Mateus & C. N. Correia. Lisboa: Edições Colibri. . |
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(2001). Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o ensino do português como língua materna. Cadernos de Língua Portuguesa (Colibri, Vol. 2). APP / Colibri. . |
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(2001). Sons de ataque: segmentos complexos. Grupos Segmentais E Representações Fonológicas Na Aquisição Do Português Europeu. Letras De Hoje, 36. . |
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(2001). Interaction between Prosody and morphosyntax: plurals within Codas in the acquisition of European Portuguese. In B. Höehle & Weissenborn, J. (Eds.), Approaches to Bootstrapping. Phonological, Lexical, Syntactic and Neurological Aspects of Early Language Acquisition (p. 45‑58). B. Höehle & J. Weissenborn. Amsterdam: John Benjamins Publishers. . |
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(2001). Sobre a representação das vogais nasais em Português Europeu: evidência dos dados da aquisição. In Aquisição de Língua Materna e de Língua Estrangeira. Aspectos Fonético‑Fonológicos (pp. 87-110). C. Matzenauer. Pelotas: Educat. . |
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(2000). O conhecimento fonológico. In Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise (pp. 215-291). I. Duarte. Lisboa: Universidade Aberta. . |
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(2000). O oral e o escrito. In Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise (pp. 379-420). I. Duarte. Lisboa: Universidade Aberta. . |
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(1997). Níveis de processamento silábico em Língua Materna: de que modo as imitações realizadas pelas crianças fornecem informação sobre fases de aquisição fonológica?. In Sentido que a Vida Faz. Estudos para Óscar Lopes (pp. 601-615). I. Lima, F. Oliveira, A. M. Brito & R. Martelo. Porto: Campo de Letras. . |
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(1995). Studies on the Aquisition of Portuguese. (I. Faria & Freitas, M. J., Eds.) (Lisboa). Colibri. |
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(1995). Alveolar trill(ions) of problems: evidence from children acquiring European Portuguese syllables, in Studies on the Acquisition of Portuguese. In (I. H. Faria and M. J. Freitas. Lisboa, p. 55‑70). Colibri/APL. . |
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(1993). Sílaba e desenvolvimento fonológico: questões preliminares. . . |
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(1992). Estudos em Prosódia (Lisboa). Colibri. . |
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(1992). Contributo para o estudo de padrões de estruturação temporal da fala no Português Europeu, in Estudos em Prosódia. In (A. I. Mata and M. J. Freitas. Lisboa, pp. 75-103). I. Pereira. . |
Orientador
Ano | Título | Estudante | Grau |
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2007 | Contributo para a construção de um teste de avaliação da consciência intrassilábica | Milene Lacão
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Mestrado |
Aquisição da Altura em vogais orais tónicas por Falantes Chineses Aprendentes do Português Europeu como Língua Segunda | Hongrui Duan | Mestrado |
Co-orientador
Ano | Title | Estudante | Grau |
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2022 | O Desenvolvimento Ortográfico Infantil dos Ditongos Orais Decrescentes no Português Europeu | Moisés Pampim | Mestrado |
2017 | Ideofones em santome | Patrícia Costa
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Mestrado |
2010 | A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Reconstituição | Magda Costa
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Mestrado |
2010 | A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Manipulação | Rita Alexandre
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Mestrado |
2010 | A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Identificação | Ana Rita Castanheira
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Mestrado |
2006 | L'acquisition dês codas non finales par un enfant bilingue en portugais et français | Letícia Almeida
|
Mestrado |
Ano | Title | Estudante | Grau |
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Redução vocálica em Cabo-verdiano língua de herança em Lisboa | Mestrado |
Data | Título da conferência | Tipo | Autores | Instituição | Docs |
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2018 - |
On the Acquisition of European Portuguese Liquid Consonants by Chinese Learners The 26th Manchester Phonology Meeting |
Comunicação Oral | Chao Zhou
Maria João Freitas
Adelina Castelo
|
Hulme Hall Manchester |