Gramática & Recursos
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professora Associada com Agregação
Áreas de Investigação
Aquisição e Desenvolvimento Linguísticos, Fonologia
Outras áreas de Investigação
Linguística Educacional, Linguística Clínica
Instituição
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Início Fim Descrição
Presente

Professora Associada com Agregação do Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Presente

Investigadora Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL, grupo de investigação - Gramática & Recursos)

Presnte

Membro da Comissão Científica do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP)

Presente

Membro do Colégio Mente-Cérebro

Presente

Colaboradora do Centro de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Presente

Membro da Direção da Associação Portuguesa de Linguística

Presente

Auditora de especialidade (Linguística) no CAPLE, FLUL

Presente

Membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura

Presente

Membro do Advisory Committee do Heritage Language Consortium

Projetos em que é Investigador Responsável
Projetos concluídos em que foi Investigador Responsável
Projetos externos
Título Instituição Link
RED – Recursos Educativos Digitais Ministério da Educação – DGE (lider), FCSH – INOVA, FLUL, Universidade de Aveiro, ESE-IPSetúbal
The LITMUS-NWR Project-EP - Language Impairment Testing in Multilingual Settings – Nonword Repetition – European Portuguese Université François-Rabelais; Letícia Almeida, Universidade de Lisboa CLUL
Cross-linguistic Child Phonology Project – CLCP University of British Columbia, Canadá
The PhonBank Project - CHILDES Memorial University of Newfoundland – Canadá e Carnegie Mellon University – EUA
CLIC: Cognição e Linguagem em crianças portuguesas com implante coclear (Concluído) Universidade Católica Portuguesa
Plano Nacional de Ensino do Português – PNEP (Concluído) Ministério da Educação, Governo Português
Phonology and Language Acquisition – a BP/EP Comparative Study (Concluído) Pontifícia Universidade Católica de Pelotas
REDIP (Rede de Difusão Internacional do Português: Rádio, Televisão e Imprensa (Concluído) ILTEC

Publicações selecionadas

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Todas as publicações

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Freitas, M. J. (1995). Alveolar trill(ions) of problems: evidence from children acquiring European Portuguese syllables, in Studies on the Acquisition of Portuguese. In (I. H. Faria and M. J. Freitas. Lisboa, p. 55‑70). Colibri/APL.
Freitas, M. J. (1993). Sílaba e desenvolvimento fonológico: questões preliminares. .
Pereira, I., Mata, A. I., & Freitas, M. J. (1992). Estudos em Prosódia (Lisboa). Colibri.
Freitas, M. J. (1992). Contributo para o estudo de padrões de estruturação temporal da fala no Português Europeu, in Estudos em Prosódia. In (A. I. Mata and M. J. Freitas. Lisboa, pp. 75-103). I. Pereira.

Orientador

Concluído
Ano Título Estudante Grau
2008 Português Europeu e Galego: Estudo Fonético e Fonológico das Consoantes em Rima Medial Marcos Garcia González Mestrado
2017 Aquisição de consoantes líquidas do português europeu por falantes adultos chineses
Chao Zhou
Mestrado
2015 Complexidade Prosódica e Consciência Fonológica no 1º Ciclo do Ensino Básico Doutoramento
2015 Análise de Registros Ortográficos de Consoantes Soantes no Início da Alfabetização
Suellen Vaz Sousa
Mestrado
2015 O Desenvolvimento Fonológico de Crianças com Otites Médias com Derrame: Estudo Longitudina
Ana Catarina Baptista
Doutoramento
2014 Consciência Fonológica nos Desvios Fonológicos – Avaliação e Terapia
Roberta Freitas Dias
Doutoramento
2013 Aquisição de Grupos consonânticos e seu impacto nos Desempenhos Escritos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Rita Santos
Mestrado
2012 Competência metafonológica e sistema não-consonântico no Português Europeu: descrição, implicações e aplicações para o ensino do Português como língua materna
Adelina Castelo
Doutoramento
2012 Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita
Dina Caetano Alves
Doutoramento
2011 Acquisition de la Structure Syllabique en contexte de Bilinguisme Simultané Portugais-Français
Letícia Almeida
Doutoramento
2011 Consciência linguística e competência escrita no ensino básico em Moçambique Doutoramento
2011 Nasalidade Vocálica em Português. Pista para Identificação Forense de Falantes
Manuel Domingos
Mestrado
2010 Vocalismo Átono e os Sufixos –inh- e –zinh-: Um Estudo de Juízos de Aceitabilidade em Falantes do Português Europeu
Sílvia Barbosa
Mestrado
2010 Aquisição do Plural dos Nomes Terminados em Ditongo Nasal – Estudo com crianças entre os 3 e os 7 anos
Ana Margarida Ramalho
Mestrado
2010 The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: Focus on Place and Manner Features
Teresa Costa
Doutoramento
2009 The Acquisition of Primary Word Stress in European Portugues
Susana Correia
Doutoramento
2009 Consciência fonológica no ensino básico em Moçambique Mestrado
2008 Complexidade prosódica e segmentação de palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade Mestrado
2008 Português Europeu e Galego: Estudo Fonético e Fonológico das Consoantes em Rima Medial
Marcos Gonçalves
Mestrado
2007 Desenvolvimento Fonológico em Crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade Nascidas com Baixo Peso
Patricia Nogueira
Mestrado
2006 A Aquisição do Sistema Vocálico por Falantes de Português Europeu como Língua não Materna
Susana Vieira
Mestrado
2006 A Aquisição do Sistema Vocálico por Falantes de Português Europeu como Língua não Materna
Ines Oliveira
Mestrado
2005 A Aquisição das Consoantes Líquidas por Crianças com Desvios Fonológicos Portadoras de Implante Coclear
Susana Vieira
Mestrado
2004 A Aquisição da Rima em Português Europeu – Ditongos e Consoantes em Final de Sílaba
Susana Correia
Mestrado
2003 A aquisição do Ponto e do Modo de Articulação dos Segmentos Obstruintes no Português Europeu: um Estudo de Caso
Teresa Costa
Mestrado
2003 A Percepção do Acento em Português por Alunos dos Ensinos Básico e Secundário. Descrição, Aplicações e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna
Isabel Araujo
Mestrado
Em curso
Ano Título Estudante Grau
2007 Contributo para a construção de um teste de avaliação da consciência intrassilábica
Milene Lacão
Mestrado
Aquisição da Altura em vogais orais tónicas por Falantes Chineses Aprendentes do Português Europeu como Língua Segunda Hongrui Duan Mestrado
Data Título da conferência Tipo Autores Instituição Docs
2018
-
On the Acquisition of European Portuguese Liquid Consonants by Chinese Learners

The 26th Manchester Phonology Meeting

Comunicação Oral
Chao Zhou
Maria João Freitas
Adelina Castelo
Hulme Hall
Manchester