TAXE - Parataxe, Hipotaxe e Interface Sintaxe-Discurso
Objetivos
Parataxe, Hipótaxe e a Interface Sintaxe-Discurso foi um projeto que teve como objetivo desenvolver o estudo da Parataxe (coordenação, justaposição e frases parentéticas) e a sua especificidade relativamente à Hipotaxe (frases subordinadas), focando-se na Gramática do Adulto do Português Europeu (PE), e caracterizar as estruturas sintáticas e as estratégias discursivas envolvidas, bem como as relações anafóricas de expressões nominais que ocorrem nestas situações no PE L1 e L2.
Abordagem
TAXE adotou uma abordagem baseada no quadro de referência da Gramática Generativa atual, assumiu uma perspectiva cimparativa e complementou a investigação teórica com uma abordagem empírica, baseando a investigação na análise de dados de corpora e testes experimentais sempre que requerido.
Resultados
Os resultados da pesquisa implementada no âmbito Parataxe, Hipótaxe e a Interface Sintaxe-Discurso foram divulgados em conferências, simpósios e workshops nacionais e internacionais, bem como em publicações nacionais e internacionais.
As publicações revelam o considerável conhecimento adquirido nas áreas sobre que a pesquisa incidiu no domínio do Português Europeu L1 e L2, e permitiram avaliar algumas propostas assumidas no Programa Minimalista, no que toca à caracterização de Gramática do Adulto. O projeto envolveu vários investigadores do grupo de Gramática e Recursos do CLUL.
Como consta nas apresentações e publicações, o projeto foi apoiado por financiamento interno ao CLUL – projetos estratégicos da FCT: PEst-OE/LIN/UI0022/2011, PEst-OE/LIN/UI0214/2011, PEst-OE/LIN/UI0214/2013, UID/LIN/00214/2013, UID/LIN/00214/201, UID/LIN/00214/2019.