Gramática & Recursos
Grau académico
Doutoramento
Situação profissional
Professor Associado
Áreas de Investigação
Aquisição da Sintaxe, Sintaxe
Início Fim Descrição
2001 presente

Docente do Departamento de Linguística Geral e Românica (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

2016 2019

IR do grupo Gramática & Recursos

2013 2019

Editora Associada do Journal of Portuguese Linguistics

2016 presente

Membro da Comissão Científica do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP)

2018 presente

Vogal do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Membro do Colégio Mente-Cérebro

Membro da Comissão de direção do Heritage Language Consortium - a strategic partnership for the study of Portuguese in multilingual settings

Projetos em que é Membro
Projetos concluídos em que foi Investigador Responsável
Projetos concluídos em que foi Membro
Projetos externos
Título Instituição Link
Language abilities in children with autism (LACA) Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO)
Estudos de Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates para Português Europeu Universidade do Minho
Sobre a interface sintaxe/morfologia na aquisição da linguagem: o caso dos pronomes e das categorias vazias na posição de sujeito e de objeto no português brasileiro e no português europeu financiamento CNPq

Publicações selecionadas

Cadime, I., Moreira, C., Santos, A. L., Silva, C., Ribeiro, I., & Viana, F. L. (2019). The development of vocabulary and grammar: A longitudinal study of European Portuguese-speaking toddlers. Journal Of Child Language, 46(4). http://doi.org/doi:10.1017/S0305000919000060
Jesus, A., Marques, R., & Santos, A. L. (2019). Semantic features in the acquisition of mood in European Portuguese. Language Acquisition, 26(3). http://doi.org/DOI: 10.1080/10489223.2019.1570203
Lobo, M., Santos, A. L., Soares, C., & Vaz, S. (2019). Effects of syntactic structure on the comprehension of clefts. Glossa: A Journal Of General Linguistics, 4(1): 74. http://doi.org/doi.org/10.5334/gjgl.645
Santos, A. L., Jesus, A., & Abalada, S. (2019). How do children interpret novel control verbs?. In Proceedings of the 43rd annual Boston University Conference on Language Development (Megan M. Brown & Brady Dailey, pp. 585-598). Somerville, MA: Cascadilla Press.
Martins, A., Santos, A. L., & Duarte, I. (2018). Comprehension of relative clauses vs. control structures in SLI and ASD children. In Proceedings of the 42nd annual Boston University Conference on Language Development (Anne B. Bertolini and Maxwell J. Kaplan, pp. 493-506). Somerville, MA: Cascadilla Press.
Santos, A. L., & Gonçalves, A. (Eds.). (2018). Complement clauses in Portuguese: syntax and acquisition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing.
Silva, C., Cadime, I., Ribeiro, I., Santos, S., Santos, A. L., & Viana, F. L. (2017). Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: developmental trends, age and gender differences. First Language, 37(3). http://doi.org/doi:10.1177/0142723716689274
Freitas, M. J., & Santos, A. L. (Eds.). (2017). Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português. (Textbooks in Language Sciences 3). Berlim: Language Science Press.
Flores, C., Santos, A. L., Jesus, A., & Marques, R. (2017). Age and input effects in the acquisition of mood in Heritage Portuguese. Journal Of Child Language, 44(4), 795-828. http://doi.org/10.1017/s0305000916000222
Santos, A. L., Gonçalves, A., & Hyams, N. (2016). Aspects of the acquisition of object control and ECM-type verbs in European Portuguese. Language Acquisition, 23(3). http://doi.org/DOI: 10.1080/10489223.2015.1067320
Lobo, M., Santos, A. L., & Soares, C. (2016). Syntactic structure and information structure: the acquisition of Portuguese clefts and be-fragments. Language Acquisition, 23(2). http://doi.org/DOI:10.1080/10489223.2015.1067317
Santos, A. L., & Flores, C. (2016). Comparing heritage speakers and late L2-learners of European Portuguese: verb movement, VP ellipsis and adverb placement. Linguistic Approaches To Bilingualism, 6(3). http://doi.org/oi: 10.1075/lab.14006.san
Gonçalves, A., Santos, A. L., & Duarte, I. (2014). (Pseudo-) Inflected infinitives and Control as Agree. In Selected papers from ‘Going Romance’ Leuven 2012 (pp. 161-180). K. Lahousse & S. Marzo. Amsterdam: John Benjamins.
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Todas as publicações

Cadime, I., Moreira, C., Santos, A. L., Silva, C., Ribeiro, I., & Viana, F. L. (2019). The development of vocabulary and grammar: A longitudinal study of European Portuguese-speaking toddlers. Journal Of Child Language, 46(4). http://doi.org/doi:10.1017/S0305000919000060
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