iForal

iForal - Forais Medievais Portugueses: Uma Perspetiva Histórica e Linguística na Era Digital

Em curso
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
co-IR do Projeto
Joana Serafim
Grupo

Ao longo dos séculos XII e XIII, a construção do reino de Portugal, centrada na definição de fronteiras territoriais, na delimitação de poderes e na estabilização sócio-económica dos seus habitantes, conheceu a contratualização escrita de relações jurídicas de longa vigência. Reis e senhores laicos ou eclesiásticos puseram por escrito a sua relação com as comunidades e definiram normas de convivência entre habitantes, como os seus direitos e deveres: esses escritos chamavam-se forais. O projeto iForal visa o estudo histórico-linguístico das cartas de foral outorgadas pelo poder régio até 1279, bem como os seus testemunhos latinos e vernaculares produzidos até ao final do século XV. A investigação proposta assenta numa ideia-chave, a interdisciplinaridade. A História e a Linguística fornecerão à investigação as suas ferramentas conceptuais e metodológicas e as Humanidades Digitais as necessárias ferramentas instrumentais para potencializar resultados e tornar eficaz a sua pesquisa e divulgação.

O projeto iForal — Forais medievais portugueses: uma perspetiva histórica e linguística na era digital (ref.ª PTDC/HAR-HIS/5065/2020) — é financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Este projeto tem a duração de três anos (2021-2024) e é constituído por:
– 1 instituição Proponente: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
– 2 unidades de investigação: Centro de História da Universidade de Lisboa e Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
– 5 instituições participantes nacionais: Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Universidade de Aveiro; Universidade de Coimbra; Universidade de Évora; Universidade Nova de Lisboa
– 1 instituição participante internacional: Université de Lausanne (UNIL)
– 23 investigadores das áreas da História, da Linguística e das Humanidades Digitais
– 6 consultores internacionais
– 6 bolsas de investigação
– Financiamento: 190.459,23€

IR: Filipa Roldão

Co-IR: Joana Serafim

Website: https://iforal.hypotheses.org

Confira aqui a nossa equipa completa.