PORTULAN CLARIN - Infraestrutura para a Ciência e Tecnologia da Linguagem
A PORTULAN CLARIN assegura a preservação e potenciação do património científico no que diz respeito à Língua Portuguesa, apoiando a preservação, a promoção, a distribuição, a partilha e a reutilização de conjuntos de dados para esta língua, incluindo coleções de texto, léxicos, ferramentas de processamento, etc.
O objetivo é apoiar investigadores, inovadores, cidadãos cientistas, estudantes, profissionais da linguagem e utilizadores em geral cujas atividades dependem de resultados da Ciência e Tecnologia da Linguagem através da distribuição de recursos científicos, do fornecimento de apoio tecnológico, da prestação de consultoria e da disseminação científica.
A infraestrutura apoia as atividades em todas as áreas científicas e culturais, com especial relevo para aquelas que estão mais diretamente ligadas à linguagem — quer tendo esta como seu objeto mais imediato, quer como instrumento para abordar os seus tópicos de interesse—, incluindo entre outras, as áreas das Humanidades, Artes e Ciências Sociais, Inteligência Artificial, Ciência Cognitiva e Ciência da Computação, Saúde, Ensino e Promoção da Linguagem, Criatividade Cultural, Herança Cultural, etc.
A PORTULAN CLARIN faz parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico e da infraestrutura de investigação internacional CLARIN ERIC.
Promove as boas práticas da Ciência Aberta permitindo aos seus utilizadores tornar os seus resultados e recursos acessíveis a todos os setores de uma sociedade ávida de conhecimento.
Aceder aqui ao repositório de recursos e à bancada de trabalho, quer para utilizar, quer para depositar recursos.
Comissão Diretiva
Diretor Geral: António Branco (Faculdade de Ciências, Lisboa)
Diretora Executiva: Amália Mendes
Diretor Executivo: Paulo Quaresma (Universidade de Évora)
Informação sobre a rede de parceiros